Foto capa: Higor Basso
Por Jully Cristiny
Nesta terça-feira (06/01), o Maricá enfrentou o Athletico Paranaense pela Copa São Paulo de Futebol Júnior. A partida foi disputada no Estádio Dr. Adhemar Barros, em Araçatuba, e terminou com a vitória do Athletico Paranaense por 1 a 0.
1º tempo

A partida começou animada para as duas equipes. Antes mesmo do primeiro minuto, o Maricá criou a primeira grande chance do jogo com João Marcelo, camisa 5, que arriscou a finalização e obrigou a defesa do Athletico Paranaense a ceder o primeiro escanteio da partida, levando perigo e assustando o time adversário. Aos três minutos, saiu o primeiro cartão amarelo. Gustavo Guedes, do Athletico Paranaense, foi advertido após uma falta que gerou pedido de atendimento a um jogador do Maricá. Aos 13 minutos, o Maricá voltou a levar perigo. Cayke, camisa 8, finalizou com a perna direita, mas o goleiro do Athletico Paranaense conseguiu fazer a defesa e segurar a bola. Aos 34 minutos, o Maricá contou com uma grande defesa do goleiro Ruan. O camisa 1 conseguiu defender um cabeceio do jogador número 20 do Athletico Paranaense, evitando o gol e dando mais segurança à equipe carioca no momento de pressão adversária. No entanto, logo na sequência, aos 35 minutos, o Athletico Paranaense abriu o placar. Após uma falha defensiva do Maricá, o camisa 11, Ruan, aproveitou a oportunidade e finalizou com tranquilidade para marcar o primeiro gol da partida. Nos minutos finais, aos três de acréscimo, o Maricá teve uma chance rara e perigosa. Após o zagueiro do Athletico Paranaense recuar a bola e o goleiro do mesmo time acabar tocando com a mão, a arbitragem marcou tiro livre indireto dentro da área. Na cobrança, o camisa 9, Wendel, foi o responsável pela finalização. Os jogadores do Athletico formaram barreira, e a jogada, que exigia dois toques, levou perigo, mas não resultou em gol. Mesmo com o lance incomum no fim, o primeiro tempo terminou com o Athletico Paranaense em vantagem.
2º tempo

A primeira jogada de perigo da etapa final aconteceu aos 48 minutos, quando o Maricá passou a pressionar o Athletico Paranaense, mas a finalização do jogador saiu por cima do gol. A equipe carioca demonstrava mais vontade de buscar o resultado, adotando uma postura mais ofensiva. Logo após aos 50 minutos, Ítalo, camisa 10 do Athletico Paranaense, recebeu o primeiro cartão amarelo do segundo tempo após cometer a falta que resultou na lesão do zagueiro Emanuel, camisa 3. Na sequência, ambas as equipes promoveram substituições, sendo as primeiras mudanças realizadas ao longo da partida. Aos 67 minutos, a partida ganhou um novo cenário com a expulsão de João Vitor, do Athletico Paranaense, que recebeu o segundo cartão amarelo e deixou o campo mais cedo. Com um a menos em campo, a equipe paranaense passou a enfrentar maior pressão, enquanto o Maricá se animou e ganhou ainda mais confiança na busca pelo empate. Na sequência do lance, houve ainda a aplicação de um cartão amarelo para um jogador do Maricá, após uma discussão no banco de reservas. Logo após, o Maricá voltou a levar perigo. O camisa 2, Arlindo, finalizou, mas o goleiro Maksym, do Athletico Paranaense, fez uma grande defesa e impediu o gol carioca. Mesmo com sete minutos de acréscimo e intensa pressão do Maricá, que criou boas chances e levou perigo à defesa do Athletico Paranaense, a equipe paranaense conseguiu se manter firme e saiu vitoriosa da partida.
Como fica?

Com a vitória do Athletico Paranaense por 1 a 0, a equipe assume a vice-liderança do Grupo 5 da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Maricá volta a campo na sexta-feira (09/01), às 18h45, contra o Osasco Sporting-SP, em busca de um resultado que mantenha a equipe viva na competição.
