Sampaio Corrêa perde para a Desportiva Ferroviária nos pênaltis e é eliminado da Copa do Brasil

Foto capa: Laila Pecorari/Desportiva

Por Ryan Leal

Pela 1ª fase da Copa do Brasil de 2026, Sampaio Corrêa e Desportiva Ferroviária-ES se enfrentaram nesta terça-feira (17/02), no Lourivaldão, em Saquarema. A partida terminou empatada em 1 a 1, com gols de Octávio para o Sampaio Corrêa e Tiago Moura para a Desportiva Ferroviária. O time capixaba venceu nos pênaltis por 3 a 1 e se garantiu na próxima fase da competição.

1º tempo

O Sampaio Corrêa buscou ocupar o campo da Desportiva no início da partida, tendo a sua primeira grande chance aos 6 minutos de jogo, quando Pablo aproveitou uma saída de bola errada do time capixaba e tocou para Luan, que de dentro da área finalizou para a defesa do goleiro Pedro Zanette. Após a chance, o Sampaio continuou tentando pressionar a Desportiva, mas só foi ter outra chance aos 21, quando Iacovelli recebeu uma bola longa no lado esquerdo do ataque e chutou para fora.

Após muita disputa na parte central do campo e poucas chances, a Desportiva Ferroviária ofereceu perigo ao Sampaio pela primeira vez aos 43 minutos, quando Ruan recebeu lançamento de Mariano dentro da área e chutou no travessão. três minutos depois, Luan teve mais uma chance de abrir o placar para o Sampaio Corrêa ao receber passe de Guilherme fora da área e chutar de longe, mas a bola foi para fora. A primeira etapa da partida terminou empatada sem gols.

2º tempo

Na 2ª etapa, o Sampaio Corrêa teve uma grande chance logo aos 3 minutos, quando Pablo aproveitou mais uma saída de bola errada adversária e chutou forte de fora da área, obrigando Pedro Zanette a se esticar para defender. Após o susto, a Desportiva buscou mais o ataque em relação ao 1º tempo, mas não conseguiu criar nenhuma jogada de perigo nos primeiros minutos da etapa final. Aos 22 minutos, o Sampaio chegou ao ataque mais uma vez com Luan, que recebeu bola enfiada de Rodrigo Andrade no lado esquerdo e chutou para mais uma defesa de Pedro Zanette.

Aos 24 minutos, a Desportiva Ferroviária abriu o placar com Tiago Moura, que em cobrança de falta no lado esquerdo do ataque, surpreendeu a defesa adversária e chutou direto, encobrindo o goleiro Zé Carlos. Com o gol sofrido, o Sampaio Corrêa se lançou ao ataque em busca do empate e aos 40 minutos teve pênalti marcado ao seu favor após Ruan derrubar Guilherme dentro da área. Na cobrança, Octávio deslocou Pedro Zanette e empatou o placar.

Após o empate, o Sampaio Corrêa teve duas chances de virar o placar. Aos 48, Marcelinho recebeu a bola na intermediária após cobrança de escanteio e arriscou de longe, para a defesa de Pedro Zanette. No rebote, Marreta mandou para fora. Três minutos depois, Alan deu uma caneta em Jorge Mendes na entrada da área e finalizou para fora, mantendo a igualdade e levando a partida para os pênaltis.

Penalidades

Nas penalidades, a Desportiva começou na frente após Tiago Moura e Mariano converterem as primeiras cobranças do time capixaba e Matheus Goiano e Guilherme desperdiçarem para o time da casa. O Sampaio Corrêa diminuiu a desvantagem após Zé Carlos defender o chute de Vini Marçal e Octávio deslocar Pedro Zanette. Por fim, A Desportiva Ferroviária garantiu a classificação após Guilherme converter sua cobrança e Lecaros bater para fora.

Como fica?

Com a vitória, a Desportiva Ferroviária avança para a 2ª fase da Copa do Brasil, onde enfrentará o Sport, em casa, no dia 5 de março, às 19h. Eliminado, o Sampaio Corrêa concentrará seus esforços no Campeonato Carioca, no qual está no quadrangular do rebaixamento. O próximo compromisso da equipe aurianil é nesta sexta-feira (20/02), contra a Portuguesa, no Lourivaldão.

Deixe um comentário