Foto capa: Divulgação / Rainbow Six
Por João Pedro Soares
O Six Invitational 2025 já conhece as 20 equipes que disputarão o tão sonhado título mundial de Rainbow Six Siege. Neste domingo (12), a G2 (Europa) e a Oxigen (Estados Unidos), conquistaram a classificação pelo Last Chance Qualifier, a última etapa de classificação para o mundial. O Brasil terá cinco representantes, incluindo a Fúria, com os atuais campeões do torneio.
A edição deste ano será especial, pois o jogo completará 10 anos em dezembro. O mundial será realizado em Boston, nos Estados Unidos. A final será no final de semana dos dias 14 a 16 de fevereiro.
Representantes brasileiros:
Das 20 equipes no Mundial, cinco delas são brasileiras. Team Liquid, Fúria, W7M, Faze Clan e Razah Company Academy, estarão representando o Brasil em Boston.
Team Liquid:
A Team Liquid possui a maior torcida entre os brasileiros. A equipe comandada por Nesk e Paluh foi a primeira a ser campeã do jogo, em 2018, na Pro League de Atlanta. Porém, Nesk, que é considerado um dos melhores players de Rainbow Six da história do game, nunca conquistou um Invitational.

Em 2021, a equipe bateu na trave. No Six Invitational daquele ano, a Liquid chegou na final contra outra equipe brasileira, a NIP. A Cavalaria foi derrotada por 3×2, em uma partida melhor de cinco, e a NIP foi o primeiro representante do Brasil campeão do maior mundial do jogo.
Em 2025, a Liquid chega com a pressão de conquistar esse título que falta para a prateleira. Nesk, Paluh, Maia, Lagonis e Resetz, têm a dura missão de conquistar o inédito Invitational, para a sua gigante torcida.
Faze Clan
Vice-campeã do Invitational de 2024, realizado no Brasil, a Faze Clan sofreu uma das maiores viradas da história do Rainbow Six. A equipe brasileira foi derrotada para W7M (jogadores, que atualmente, estão na Fúria), depois de estar vencendo por 6 a 1 no último mapa, e perder na prorrogação por 8 x 6.

Apesar dessa dura derrota, a Faze conquistou os dois Campeonatos Brasileiro de Rainbow Six, além de terminar em terceiro no Major de Montreal. Sendo assim, a Faze vai para o Invitational com a mesma equipe do último mundial, com Handdy, Cyber, Soulz1, KDS e Vitaking, e chega como uma das favoritas ao título.
Razah Company Academy:
Razah Company Academy é o time criado pelo streamer “Razah”, que conquistou a vaga pelo Last Chance Qualifiers, no dia 5 de janeiro deste ano. A equipe formada por Peres, Flastry, Live, Stk e Bassetto, não participou de nenhum campeonato deste ano, mas conseguiu sua vaga pelo classificatória aberto.
A Razah Company vai para o Six Invitational como a equipe azarão, mas o Brasil torce para uma grande campanha do jovem time.
Fúria:
Uma das maiores equipes da história. A fúria comprou a Line da W7M de 2023/24, em que JV, Herdsz, Kheyze, Nade e Felipox, foram campeões mundias três vezes pelos touros. Ao todo, foram dois Majors, em 2023, e o histórico Six Invitational de 2024, no Brasil, contra a Faze.

Porém, já na Fúria, a line histórica do Rainbow Six não rendeu o esperado. Desde então, não conseguiu chegar em nenhuma final dos dois Majors e não chega com grandes expectativas para o Invitational de 2025, mas jamais devem ser subestimados.
W7M:
Com a saída de uma das maiores lines da história do game, a W7M precisou se reformular para a temporada de 2024/25. No início do ano, a equipe não conseguiu a classificação para o Major de Manchester.
Porém, contra todas as expectativas, a W7M foi campeã do Major de Montreal, após vencer a BDS, da França, por 3 a 1.

Para o Invitational de 2025, Volpz, Dodez, Lobin, Dotz e Dash, vão chegam com grandes expectativas para o mundial, em busca do bicampeonato para a organização.
Para ficar de olho:
Apesar dos brasileiros chegarem como favoritos, outras equipes possuem destaque no Rainbow Six. A principal delas é a Team BDS, que foi vice para a W7M no último Major, e é a atual número 1 do ranking mundial.
Os franceses passaram por uma reformulação no elenco, com a saída de quatro jogadores. Shaiiko é o único remanescente da antiga line, que já atormentou muito os brasileiros.
Mesmo assim, a equipe foi bicampeã europeia, em 2024, chegando como a favorita para o Invitational de 2025.
Equipes classificadas:
América do Norte: Unwanted, Darkzero, Spacestation Gaming, M80, Oxigen e Shopify Rebelion.
Europa: Team Secret, Team BDS, Virtus.Pro e G2.
Oriente Médio: Team Falcons.
Ásia / Ocêania: PSG Talon, CAG Osaka, Team Joel e Scarz.
Brasil: Team Liquid, Faze Clan, Razah Company Academy, W7M e Fúria.
