Foto capa: Lívia Villas Boas/CBF
Por Ryan Leal
Pela 2ª rodada da Copa América Feminina, o Brasil goleou a Bolívia por 6 a 0 em Chillogallo, com três gols de Kerolin, dois de Luany e um de Amanda Gutierres. O técnico Arthur Alias promoveu 10 mudanças em relação ao time que iniciou contra a Venezuela, tendo apenas Fê Palermo do time titular.
1º tempo

As reservas do Brasil não tomaram conhecimento da seleção da Bolívia e se impôs no campo de ataque adversário do primeiro ao último segundo da etapa inicial. Aos 13 minutos, Fátima Dutra cobrou escanteio rasteiro para Dudinha, que chutou de fora da área e a bola sobrou para Luany no meio da área, que dominou sozinha e bateu no alto do gol para abrir o placar.
Após o gol, o Brasil seguiu oferecendo perigo à Bolívia com Fátima Dutra, Dudinha, Kerolin e Luany. Aos 25 minutos, Kerolin, que estava como capitã, recebeu lançamento de Yaya na direita da área e tocou de cobertura na saída da goleira Erika Sanchez, mas a bola bateu na trave. Três minutos depois, a goleira boliviana afastou cruzamento de Fátima Dutra para o meio da área e a bola sobrou para Ary Borges, que de rebote chutou de primeira e a arqueira boliviana defendeu novamente. O segundo gol veio três minutos depois, quando Kerolin enfiou a bola para Fátima Dutra dentro da área, que bateu colocado para a defesa da goleira e a bola sobrou para Luany, que finalizou livre para o gol vazio e ampliou o placar.

Logo após o gol, Kerolin realizou jogada individual pela direita, entrou na área após passar por toda a marcação e chutou no travessão. Aos 35 minutos, Luany tentou girar por Salvatierra na área e sofreu o pênalti. Kerolin converteu a cobrança e fez o terceiro gol do Brasil.
2º tempo

Na segunda etapa, o Brasil enfrentou dificuldades para passar da linha de impedimento da Bolívia, com várias marcações das atacantes em posição irregular. A primeira grande chance do time de Arthur Elias foi aos 11 minutos com Luany, que carimbou o travessão em cabeceio após cruzamento de Gabi Portilho vindo da direita. Aos 25, Amanda Gutierres chegou perto de ampliar após receber cruzamento de Gio Garbelini na direita e cabecear para a defesa de Erika Sánchez. Aos 32 minutos, o Brasil voltou a oferecer perigo no jogo aéreo com cabeceio de Mariza no travessão após novo cruzamento de Gio. Um minuto depois, Kerolin recebeu passe de Marta no lado esquerdo da área, cortou para dentro e chutou para o fundo da rede, ampliando o placar e marcando seu segundo gol na partida.
Três minutos depois, Kerolin tabelou com Marta perto da entrada da área, e a camisa 7 mandou de voleio para o gol, marcando pela terceira vez no jogo e fazendo cinco a zero para o Brasil. Aos 49 minutos, Amanda Gutierres fechou o placar de cabeça após cruzamento de Kerolin pelo lado esquerdo.
Como fica?

Com a vitória, o Brasil se isola na liderança do grupo B, com 6 pontos. Com os três gols, Kerolin se tornou artilheira da competição, ao lado da atacante paraguaia Claudia Martinez.
O próximo compromisso do Brasil é na terça-feira (22), às 21h, em Chillogallo, contra o Paraguai.
