Shows do Mês: Confira os destaques de julho no Rio 

Foto Capa: reprodução/OGlobo

Por Arthur Líbero

1- Matuê (04/07) 

(créditos: reprodução/portal trend)

    No primeiro final de semana de julho, o rapper Matuê volta a se apresentar no Rio de Janeiro com a turnê “333”, do álbum de mesmo nome lançado em setembro de 2024 e que quebrou recordes ao atingir 100 milhões de streams em tempo recorde, colocando todas as faixas no Top 25 do Spotify Brasil, com destaque para “Crack com Mussilon”, que estreou em primeiro lugar.  

    O artista é fundador da 30PRAUM, gravadora responsável por lançar novos sucessos, como Wiu, Teto e Brandão, que também vêm ganhando bastante relevância no cenário do trap nacional. No show, Matuê deve levar ao palco outros sucessos além de seu novo repertório, como “Kenny G”, “Quer Voar”, “É Sal” e “777-666”, além das canções de um dos seus discos de maior sucesso, “Máquina do Tempo”. 

    O show vai acontecer na sexta-feira, dia 04 de julho as 21h, na Fundição Progresso, na Lapa.  

    2- Roberto Carlos (05/07) 

    (créditos: reprodução/folhauol)

      Como acontece tradicionalmente em toda metade de ano, o cantor Roberto Carlos anunciou um show na cidade do Rio de Janeiro. O artista é um dos românticos mais importantes da história da música popular brasileira e, desde 2024, está apresentando o show “Eu Ofereço Flores”, baseado em um EP de mesmo nome lançado naquele ano.  

      O artista, acompanhado de uma banda orquestrada, apresenta canções como “Detalhes”, “Eu te Amo”, “Esse Cara Sou Eu”, “Nossa Senhora” e “Jesus Cristo”. No final, como sempre, o cantor se aproxima de seus fãs na beira do palco para distribuir suas famosas rosas.  

      O show vai acontecer no sábado, dia 5 de julho, as 20h, no Qualistage, dentro do shopping Via Parque, na Barra da Tijuca.  

      3- Luan Santana (05/07) 

      (créditos: reprodução/Globo)

        Julho também vai marcar o retorno do cantor Luan Santana à cidade carioca. O artista se consolidou, há mais de uma década, como um ícone do sertanejo universitário surgido nos anos 2010 junto com nomes como Vítor e Léo e Paula Fernandes. Desde aquela época, o artista entregou vários projetos e shows inéditos, como parcerias com Ana Vilela na música “Trem Bala” e com Paula Fernandes na versão brasileira da música “Shallow”. 

        No ano passado, Luan encerrou a turnê “Luan City”, uma festa onde o sertanejo trouxe convidados no palco e experimentou passear por outros gêneros musicais. Agora, ele volta com a turnê “Lua”, um show que possui uma estética com a atmosfera espacial para que o cantor, segundo ele mesmo, possa levar seus fãs para todos os lugares, “inclusive até à lua”. A apresentação promete ser uma viagem imersiva do ídolo com o seu público através de seus maiores sucessos, como “Acordando o Prédio”, “Água com Açúcar”, “Eu, Você, o Mar e Ela” e “Meteoro”.  

        O show vai acontecer no sábado, dia 05 de julho, as 22h, na Farmasi Arena, na Barra da Tijuca.  

        4- Ana Carolina (12/07 e 19/07) 

        (créditos: reprodução/VejaRio)

          Em julho, Ana Carolina vai iniciar uma turnê inédita celebrando 25 anos de uma das trajetórias mais marcantes da Música Popular Brasileira. A multiartista que dá voz a sucessos que atravessam gerações chega com uma série de novidades. No ano passado, a artista encerrou uma longa turnê que fez em homenagem a Cássia Eller, cantora por quem Ana tem profunda admiração e dedicou um repertório inteiro de novas versões de sucessos da rockeira.  

          Com um histórico consagrado de 13 álbuns, 8 DVDs e 13 turnês, Ana Carolina vai aproveitar as comemorações para lançar um novo EP, “Ainda Já”, com todas as faixas inéditas e assinadas por ela. Em seu show de 25 anos, ela promete apresentar as novas canções ao vivo além de sucessos como “Quem de Nós Dois”, “Garganta”, “Confesso” e “Uma Louca Tempestade”.  

          O show vai acontecer em dois sábados, nos dias 12 e 19 de julho, ambos as 21h30, no Qualistage, dentro do shopping Via Parque, na Barra da Tijuca.  

          5- Festival de Inverno Rio (11/07 a 13/07 e 01/08 a 03/08) 

          (créditos: reprodução/Diário do Rio)

            Em todo o mês de julho, também acontece o tradicional Festival de Inverno do Rio de Janeiro. O evento já se tornou um dos mais famosos da cidade por reunir, em dois finais de semana, um line-up com os principais artistas de diferentes gêneros musicais, como rock, pop, samba e MPB.  

