Foto de Capa: Anne Machado
Por João Gabriel Vasconcellos
Abrindo espaço para o debate sobre o jornalismo de soluções, a Writers Room do Rio2C recebeu Renê Silva, fundador do Voz das Comunidades, e Davi Nardin, Diretor Executivo do Amazônia Vox. Mediada por Andrea Escobar, chefe de conteúdo e produção da GloboNews, os palestrantes passaram sobre temas como futuro do jornalismo, dar voz a histórias pouco exploradas e conquista de comunidades desprivilegiadas por veículos convencionais de informação.
Durante a conversa, Davi levantou a pauta sobre caminhos do jornalismo para o futuro, citando que deveria voltar a ser feito para o público e não voltado aos jornalistas. Referente ao mesmo tema, Renê falou, “não existe só uma voz, não existe só um olhar sobre a cidade, sobre o Estado, sobre o país. Acho que a gente precisa cada vez mais incluir as pessoas pra que elas se sintam representadas, contempladas e essa solução que o jornalismo sempre se propõe, ela pode ser ainda maior”. Além disso, as semelhanças entre o trabalho dos dois veículos e a parceria entre mídia independente e convencional na promoção das periferias e comunidades ribeirinhas foram outros temas abordados.

Depois de uma semana de muitas conversas e atividades, o Rio2C vive seu último dia no domingo (01/06). Para saber sobre outras mesas e acontecimentos, acompanhe a cobertura do Em Todo Lugar e as redes sociais do evento.
