Foto Capa: reprodução/Instagram
Por Arthur Líbero
1 – Gabriel, o Pensador (03/12)

Um dos maiores nomes da música brasileira, Gabriel O Pensador apresenta em 2025 um show especial, com registro audiovisual e turnê em comemoração aos seus 33 anos de carreira. Reconhecido pelo sucesso, inovação e quebra de barreiras musicais, o rapper traz ao palco um espetáculo acústico inédito, aproximando ainda mais as linguagens do rap e do pop, em uma celebração marcada pela sua energia criativa.
O show contará com novos arranjos, incluindo uma banda completa com naipe de metais e coros, e participações de convidados especiais que marcaram a trajetória de Gabriel. No repertório, clássicos que atravessaram décadas e se tornaram hinos, como “Retrato de um Playboy”, “Cachimbo da Paz”, “Astronauta” e “Até Quando?”, ganharão releituras acústicas especiais, oferecendo novas nuances e emoção. Além dos grandes sucessos, Gabriel também apresentará músicas recentes, como “Solitário Surfista”, “Linhas Tortas”, “Fé na Luta” e “Chega”.
O show acontece na quarta-feira, dia 03 de dezembro, a partir das 19h, na Fundição Progresso, na Lapa.
2 – Diogo Nogueira e Orquestra MPB Jazz (05/12)

O cantor Diogo Nogueira vai retornar com seu projeto em parceria com a Orquestra MPB Jazz, que busca mesclar o samba com diferentes estilos, trazendo uma nova roupagem de seus sucessos, como “Pé Na Areia” e “Clareou”. Na setlist, devem ser tocadas algumas canções de seu trabalho mais recente, “Sagrado Vol. 2”, lançado em junho.
Na apresentação, o cantor também homenageia outros ícones da MPB, cantando sucessos como “Resposta ao tempo” de Nana Caymmi, a quem presta homenagem, além de “O Bêbado e a Equilibrista” (Elis Regina), “Fato Consumado” (Djavan), “Verdade Chinesa” (Emílio Santiago), entre outros.
O show vai acontecer na sexta-feira, dia 05 de dezembro, a partir das 20h, no Teatro Multiplan, dentro do shopping VillageMall, na Barra da Tijuca.
3 – Zeca Pagodinho (06/12)

Em dezembro tem também a última apresentação da aclamada turnê de 40 anos de carreira do cantor Zeca Pagodinho. Ele iniciou o projeto em 2023 com a gravação de um DVD no Estádio Nilton Santos. O show já percorreu o país inteiro e alguns festivais de música, incluindo o Capital do Samba, Rock In Rio, Rock The Mountain e Doce Maravilha.
No repertório, o público ouve uma maratona de hits do sambista, como “Camarão Que Dorme a Onda Leva”, “Quando a Gira Girou”, “Cadê Meu Amor?”, “Verdade” e “Deixa a Vida me Levar”
O show vai acontecer no sábado, dia 06 de dezembro, a partir das 19h, no Espaço Hall, na Barra da Tijuca.
4 – Information Society (12/12)

Ícones do synthpop mundial, os nova-iorquinos do Information Society também se apresentam em terras cariocas em dezembro. Eles são pioneiros na fusão entre som, imagem e tecnologia. Com visuais cyberpunk e letras que misturam emoção e inteligência, a banda deixou uma marca indelével no Brasil com hinos como “What’s on Your Mind (Pure Energy)”, “Walking Away”, “Running”, “Think”, “Repetition” entre outros.
Mas foi em janeiro de 1991, no Rock in Rio II, que o grupo entrou para a história ao apresentar-se no mesmo palco que Prince, George Michael e Guns N’ Roses. Naquela noite mágica, o InSoc levou 110 mil pessoas ao delírio, transformando o Maracanã em uma rave futurista. Desde então, a banda retornou várias vezes ao país, sempre com casa cheia e fãs apaixonados que faziam cada experiência parecer um verdadeiro culto pop-techno que atravessa gerações.
5 – Anavitória (12/12)