            Esse ano, o festival vai acontecer em dois finais de semana, nos dias 11 a 13 de julho e de 01 a 03 de agosto, na Marina da Glória, no Aterro do Flamengo. Confira a programação: 

            11 DE JULHO: Gloria Groove, Marina Sena e Duda Beat 

            12 DE JULHO: João Gomes, Alceu Valença e Zé Ramalho 

            13 DE JULHO: Biquini, Os Paralamas do Sucesso, CPM22 e Charlie Brown Jr. 

            01 DE AGOSTO: Liniker, Pedro Sampaio, Ferrugem 

            02 DE AGOSTO: Paulinho da Viola, Teresa Cristina, Os Garotin e Vanessa da Mata 

            03 DE AGOSTO: Caetano Veloso, Alcione e Frejat 

            6- Marina Lima (18/07) 

            (créditos: reprodução/Guarulhos Cultural)

              A cantora Marina Lima também está de volta ao Rio de Janeiro. A artista traz de volta a celebrada turnê “Rota 69”, idealizado por Candé Salles em que passeia por sucessos de seus 45 anos de carreira, como “Virgem”, “Eu Te Amo Você” e “Nada por Mim”, pérolas de trabalhos recentes e versões tão inesperadas quanto incríveis. 

              Mesmo já sendo consagrada por ser uma das maiores inspirações para os artistas da nova geração, Marina mostra sua vontade em se aproximar, cada vez mais, com o público mais jovem. Em março de 2025, ela se apresentou no Lollapalooza Brasil e, além de cantar com cover de “Lunch”, da cantora Billie Eilish, a artista convidou Pabllo Vittar para o palco e, juntas, cantaram e performaram canções do repertório de ambas as artistas.  

              O show no Rio vai acontecer na sexta-feira, dia 18 de julho, no Circo Voador, nos Arcos da Lapa. A abertura dos portões está prevista para as 20h.  

              7- Alma Festival  

              (créditos: reprodução/rota cult)

                Outro festival que acontece no mês de julho é o Alma Festival, com os principais nomes do trap, rap e funk nacional através de uma experiência imersiva que reúne música, games, artes e esportes para celebrar a cultura urbana brasileira. 

                Serão mais de 40 atrações divididas em 3 palcos com shows simultaneamente. Entre as atrações confirmadas estão Cabelinho, BK’, L7NNON, Veigh, Duquesa, TZ da Coronel, Yunk Vino e Major RD. O evento também contará com campeonatos de jogos, exposições e produção de arte ao vivo. 

                O festival acontecerá no Riocentro, na Barra da Tijuca. A abertura dos portões acontece as 13h e o início dos primeiros shows está previsto para 14h. 

                8- 90’s Festival (19/07, 20/07 e 27/07) 

                (créditos: reprodução/O Globo)

                  Após a sua estreia com êxito em 2024, o 90’s Festival volta com mais uma edição para 2025. O evento tem o objetivo de reunir os principais nomes da música que fizeram sucesso nos anos 1990 em seus diferentes gêneros. O festival promete reunir música, moda, dança e cultura pop em uma celebração completa dos anos 90.  

                  Entre as atrações já confirmadas estão DJs e bandas que fizeram história, como Raça Negra, Alexandre Pires, Péricles, Xande de Pilares, Belo, Sorriso Maroto, Raimundos, Falamansa, Marcelo Falcão, Furacão 2000, DJ Marlboro, Buchecha, MC Leozinho e Bonde do Tigrão além de espaços instagramáveis, food trucks temáticos e ativações especiais inspiradas na estética noventista. 

                  O evento vai acontecer no sábado, dia 19/07 às 19h, e nos dias 20/07 e 27/07 às 15h, ambos em um domingo, na Marina da Glória, no Aterro do Flamengo.  

                  9- Deixa Acontecer (19/07) 

                  (créditos: reprodução/Deixa Acontecer)

                    Para os amantes do pagode, um novo festival passará a fazer parte do calendário carioca. “Deixa Acontecer” é o nome do evento que promete reunir grandes nomes do gênero em escala nacional em um dia inteiro de celebração, com shows, experiências e uma programação que mistura diferentes gerações. 

                    Com 12 horas de Open Bar, a festa contará com shows de Mumuzinho, Rodriguinho, Thiago Martins, Gamadinho, Renan Oliveira e Yan. 

                    O festival vai acontecer no sábado, dia 19 de julho, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.  

                    10- Numanice (26/07 e 27/07)

                    (créditos: reprodução/Nova Brasil)

                    Para fechar a lista, julho também recebe mais uma edição de um dos eventos mais famosos da atualidade, o Numanice, evento idealizado e comandado pela cantora Ludmilla. Misturando samba, pagode, performance e muita representatividade, o festival passeia pelo repertório repleto de sucessos da cantora, como Maldivas, Numanice, Amor Difícil e Insônia.  Ludmilla sobe ao palco acompanhada de músicos e convidados especiais. 

                    Além da apresentação principal, o evento contará com estrutura premium, áreas instagramáveis, gastronomia diversa e ativações de marcas. Desde sua estreia, o Numanice já passou por várias capitais brasileiras e se consolidou como um dos projetos mais inovadores da música ao vivo no país. 

                    O Numanice vai acontecer nos dias 26 e 27 de julho, sábado e domingo, no gramado do Riocentro, na Barra da Tijuca, as 14h em ambas as datas.  

                    Deixe um comentário