Copa do Brasil: sorteio definirá mandos e confrontos dos cariocas nas fases iniciais

Foto capa: Staff Images / CBF

Por Ryan Leal

A CBF realizará na próxima quarta-feira (28/01), às 15h, os sorteios do mando de campo da 1ª fase da Copa do Brasil de 2026 e dos confrontos da 2ª fase da competição. Dentre suas equipes classificadas para o torneio, o estado do Rio de Janeiro conta com Madureira e Sampaio Corrêa na fase inaugural e Boavista, Nova Iguaçu, Portuguesa e Volta Redonda entrando na etapa seguinte.

Para definir os duelos da 1ª fase, a CBF utilizou o ranking nacional de clubes (RNC) e o ranking de federações estaduais para as equipes que não possuem pontuação no primeiro critério. Desta forma, as equipes melhores colocadas enfrentam as das federações piores colocadas. Serão 28 times na fase inicial da competição.

O Madureira vai enfrentar o Baré, de Roraima, enquanto o Sampaio Corrêa vai enfrentar a Desportiva Ferroviária, do Espírito Santo. Os duelos serão entre os dias 18 e 19 de fevereiro em jogo único, com os mandos de campo sendo definidos através do sorteio desta quarta-feira (28/01).

Foto: Jhonatan Jeferson – Sampaio Correa

Na 2ª fase, os 14 classificados da etapa anterior se juntam a mais 74 times, totalizando 88 equipes. Para a definição dos duelos desta fase, a CBF dividiu as equipes em 8 potes, seguindo a pontuação do RNC. Os times classificados da 1ª fase completarão o pote G e formarão o pote H, totalizando onze clubes em cada pote.

Os confrontos serão estabelecidos seguindo a seguinte ordem de cruzamento entre os potes:

  • A x H
  • B x G
  • C x F
  • D x E

Os duelos da 2ª fase também serão realizados em partida única e ocorrerão nas datas de 25 a 26 de fevereiro e 4 a 5 de março. Os mandos de campo também serão definidos em sorteio. Confira a seguir em qual pote está cada time carioca e seus possíveis adversários:

Volta Redonda – Pote B

Adversários do pote G:

  • Joinville;
  • Uberlândia;
  • Imperatriz;
  • Penedense-AL;
  • Porto Vitória-ES;
  • Castanhal-PA;
  • Nacoinal-AM;
  • Oratório;
  • Ji-Paraná-RO ou Pantanal;
  • Independente-AP ou Ivinhema;
  • Madureira ou Baré-RR.

Nova Iguaçu – Pote C

Adversários do pote F:

  • Azuriz-PR;
  • Rio Branco;
  • Boavista;
  • GAS-RR;
  • Guarany de Bagé;
  • Mixto-MT;
  • Portuguesa-SP;
  • Atlético-BA;
  • Lagarto-SE;
  • Capital-TO;
  • Independência-AC.
Foto: Vinícius Gentil

Portuguesa – Pote D

Adversários do pote E:

  • Santa Cruz;
  • Tuna Luso-PA;
  • Maracanã-CE;
  • Cianorte;
  • Operário-MS;
  • Jacuipense-BA;
  • Capital-DF;
  • Fluminense-PI;
  • São Luiz-RS;
  • Operário-MT;
  • Manauara.
Foto: Matheus Sanches

Boavista – Pote F

Adversários do pote C:

  • Athletic Club;
  • Botafogo-PB;
  • Maringá;
  • São Bernardo-SP;
  • Caxias-RS;
  • Figueirense;
  • América-RN;
  • Manaus;
  • Altos-PI;
  • Nova Iguaçu;
  • Águia de Marabá-PA.

A Copa do Brasil de 2026 conta com um total de 126 equipes e 9 fases, com os campeões das copas regionais e das Séries C e D entrando na 3ª fase e os 20 clubes da Série A entrando na 5ª fase. Todas as eliminatórias serão em partida única até a 4ª fase, com o modelo de ida e volta sendo adotado a partir da 5ª fase até a semifinal. A decisão da competição será disputada em jogo único em estádio a ser definido pela CBF.

Deixe um comentário