Quem está de volta com sua nova turnê, é o duo Anavitória. Atualmente, elas rodam o país com a turnê “Esquinas”, que divulga o álbum de mesmo nome lançado no final de 2024 e celebra os 10 anos de carreira das amigas Ana Caetano e Vitória Falcão.
O show é uma experiência que mistura som com a linguagem visual. O palco remonta a cenografia de um quarto branco e as duas usam figurinos que remetem à identidade visual do disco. Na setlist, as novas canções estão presentes, como “Se Eu Usasse Sapato” e “Quero Contar Pra São Paulo”, mas vários sucessos não ficam de fora, como “Trevo”, “Partilhar” e “Agora eu Quero Ir”.
O show vai acontecer na sexta-feira, dia 12 de dezembro, a partir das 20h, na Fundição Progresso, na Lapa.
6 – Tardezinha (13/12)

Um dos principais eventos de pagode do ano é o evento idealizado e comandado pelo cantor Thiaguinho. O “Tardezinha” acontece desde 2016 e se trata de um enorme evento de pagode, onde o cantor fica por volta de 5h em um palco no centro da plateia, recebendo convidados que ainda serão anunciados.
Nesse ano, a edição dará ênfase ao novo álbum de Thiaguinho, “Tardezinha 10 anos”, que celebra os dez anos desde a concepção do projeto, em 2015. O ator Rafael Zulu, que ajudou o artista no início do projeto, também deve fazer sua aparição no show.
O evento vai acontecer no sábado, dia 13 de dezembro, a partir das 13h, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca.
7 – Planet Hemp (13/12)

Uma das principais bandas do país está se despedindo dos palcos e o último show vai ser em uma cidade emblemática e crucial para toda sua carreira. O Planet Hemp, grupo liderado por Marcelo D2 e BNegão, fará sua última apresentação na cidade carioca.
A turnê “A Última Ponta” relembra todos os sucessos do grupo e conta com participações especiais ao longo do espetáculo. As letras de protesto se misturam em diferentes ritmos musicais, como rap, samba e, principalmente, o rock, e fazem o público pular e abrir rodas punk a todo o momento.
A despedida vai ser no sábado, dia 13 de dezembro, a partir das 21h, na Fundição Progresso, na Lapa.
8 – Dominguinho (20/12, 21/12 e 26/12)

Um dos maiores sucessos de 2025 foi o projeto lançado pelos músicos João Gomes, Jota.Pê e Mestrinho, três jovens artistas que ganharam enorme ascensão nos últimos dois anos. Eles se juntaram e, juntos, lançaram o disco “Dominguinho”, com 12 faixas, incluindo canções de seus próprios repertórios, releituras de outros artistas e uma canção inédita, “Flor”, composta por Mestrinho.
O álbum, que celebra a música e a cultura nordestina, já acumula mais de 10 milhões de streams no Spotify e um Grammy Latino de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa.
9 – Capital Inicial (27/12)

A banda Capital Inicial também está se despedindo de sua atual turnê. O “Acústico 25 anos”, rodou o país inteiro em várias cidades apresentando o repertório do álbum “Acústico MTV”, que foi uma das viradas de chave da carreira da banda. Depois de lançado, o disco projetou os músicos como um dos principais da cena do rock nacional.
No show, os integrantes ficam sentados no palco e acompanham o vocalista Dinho Ouro Preto em canções como “O Passageiro”, “Tudo Que Vai”, “Primeiros Erros” e “Olhos Vermelhos”.
O show vai acontecer no sábado, dia 27 de dezembro, a partir das 20h30, no Espaço Hall, na Barra da Tijuca.
10 – Será Que Abre? (27/12)

Para fechar a programação de dezembro e o ano de 2025, vem aí um novo festival de música. O “Será Que Abre?” promete ser o principal esquenta para os amantes das divas pop brasileiras. Vão se apresentar no evento, Luísa Sonza, Marina Sena, Diego Martins e Grag Queen.
Luísa Sonza vai apresentar, pela primeira vez, o show de sua nova era, que estreou no festival The Town, em São Paulo, no mês de setembro. O show tem o visual todo amarelo e dourado e a sonoridade de suas músicas possuem uma pegada mais roqueira. Já Marina Sena vai apresentar mais uma vez sua turnê de sucesso, “Coisas Naturais”, do disco de mesmo nome lançado em 2025.
O evento vai acontecer no sábado, dia 27 de dezembro, a partir das 23h, na área Externa do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o MAM.
