Foto capa: CBV
Por Ryan Leal
Pela primeira rodada da Liga das Nações de Vôlei Masculino de 2025, o Brasil derrotou o Irã na quarta-feira (11) por 3 sets a 0 no Maracanazinho, com parciais de 25 a 19, 25 a 16 e 25 a 18. Sem Lucarelli, o destaque da partida foi Darlan, que fez um total de 16 pontos no jogo.
1º set
O 1º set começou com o Irã pontuando com Poriya e Mohammad, com Darlan explorando o bloqueio dos adversários e marcando para o Brasil em seguida. Após o Irã abrir vantagem, os donos da casa contaram com Cachopa e Darlan realizando uma sequência de ataques suficientes para virar o jogo e dar o controle do set ao Brasil. No fim, o técnico Bernardinho mexeu na equipe e, Sabino, em sua estreia pela seleção, fez dois pontos seguidos para fechar o set em 25 a 19 para os donos da casa.
2º set
O início do segundo set foi marcado pelo equilíbrio entre as duas equipes nos primeiros 10 pontos disputados, em um 5 a 5 com pontos de ataque e bloqueio para ambos os lados. O Brasil começou a abrir vantagem a partir do sexto ponto, após um ataque de Darlan. O ponteiro Honorato protagonizou um ponto inusitado ao defender um ataque adversário com o peito e jogando a bola direto na quadra do Irã.
A seleção brasileira chegou a abrir uma vantagem de 6 pontos após uma sequência de pontos de Darlan Judson e Honorato. Com 16 a 10 contra, o Irã tentou reagir contando com um erro de ataque do Brasil e um bloqueio de Eisa, mas o Brasil logo recuperou a vantagem e chegou na casa dos 20 pontos após ataque de Lukas Bergmann.
Caminhando para o final, o Irã tentava articular alguns ataques, mas sempre esbarrava na defesa brasileira, que contra-atacava com perigo com Darlan e Judson. Após o desafio confirmar invasão dos iranianos, o 2º set foi fechado em 25 a 16 para o Brasil.
3º set
No set derradeiro, o Brasil manteve a sua superioridade sobre os rivais e não teve muito trabalho para liquidar o jogo. Novamente com um equilíbrio nos pontos iniciais, os brasileiros abriram vantagem a partir do oitavo ponto, chegando a abrir uma parcial de 14 a 9 com brilho de Darlan, Lukas Bergmann e Judson.
O Irã conseguiu reverter a desvantagem para dois pontos com uma parcial de 15 a 13, mas viu Judson marcar dois pontos seguidos, de ataque e saque, respectivamente, e manter o Brasil no controle do set. Na sequência, a vantagem do Brasil ficou ainda mais confortável com pontos de ataque e bloqueio de Darlan e um bloqueio de Lukas Bergmann que garantiu o match point. A vitória foi confirmada após um erro de saque do Irã, fechando o set em 25 a 18.
Como fica?
Com a vitória, o Brasil fica na liderança da competição, com três pontos. O próximo compromisso da equipe de Bernardinho é na quinta (12), às 17h30, no Maracanazinho, contra a seleção de Cuba.
