Foto capa: Reprodução/Instagram/madureiraec
Por Matheus Chilelli
O Madureira entrou em campo na tarde desta sexta-feira, 10 de janeiro de 2025, para enfrentar o Sergipe na última rodada da fase de grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
A equipe carioca, já sem chances de classificação, lutou até o fim, mas acabou derrotada por 3 a 0 no Estádio Ernesto Rocco, em Porto Feliz (SP). O resultado marcou a despedida do Tricolor Suburbano da competição, sem pontos somados na tabela.

Primeira etapa
Desde o início da partida, o Madureira demonstrou dificuldades para conter o ataque do Sergipe, que precisava da vitória para manter viva a esperança de avançar na Copinha. Aos 14 minutos do primeiro tempo, Luiz Cláudio, de pênalti, abriu o placar. A equipe carioca tentou responder com jogadas pelos lados do campo, mas não conseguiu transformar as oportunidades em chances claras de gol.
Segunda etapa
No segundo tempo, o Sergipe aumentou o ritmo e ampliou o marcador aos 29 minutos, novamente com Luiz Cláudio, em um chute indefensável. Já nos minutos finais, Kaique Gabriel marcou o terceiro gol e decretou o fim das esperanças do Madureira de sair com um resultado positivo na sua última partida no torneio.
Grupo 16
Com o término da primeira fase, a configuração do grupo ficou da seguinte forma:

O Madureira na Copinha 2025
Com 3 jogos e 3 derrotas, a equipe carioca não somou nenhum ponto na primeira fase. Sendo assim, terminou em último colocado do grupo e não avança no torneio.
Ao longo da Copinha, o Madureira enfrentou adversários com maior estrutura e tradição no torneio, mas buscou honrar sua participação em campo. Para o clube, que há anos se destaca como um dos maiores celeiros de talentos do futebol carioca, a experiência servirá como base para o trabalho nas categorias de base.
Com o término da fase de grupos, o Madureira retorna ao Rio de Janeiro já com o foco em competições estaduais e nacionais.
Embora a campanha do Madureira tenha sido abaixo do esperado, a equipe deixa a Copinha com a certeza de que o aprendizado será um combustível para futuras participações na maior competição de base do futebol brasileiro.
