Foto capa: Wilian Oliveira/Foto Atleta
Por João Gabriel Vasconcellos
O clima do dia é de festa, mas a comemoração veio com drama. No seu aniversário de 130 anos, o Flamengo precisou suar e mostrar a força do seu elenco para vencer fora de casa o Paulistano pela rodada 5 do Novo Basquete Brasil. Tendo como marca na temporada o seu forte segundo tempo, principalmente no terceiro quarto, o que foi visto neste sábado (15/11) na quadra do Antonio Prado Jr, casa da equipe paulista, foi o oposto. O jogo todo foi bastante brigado, mas o terceiro quarto atípico chegou a colocar os donos da casa na frente. A boa entrada do jovem ala-pivô Manel e a grande partida do ala argentino Alex Negrete foram cruciais para recolocar o rubro-negro na frente. Apesar disso, a partida foi até a última posse, mas o arremesso errado da equipe da casa garantiu a vitória do Flamengo por 82-80, que se mantêm líder e única equipe invicta no NBB. Vindo do banco com 20 pontos, 4 rebotes e uma assistência, Negrete foi o cestinha e grande nome do jogo. O pivô Wesley Castro, com 18 pontos, 9 rebotes, uma bola recuperada e um toco, Manel, com 13 pontos, 3 rebotes, uma bola recuperada e 86,7% de eficiência, e o armador estadunidense naturalizado Búlgaro Dee Bost, com 11 pontos, 5 rebotes, 4 assistências e uma bola recuperada também apareceram bem.
1º quarto

Os primeiros 10 minutos de jogo foram muito disputados, com as duas equipes fortes na marcação e trocando pontos, principalmente de média e curta distância. O Flamengo tentou muitas bolas de três, mas não teve muito êxito, com a primeira (e única das nove tentadas) caindo já na parte final do quarto. Os minutos finais também trouxeram um Paulistano com mais dificuldade de pontuar, o que fez a equipe rubro-negra abrir 6 pontos de vantagem. 21-15 para o Flamengo no quarto, com Shaq Johnson sendo destaque com 7 pontos, 3 rebotes e uma bola recuperada. Destaque também para os quatro rebotes ofensivos do rubro-negro.
2º quarto

O quarto final da primeira etapa manteve o ritmo disputado da partida, com Negrete e Dee Bost comandando o Flamengo nos primeiros momentos. O armador inclusive acertou uma bola de três de muito longe, depois de belo stepback. Logo depois, forçou uma falta de ataque do Paulistano e acertou outra bola de longa distância. Na sequência, Manel converteu linda enterrada que fez a equipe carioca abrir 11 pontos de vantagem e forçou o técnico Demetrius Ferraciu a pedir tempo. Os donos da casa conseguiram encurtar a vantagem mais uma vez, mas as boas ações de Wesley colocaram o rubro-negro com 10 a frente. 23-19 para o Flamengo no placar parcial, com o total indo para o intervalo em 44-34 para os cariocas. Wesley foi o grande destaque, com 11 pontos, 4 rebotes e 84,6% de eficiência. Com as duas bolas de longe, Dee Bost fechou o quarto com 8 pontos e 3 rebotes. Quem também apareceu bem foi Vitinho, armador do Paulistano, que marcou 9 pontos, pegou 1 rebote e distribuiu duas assistências.
3º quarto

O início da segunda etapa trouxe um Flamengo disperso e cometendo muitos erros, três seguidos para ser mais específico. O Paulistano aproveitou para fazer 14 pontos em menos de 4 minutos, com três bolas de três, encurtar a vantagem rubro-negra para um ponto e forçar o técnico Sergio Hernandez a pedir tempo. Após o pedido de tempo, o Flamengo seguiu com dificuldades de defender o ataque da equipe paulista, que passou a frente no placar. Porém, mostrando a força do elenco rubro-negro, o jovem Manel apareceu e, em grande sequência, fez 5 pontos e atrapalhou contra-ataque que resultou em bola de três de Negrete, permitindo o Flamengo a voltar a frente. O camisa 13 ainda converteu uma enterrada em seguida, em grande assistência de Dee Bost. O armador ainda fez uma outra jogadaça e deu mais uma assistência, essa para o pivô Lucas Doria. Danos contidos no fim do quarto e, mesmo com os 29-25 para os donos da casa no quarto, o rubro-negro foi para o quarto final na frente com 69-63. Negrete, com 10 pontos e 2 rebotes, e Manel, com 7 pontos e 2 rebotes, foram os destaques do Flamengo. Pelo Paulistano, o ala armador estadunidense Kaleb Hunter foi o grande nome, com 10 pontos, 1 rebote, uma assistência e duas bolas de três pontos.
4º quarto

O período derradeiro seguiu com Dee Bost importante e Manel e Negrete protagonistas, mantendo o Flamengo a frente do placar. As atuações do trio inclusive mantiveram-nos na quadra até pouco antes dos 4 minutos no relógio, quando Manel foi substituído. Com as duas equipes muito nervosas e jogando no limite, muitos erros dos dois lados mantiveram o jogo brigado. O Flamengo chegou a abrir 10 de vantagem e Paulistano cortou para apenas 1 com somente 1 minuto para o fim. Nos segundos finais. Gui Deodato converteu um lance livre e aumentou a vantagem para dois pontos. Lucas Siwert, ala ex-Flamengo, teve a chance de virar o jogo na última jogada da partida, mas errou o arremesso de três pontos e sacramentou a vitória rubro-negra. Mesmo com a vitória do Paulistano no quarto por 17-13, o Flamengo saiu com mais uma vitória no NBB. Com 5 pontos, 3 rebotes e duas assistências, Gui Abreu, ala-pivô de Paulistano, foi o nome do período. Pela equipe carioca, Negrete marcou 4 pontos e 2 rebotes e foi o destaque.
Como fica?

O Flamengo segue sendo líder e a única equipe invicta da atual edição do NBB, com 10 vitórias em 10 jogos. O Orgulho da Nação agora volta para o Rio de Janeiro, onde faz duas partidas seguidas em casa. A primeira acontece às 19 horas (horário de Brasília) da próxima quinta-feira (20/11), feriado do Dia da Consciência Negra, onde a equipe de Sergio Hernandez recebe o CAIXA/Brasília Basquete (5º) no Maracanãzinho. O Sportv transmite a partida, válida pela rodada 6.
