Foto capa: Alexandre Macieira
Por Bernardo Magno
Em 2016, a carnavalesca Rosa Magalhães levou o enredo “São mais de Mil palhaços no Salão” para a Sapucaí, abordando a origem dos palhaços, as formas de fazer palhaçadas e de se sentir palhaço. A comissão de frente foi coreografada por Sérgio Lobato com a fantasia “Palhaços, Mágicos e Contorcionistas” representando o circo como o lugar que os palhaços fazem suas palhaçadas.
O desfile que prometia ser leve e alegre, teve seus momentos de tensão pois a segunda alegoria “O castelo de bobos e a carroça de Saltimbancos” passou sem a iluminação cênica, o que faz perder décimo no quesito “Alegorias e adereços”, porém com a alegoria era em um tom claro não se percebeu tanta diferença sem a luz. Além disso a terceira alegoria “O grande Circo e O Respeitável Público” teve problemas no chassi e criou em buraco entre a ala 13 “O Palhaço Eloquente” e a alegoria, no meio pista, comprometendo a avaliação no quesito “Evolução”.
Acompanhe o momento de tensão.
O samba enredo cantando por Leozinho Nunes, que fazia sua estreia como intérprete oficial pela escola, é de autoria de Rodrigo Índio, Alexandre Araújo, Fabio Rossi, Vinícius Nagem, Amado Osman, Armando Daltro, Rodrigo Telles e Davi Costa.
Na apuração a amarela e preta da zona sul terminou em 9° lugar atrás da Unidos de Vila Isabel por um décimo. A transmissão do desfile está na disponível na Globoplay.
A São Clemente alcançou sua melhor colocação no Grupo Especial no século XXI. Em 2015, conquistou o 8º lugar com o enredo “A Incrível História do Homem que só tinha medo de Matinta Pereira, da Tocandira e da Onça Pé de Boi”. O enredo foi uma homenagem a Fernando Pamplona, um dos maiores carnavalescos da história.
