Foto Capa: reprodução/Eduardo Neves/BSC
Por Anna Alves
Em partida válida pela segunda rodada do Grupo 20, Boavista e Sport se enfrentaram às 13h desta quarta-feira (8), no Estádio Municipal Hermínio Espósito. Em jogo quente, que somou 25 faltas e 6 cartões amarelos, o Rubro-Negro foi dominante e não perdoou o time do Rio. Com uma goleada de 5×0, Joanderson, Augusto, Dedé (2x) e Natan foram os nomes da vitória.

Aos 3 minutos do primeiro tempo, em um erro de ataque do time Alviverde, o camisa 10 do Sport, Arthur Baggio, recuperou a posse de bola e avançou na linha de fundo pelo lado direito, dando uma meia lua no marcador. O capitão ganhou espaço para cruzar para o camisa 20 balançar as redes e abrir o placar.
Com a vantagem, a equipe leonina teve mais controle da partida e liberdade, optando por um jogo mais ofensivo e aproveitando as falhas do time do Rio. Depois da pausa para hidratação, o Boavista retornou com mais presença e oferecendo perigo, mas não conseguiu igualar a partida.
No intervalo, o técnico do Verdão de Saquarema, Leandro Miranda fez duas alterações e mudou o esquema tático de 3-4-3 para 4-2-4, trocando um dos zagueiros por um atacante. Para substituir o defensor Gobitti, entrou o camisa 19, Marcelo, e no lugar do Gui Esteves, entrou o camisa 9, Emerson Índio. Do lado do Sport, o técnico Alexandre Silva, tirou o Monteiro para colocar o Fernandinho.
Com as trocas, o Boavista esboçou uma reação no início do segundo tempo, mas aos 8 minutos foi surpreendido com uma jogada trabalhada até chegar no lateral-esquerdo Cordeiro. O camisa 6 recebeu o passe na linha de fundo e cruzou rasteiro para o Augusto, que finalizou de carrinho e aumentou a vantagem da equipe pernambucana. Cinco minutos depois, em uma excelente jogada do Baggio, um dos zagueiros do Boavista derruba o camisa 10 dentro da área. Dedé assume a cobrança e, de cavadinha, converte para o Sport.
Aos 40, em outro erro de passe do Verdão, o jogador rubro-negro Joanderson disparou e tocou para o centroavante Natan cravar o quarto. Para aumentar a festa da torcida leonina, Dedé faz proveito do escanteio e, de cabeça, marca o quinto gol aos 44 minutos.
Com a segunda derrota, o Boavista ocupa o último lugar do Grupo 20, com -6 pontos de saldo de gol. O Cascavel, que também não venceu, assume a terceira posição. Sport, com duas goleadas, lidera a chave, enquanto o Referência, empatado em vitórias, já se classifica para a próxima etapa.
O próximo confronto do Verdão é neste sábado (11), às 12h45, contra o Aurinegro, no Estádio Municipal Hermínio Espósito. O jogo apenas cumpre tabela e não vale classificação para nenhuma das equipes. O canal Paulistão, no Youtube transmitirá a partida ao vivo. Confirmados na próxima etapa, o time da casa e os Leões da Base se enfrentam no mesmo dia, às 15h45 pela disputa do primeiro lugar. A transmissão será exclusiva da Sportv.
