Foto capa: Studio Suriani
Por Pedro Cândido
No dia 17 de junho é comemorado o Dia Mundial do Karatê, por ser data em que os Jogos Olímpicos incluíram a arte marcial em seu torneio. Este tipo de luta é considerado um dos mais famosos e importantes da história do esporte.
A origem do karatê
O karatê foi criado em torno dos séculos XV e XIX, tendo influências de outras técnicas de combate. Entre essas o chuan fa, arte de guerra chinesa que também influenciaria a criação do Kung Fu, juntamente a outros tipos de combate do Japão como koryu e o budô.
A ideia do karatê era ser uma técnica de combate em que armas brancas não fossem utilizadas durante o combate. Por muito tempo ficou conhecida como “a arte das mãos vazias”, embora na época já existissem artes marciais sem o uso de armas, como por exemplo o mutô, que influenciaria o sumô no futuro. O diferencial do karatê na época, era a prática em que o participante não precisaria ter um porte físico elevado para participar, o contrário ocorre com o sumô, onde o peso do participante é fundamental para a vitória na luta.

Foto: Portal educação
Fama crescente do karatê
Um dos homens mais influentes e importantes da história do karatê é Anko Itosu, responsável por espalhar e dar fama ao karatê. Antes de Itosu, a arte marcial era ensinada somente para guerreiros militares. Em 1901, na escola de Okinawa, Itosu passou a ensinar os mais jovens este tipo de luta. A idéia era que a arte marcial pudesse trazer benefícios mentais e psicológicos aos jovens, além de ser um espaço de socialização entre eles. Em 1908, o sensei escreveu uma carta ao Ministério da Educação do Japão, onde defendia os benefícios do karatê. Essa carta ajudou a legitimar a prática da arte marcial em escolas japonesas.

Foto: Karate Shotokan Ryu
Globalização do karatê
Com Okinawa sendo considerado o berço do karatê, quando os americanos tomaram o território na Segunda Guerra Mundial, os soldados americanos tiveram contato com a arte marcial. Alguns soldados passaram a praticar, enquanto outros, observavam e estudavam. Muitos desses soldados ao voltarem para os Estados Unidos, fundaram dojos e muitos chegaram a levar mestres japoneses para o território americano. O cinema também teve sua importância na popularização do karatê nos 1970 e 1980, filmes como Karatê Kid, e filmes de cineastas como Bruce Lee e Chuck Norris despertaram curiosidades em jovens da época para aprender a arte marcial.
Hoje o karatê está entre as artes marciais mais praticadas no mundo, junto com jiu-Jitsu, judô, kung fu, muay thai, boxe e taekwondo. Além disso, tornou-se modalidade em Olímpiadas e é considerado uma das artes de auto-defesa mais praticadas do mundo.
