Conheça o Lacrosse, modalidade que retornará às Olimpíadas após mais de 100 anos 

Foto capa:  WLL/PLL

Por Ryan Leal

Aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional como uma das cinco novas modalidades a serem disputadas nas Olimpíadas de Los Angeles, em 2028, o lacrosse está de volta ao programa olímpico após mais de 100 anos. O esporte fez parte dos jogos de 1904, em Saint Louis, e em 1908, em Londres, e apareceu como demonstração nas edições de Amsterdã 1928, Los Angeles 1932 e Londres 1948. 

A (re)inclusão da modalidade no evento marca o retorno do lacrosse ao cenário global, apresentando sua evolução e suas mudanças para o público contemporâneo. O esporte é praticado em quase 100 países ao redor do mundo e será disputado nas categorias masculina e feminina em Los Angeles.  O formato escolhido para os jogos foi em sixes, uma versão incrivelmente rápida e compacta do esporte, que se encontra na intersecção do lacrosse de campo e do box. 

Originalmente conhecido como “stickball”, o lacrosse surgiu como uma prática cultural e espiritual de povos indígenas da América do Norte no século XII, sendo Estados Unidos e Canadá os países mais tradicionais no esporte até os dias atuais. No Brasil, a modalidade tem sua principal base em Santarém, no Pará, primeiro município do país a possuir um programa de treinamento para a prática desportiva. 

Em entrevista ao Em Todo Lugar, o presidente da Confederação Brasileira de Lacrosse, Manolo Aquino falou sobre o significado da volta da modalidade ao cenário olímpico. “É a oportunidade de ficar mais conhecida, dos jovens quererem praticar, já que é um jogo pouco conhecido, é mais conhecido nas universidades norte-americanas”, afirmou. 

Foto: Olimpíada Todo Dia

O Brasil está em busca da sua classificação para os Jogos Olímpicos de 2028 e aguarda a definição da data das qualificatórias internacionais que definirão os participantes das competições em Los Angeles tanto no masculino quanto no feminino. 

Os Jogos Olímpicos de Los Angeles serão realizados entre os dias 14 e 30 de julho. O lacrosse foi aprovado como esporte olímpico em 2023, junto com beisebol/softbol, ​​futebol americano de bandeira, críquete T20 e squash. 

Deixe um comentário