Os enredos da primeira noite de desfiles da Intendente Magalhães

Foto capa: O Globo

Por Bernardo Magno

  1. Sereno de Campo Grande  
Crédito: Blog samba na intendente 

Após o Rebaixamento na Série Ouro, a coruja, como é conhecida a Sereno de Campo Grande trouxe o carnavalesco Marcello Portella que volta para a escola após três carnavais. 

Com a intenção de já voltar para a Sapucaí, o carnavalesco desenvolverá o enredo “No sertão, se onde tem Sereno, Tem Corujas, onde Existem Profetas…Têm Chuvas!!!”, que conta a histórias de profetas no interior do Nordeste Brasileiro, através de sinais da natureza pela observação conseguiam fazer a previsão meteorológica. Esses profetas tornaram-se importante para a cultura local e fora retratado em xilogravuras. 

  1. Renascer de Jacarepaguá 
Crédito: Site Portal Carnaval 

Em 2024, a escola teve a promoção para a Série Ouro escapar por apenas um décimo em relação à Tradição que ficou com a vaga para a Sapucaí, deixando um astral muito baixo para a escola por ter feito um desfile de nível de Série Ouro em plena Intendente Magalhães. 

Para manter o nível de 2024, Ricardo Pacheco, carnavalesco da Renascer desenvolverá o enredo: “Aqualtune: A inspiração forjada em pele preta”. 

Aqualtune é uma personagem lendária do Quilombo dos Palmares, nasceu no Reino do Congo de linhagem real Aqualtune liderou a Batalha de Mbwuila em 1665, o que resultou em sua escravização e deslocamento para o Brasil, no atual nordeste. É lembrada como uma Rainha guerreira. 

Não se tenha certeza da sua linhagem a Zumbi dos Palmares, se era mãe, vó ou até tia-avó do líder dos Palmarinos até 1695. 

  1. Feitiço Carioca 
Créditos: Site Folia do Samba  

Em 2025, a azul e branca terá o enredo “Griot-Memórias da Carne” do carnavalesco Jean Rodrigues. O enredo propõe uma viagem à uma África sem guerras, fome e sem os problemas causados pela escravidão. Contando a partir dos Griots, que são os anciões das sociedades africanas, transmissores de conhecimento e tradições a partir da oralidade. 

  1. Unidos da Barra da Tijuca 
Créditos: Site Galeria do Samba  

O jacaré da Zona Oeste, como é conhecida. A escola levará o enredo “Sapucaí, uma viagem em 4 tempos” celebrando os quarenta anos da Marquês da Sapucaí, avenida que recebe os desfiles do Grupo Especial e da Série Ouro desde o Carnaval de 1984. 

Os carnavalescos Aian Honorato e André Ricardo irão levar os momentos mais marcantes dessas 4 décadas de Marquês de Sapucaí no Carnaval carioca. 

  1. União de Jacarepaguá 
Créditos: Site Carnavalesco   

A verde e branco do bairro do Campinho irá reeditar o enredo do Carnaval de 2002. “Asas sonhos de muitos, privilégio de poucos, tecnologia de todos!” abordará o sonho de voar dos seres humanos e como a partir disso se criou o avião.  

Em 2002 a escola terminou o desfile em 9° no Grupo A, a atual Série Ouro, ficando apenas na frente da Unidos da Ponte que também escapou do rebaixamento. 

  1. Unidos de Lucas 
Créditos: Blog samba na intendente 

A amarela e vermelha da Leopoldina levará em 2025 o enredo “As lambanças de dois cabras da peste, o testamento, alguns tostões e o livramento da Compadecida” após ficar na Série Prata por quatro décimos. Contando a história do livro “Auto da compadecida” do escritor pernambucano Ariano Suassuna. 

  1. Arrastão de Cascadura 
Créditos: Blog samba na intendente 

Para 2025 a escola levará para a avenida o enredo “Teatro Experimental do Negro Arte, Cultura e Resistência”. O TEN foi um grupo teatral criado pelo ator e economista Abdias do Nascimento em 1944, seu objetivo era valorizar a cultura afro-brasileira e a identidade do negro por meio da arte e da educação. 

Entre os anos de 1952 e 1953, o grupo teve um programa na Tv Tupi apresentado pelos teleteatros. 

  1. Mocidade Unida do Santa Marta 
Créditos: Site Carnavalesco 

A representante da zona sul carioca vem para 2025 com o enredo “Ajeum Alimento de corpo e alma” que foi iniciado por Carla Matzembacher, mas que deixou o cargo para Arthur Pascoa desenvolver o projeto. O enredo é sobre o ato de se juntar em volta da mesa, a união do comer, e não apenas se alimentar. 

  1. Chatuba de Mesquita 
Créditos: Site Galeria do Samba 

A verde e branca da baixada estreará em 2025 na Série Prata pela primeira vez em sua história e para isso os carnavalescos Lino Sales, Alexandre Costa e Marcus do Val irão homenagear um dos maiores ritmos musical e movimentos culturais do Brasil, o Funk com o enredo “Funk-se quem quiser”. 

  1. Independente da praça da bandeira 
Créditos: Facebook/ Independente da praça da bandeira 

Responsável por encerrar o primeiro dia de desfiles da Série Prata, a escola de São João de Meriti levará para a avenida o enredo “Sinfonia poética daqueles que não se deixaram calar”. Contando sobre as músicas que os escravizados cantavam na época de escravidão como meio de resistência de sua cultura. 

Deixe um comentário