Flamengo é bicampeão da Libertadores Sub-20 ao vencer Palmeiras nos pênaltis

Foto capa: Divulgação/Conmebol

Por Pedro Bernardo

Na noite do último domingo (16/03) foi realizada em Assunção, no Paraguai, a final da Conmebol Libertadores Sub 20, entre Flamengo e Palmeiras. As duas equipes chegaram à final de maneira invicta. A chegada dos dois times a decisão do campeonato continental reflete a supremacia que ambos têm na categoria principal. Ambos os clubes, que dominam o cenário do futebol nacional nos últimos anos, têm investido fortemente nas categorias de base, revelando talentos que já fazem a diferença nas equipes principais. A final da Libertadores Sub-20, marcada por um confronto entre essas duas potências, simboliza a continuidade de um trabalho bem-sucedido nas divisões de base, que visa não apenas fortalecer os elencos profissionais, mas também garantir a renovação constante de talentos para o futuro.

A primeira etapa foi pouca agitada, o Palmeiras chegou mais vezes de forma perigosa com Luighi, capitão e artilheiro do time na competição. Aos 18 minutos numa boa infiltração na zaga rubro-negra, o atacante chuta fraco e o goleiro Lucas Furtado faz a defesa. A segunda chegada foi logo em seguida, também com Luighi, aos 19 minutos, mas o zagueiro Iago conseguiu interceptar.

O segundo tempo começou com mais movimentação dos dois times. Logo aos 2 minutos o Flamengo abre o placar com Felipe Lima após boa jogada do nigeriano Shola. Aos 9 minutos mais uma boa chegada com Felipe Lima, o atacante encobre o goleiro, mas a bola pega no travessão. Pouco tempo depois após cruzamento do lateral Arthur, Erick Bele marca de cabeça e empata o jogo para a equipe alviverde. Após o gol de empate, o Palmeiras obteve controle total do jogo, criando jogadas perigosas e obrigando o goleiro Lucas Furtado a fazer boas defesas. No final do jogo, a equipe carioca pressionou e teve uma boa chance, o arqueiro alviverde fez uma bela defesa após chute do meio campista rubro-negro Fabiano.

Flamengo garantiu o título após uma disputa de pênaltis desastrosa, onde as duas equipes começaram perdendo suas primeiras cobranças, Lucas Furtado foi o herói, defendendo dois pênaltis. O camisa 10 Guilherme bateu o pênalti decisivo e garantiu o título para o time da Gávea. Nunca um time tinha ganhado 2 vezes o título da competição, com essa conquista o Flamengo garante vaga no Intercontinental sub 20 contra o campeão da UEFA Youth League.

Deixe um comentário