Foto Capa: Reprodução/Folha Londrina
Por Ryan Leal
Dentre as principais cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro, Niterói completa 451 anos no dia 22 de novembro. Em comemoração ao aniversário do município, o Em Todo Lugar traz a lista de cinco grandes personalidades nascidas na ‘Cidade Sorriso’.
Irineu Marinho

Um dos maiores nomes da história do jornalismo brasileiro, Irineu Marinho nasceu em Niterói no ano de 1876. Iniciou sua carreira publicando artigos no tradicional jornal niteroiense O Fluminense, em 1892, antes de trabalhar em veículos da cidade do Rio de Janeiro a partir de 1893.
Irineu é conhecido por criar os jornais A Noite, em 1911, e O Globo, em 1925. Este foi a primeira iniciativa do Grupo Globo, o maior conglomerado de comunicação da América Latina.
Irineu morreu menos de um mês depois da criação do O Globo. Seu filho, Roberto Marinho, assumiu o seu lugar a partir de 1931 e veio a criar a Rádio Globo e a TV Globo posteriormente.
Edmundo

O “Animal”, como era conhecido, passou a sua infância no bairro do Fonseca, na zona norte da cidade. Edmundo atualmente tem 53 anos e atuou no Rio de Janeiro atuou por Vasco, Flamengo e Fluminense, além de ter uma passagem pela base do Botafogo.
O ex-jogador é principalmente lembrado pela história construída no Vasco, onde conquistou o Campeonato Carioca de 1992 e o Campeonato Brasileiro de 1997, no qual foi eleito melhor jogador e artilheiro com 29 gols marcados.
Murilo Benício

Um dos principais atores da atualidade, Murilo Benício tem 53 anos e também nasceu em terras niteroienses. Com interesse na área artística desde a infância, aos 11 anos de idade o ator ia de ônibus de Niterói até o Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, para fazer aulas de teatro.
Com extensa carreira na Globo, o artista se destacou em novelas como O Clone, onde interpretou três personagens, A Favorita, Avenida Brasil e Amor de Mãe. Seu último trabalho foi no remake de Pantanal, onde interpretou o personagem Tenório.
Zélia Duncan

Nascida em Niterói em 1964, a cantora Zélia Duncan mudou-se para Brasília aos 7 anos de idade e retornou a sua cidade natal aos 22. Antes de iniciar a carreira nos palcos, foi locutora da rádio Fluminense FM, a ‘Maldita’, veículo tradicional niteroiense.
A artista possui 20 álbuns lançados, 6 DVDs e 16 singles. Formada em teatro na CAL (Casa de Artes de Laranjeiras), a cantora já realizou participações como atriz em novelas e videoclipes.
Paulo Gustavo

Reconhecido internacionalmente pelas suas performances no teatro e no audiovisual, o humorista Paulo Gustavo foi nascido e criado em Niterói e sempre fez questão de usar a cidade nos seus trabalhos. Sua mãe, dona Déa Lúcia, foi a inspiração para a criação da Dona Hermínia, protagonista do monólogo Minha Mãe é uma Peça, principal trabalho da sua carreira e que posteriormente se tornou longa-metragem.
Paulo Gustavo nasceu em 1978 e faleceu em 2021 após complicações decorrentes da Covid-19. Após a sua morte, a Rua Coronel Moreira César, tradicional via do bairro de Icaraí, foi rebatizada com o seu nome. No Campo de São Bento, foram colocadas uma estátua do ator e outra da personagem Hermínia.
