Foto capa: Miguel Schincariol/São Paulo FC
Por Gustavo Leal
Após a classificação diante do São José dos Campos, o Botafogo promoveu a integração de todos os jogadores do sub-20 que disputavam a Copinha ao elenco profissional, para as primeiras rodadas do Campeonato Carioca. Com isso, a equipe sub-17 assumiu a campanha no torneio e conseguiu avançar ao eliminar Juventude e Itaquá. Contra o São Paulo, porém, o time contou com sete atletas do sub-20 que haviam atuado no dia anterior diante do Sampaio Corrêa — cinco como titulares e dois entrando ao longo da partida. A carga física pesou, e o Botafogo encontrou grandes dificuldades para competir, sendo derrotado.
1° tempo
A etapa inicial foi bastante estudada, com poucas finalizações de ambos os lados. As principais oportunidades surgiam em contra-ataques rapidamente neutralizados ainda no início das jogadas, resultando em um jogo truncado e com muitos cartões amarelos. Já nos minutos finais do primeiro tempo, o São Paulo cobrou falta lateral e, após o cruzamento, Djhordney Silva acertou um belo cabeceio que encobriu o goleiro do Botafogo, abrindo o placar.
2º tempo
No segundo tempo, o Botafogo precisou se expor mais, permitindo situações de contra-ataque ao adversário, bem controladas pela defesa alvinegra. Aos 58 minutos, após cruzamento para a área, o ataque do Botafogo escorou duas vezes, e Arthur Izaque acertou um lindo chute de voleio no ângulo, sem chances para o goleiro tricolor.

Depois do empate, o jogo voltou a ficar mais estudado, com o São Paulo propondo as ações e o Botafogo explorando os contra-ataques. Aos 84 minutos, o time paulista construiu uma bela jogada com troca de passes por todo o setor ofensivo, finalizada por Matheus Menezes, que recolocou o São Paulo em vantagem.
Após o gol, o Botafogo partiu para o abafa, apostando em cruzamentos, mas esbarrou na boa organização defensiva do adversário. Aos 95 minutos, em cobrança de escanteio, com o goleiro alvinegro na área, a zaga do São Paulo afastou e iniciou o contra-ataque. Paulinho, antes do meio de campo, arriscou um chute forte e marcou um golaço para dar números finais à partida.
Como fica?

Com a eliminação, o Botafogo retorna ao Rio de Janeiro para dar sequência ao planejamento do time profissional e disputar mais uma rodada do Campeonato Carioca, enquanto o elenco principal segue a preparação para a temporada.
