Peças em cartaz no Rio de Janeiro 

Foto capa: Reprodução/escolawolfmaia 

Por Carolina Scotton

1 – A Vida Passou Por Aqui  

Créditos: Reprodução/sympla

“A Vida Passou Por Aqui” narra a história de uma amizade intensa entre uma mulher e um homem de origens sociais distintas: Silvia (Claudia Mauro), professora e artista plástica, que enfrentou diversas crises ao longo de seu casamento; e Floriano (Édio Nunes), um homem de hábitos simples e inteligência natural, que sempre viveu de forma leve e bem-humorada. No palco, os atores transitam entre diferentes fases da vida, representando tanto a juventude quanto a velhice, sem o uso de maquiagem ou figurinos especiais, apenas com o trabalho corporal e vocal para fazer as transformações. 

29 a 30 de março as 18h, no Teatro Fashion Mall 

Estr. da Gávea, 899 – São Conrado  

 2 –  KD O SHOW? 

Créditos: Reprodução/sympla

Os humoristas cariocas Kwesny e Daniel Lopes desenvolveram um espetáculo que combina o stand-up comedy tradicional com a tendência de interagir com a plateia. Eles levam essa interação ao extremo no quadro “A Plateia Contra-Ataca”, onde leem sugestões do público e fazem piadas improvisadas, garantindo que cada apresentação seja única, semelhante a um programa de humor na TV, mas com a energia de um show ao vivo. 

28 de março a 22 de maio 

Quintas as 20h, sextas as 18h30 e as 21h, no Teatro Miguel Falabella 

Av. Dom Hélder Câmara, 5332 – Cachambi 

3 – Freud e o Homem Dos Ratos 

Créditos: Reprodução/sympla

O espetáculo “Freud e o Homem dos Ratos” traz aos palcos o famoso caso de neurose obsessiva apresentado por Sigmund Freud no Primeiro Congresso de Psicanálise em Salzburg, em 1908. A trama acompanha um homem de 30 anos que enfrenta pensamentos obsessivos relacionados a uma tortura envolvendo ratos, rituais de proteção contra pensamentos hostis e uma série de dúvidas, sendo a maior delas a decisão sobre com quem se casar: com a mulher que ama, mas é rejeitada pela família, ou com a prima rica, que lhe daria a chance de herdar e administrar os negócios familiares. Além disso, ele possui uma relação complexa com seu pai, um homem jogador, libertino e cruel, por quem sente tanto ódio quanto temor, mas também um amor contraditório. Seus sintomas e angústias o tornaram incapaz de trabalhar e de se relacionar afetivamente. 

27 de março a 8 de maio as 20h30, no Teatro Vanucci 

R. Marquês de São Vicente, 52 

4- Atlântico Negro 

Créditos: Reprodução/sympla

Em “Atlântico Negro”, Ilessi homenageia sua ancestralidade negra vibrante e explorando a liberdade sonora, ela se distancia de estereótipos e padrões estéticos, trazendo à tona histórias, vivências e mistérios que ligam o passado ao presente. A artista se apresenta no palco ao lado dos músicos Marcelo Galter, Idson Galter e Reinaldo Boaventura, com quem gravou o álbum.  

27 de março as 19h30, no Teatro Rival Petrobras 

Rua Álvaro Alvim, 33 – Cinelândia 

5 – O Jovem Frankenstein 

Créditos: Reprodução/sympla

“O Jovem Frankenstein” é a mais recente produção da Oficina Estilhaça, com direção de Matheus Raineri, direção musical de Nakiska Muniz e coreografias de Maria Carolina. Na história, o Dr. Frankenstein recebe uma carta convocando-o para o velório de seu avô na Transilvânia. O que ele não imagina é que essa viagem desencadeará um grande terror na cidade, pois sua família tem uma fama de criar monstros. Junto com Inga, Igor e Frau Blucher, Frederick se envolverá em invenções, despertará criaturas e, no processo, encontrará um grande amor. 

De 28 de março a 6 de abril  

Sextas e sábados as 19h, domingos as 18h no Teatro Cesgranrio 

Rua Santa Alexandrina, 1011 – Rio Comprido 

6- Buraco Em Alto Mar 

Créditos: Reprodução/sympla

“Buraco em alto-mar” é o mais novo espetáculo do coletivo Buraco Show. O espetáculo tem como inspiração os cruzeiros, o mar, canções e seres que permeiam essa imensidão. As histórias serão contadas com números musicais, karaokê, burlesco, paródias, dublagem e com tom irônico. No elenco e na criação, estão Eber Inácio, Márcio Machado, Letícia Guimarães e Sidnei Oliveira. 

28 de março as 19h30, no Teatro Rival Petrobras 

Rua Álvaro Alvim, 33 – Cinelândia 

7 – Encruzilhadas 

Créditos: Reprodução/sympla

“Encruzilhadas” conta a história de 7 pombagiras através da dança, música e teatro. As personagens intercalam entre contar sua própria história e a de outras mulheres, reforçando as experiências comuns. Dessa forma trazem para o palco uma dinâmica onde presente, passado e futuro se misturam, humanizando essas figuras que muitas vezes são olhadas com medo e estranhamento. 

Dia 27 de março as 20h, no Teatro Miguel Falabella 

Av. Dom Hélder Câmara, 5332 – Cachambi 

Deixe um comentário