Crédito da foto: Globo Esporte
Por Adriano Farias
Após as duas vitórias sobre o Paraguai em fevereiro, a Seleção Brasileira de Basquete se reuniu novamente para mais duas partidas pelas eliminatórias da Copa América. E desta vez, realizando ambos os jogos em casa, contra Uruguai e Panamá. O ginásio Mangueirinho, no Pará, foi o local escolhido como sede.
O Brasil superou os adversários e se classificou de forma antecipada para a Copa América, que será disputada em agosto de 2025 em Nicarágua. Mas além disso, os duelos desta janela foram marcados por algumas estreias na equipe brasileira, devido aos cortes da lista principal de convocação. Entre essas primeiras aparições, tiveram jogador naturalizado e marco histórico de idade.
Na partida contra o Uruguai, os brasileiros começaram devagar e viram os adversários vencerem o primeiro quarto. Porém, o Brasil voltou com tudo para quadra, virando o jogo e terminando a metade do tempo à frente do placar. Após os dois últimos períodos muito equilibrados, a equipe brasileira derrotou os uruguaios por 71 a 65. Destaques para Bruno Caboclo com 21 pontos e 11 rebotes, e Mãozinha com 16 pontos e 9 rebotes. O confronto também marcou a estreia de Kevin Crescenzi, americano de origem que optou por defender as cores brasileiras.

Crédito da foto: Databasket
Já no duelo contra os panamenhos, o Brasil foi dominante e controlou do início ao fim e fechou vencendo por 93 a 67. Mãozinha com 18 pontos e 13 rebotes, e Georginho com 16 pontos e 6 assistências foram os destaques. Mas a principal atração ficou por conta da estreia de Mathias Alessanco, jovem de apenas 16 anos que ao começar a partida como titular, se tornou o jogador mais jovem a atuar Seleção Brasileira profissional.

Crédito da foto: Olimpíada Todo Dia
Os brasileiros voltam às quadras em fevereiro para os últimos dois jogos das eliminatórias. Novamente contra Uruguai e Panamá, porém desta vez, na casa dos adversários.
