Alma Festival 2025: O evento que celebra a cultura urbana no Brasil 

Foto Capa: reprodução/rollingstone

Por Larissa Reyes

O Alma Festival, que teve origem em 2022, retorna para sua quarta edição no Rio de Janeiro no dia 19 de julho com uma estrutura ampliada e nunca vista antes no evento, que acontecerá no Riocentro. Com mais de 40 atrações que serão distribuídas em três palcos e entre os grandes nomes do trap, alguns confirmados são: Cabelinho, BK, L7nnon, Veigh, Duquesa, Cone Crew e TZ da Coronel.  

Com grandes expectativas do público, pela primeira vez desde sua criação, o festival será transmitido ao vivo para todo o país, com cobertura do Multishow e Globoplay. A transmissão terá início às 18h e contará com mais de oito horas ininterruptas de uma programação que une música, games e esportes. 

(créditos: reprodução/Instagram/@almafestivalbr)

Alma Além do Palco 

Desde sua primeira edição, o Alma Festival se propõe a ser mais do que um festival de música. O comprometimento com outros pilares sempre foi perceptível, especialmente na decisão de integrar os games e esportes à experiência musical. 

Neste ano, os artistas L7nnon e Papatinho comandarão o desafio gamer com duas equipes compostas por referências das áreas da música e games nacional. O novo formato será realizado em parceria com a Player1, plataforma de eSports da Globo. 

No Riocentro, o público também encontrará ativações pensadas para gerar experiências imersivas e interativas. Marcas parceiras estarão presentes com espaços que oferecem desde estúdios de criação até batalhas de rima abertas ao público. 

Com essa proposta, o Alma Festival 2025 promete representar a nova geração e suas múltiplas culturas, promovendo uma transformação impactante que reforça seu legado de enaltecimento da cultura urbana.  

“Estamos levando para as casas de milhões de brasileiros a energia que vem da favela, da juventude preta, dos coletivos que batalham diariamente por espaço. Isso representa um reconhecimento inédito e necessário”, celebrou Lucas Albertim, fundador da produtora responsável pelo evento.  

(créditos: reprodução/almafestival)

Vozes em evidências: Recentes lançamentos que guiam o Festival 

Com uma lineup tão diversa, alguns cantores merecem destaque por seus recentes projetos que estarão presentes nas setlists para os shows. O início do ano foi marcado pelo álbum ‘’Diamantes, Lágrimas e Rostos para Esquecer’’ de BK, composto por 16 músicas que exploram a aceitação de dores e o desapego de coisas do passado. O trabalho é uma importante celebração da música brasileira, com a utilização de samples de Djavan e Milton Nascimento. 

(créditos: reprodução/Instagram/@bkttlapa)

Veigh também se destaca com o álbum ‘’Eu Venci o Mundo’’, recebido com entusiasmo pelos fãs de trap que aguardavam há mais de dois anos por um novo projeto, reforçando mais uma vez sua relevância e crescimento na cena. Com 16 faixas, colocou 15 no Top 50 do Spotify Brasil e atingiu a terceira melhor estreia global da semana na plataforma. O disco contou com uma experiência imersiva gratuita no Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo, antes do seu lançamento oficial. O álbum revela o lado mais íntimo do cantor, equilibrando fé e desafios pessoais sobre beats originais.  

(créditos: reprodução/Instagram/@veigh)

No funk, MC Tuto lançou ‘’Levada do 2T’’, um álbum com 10 músicas e participações de grandes nomes do gênero, combinando vivência e autenticidade em sua proposta sonora. 

(créditos: reprodução/Instagram/@mctuto_)

Diante de tantos novos projetos em evidência, o festival deve contar com setlists novas e elaboradas, de forma a juntar exclusivamente uma escolha de músicas antigas e atuais dos artistas. 

Serviço do ALMA Festival 2025 

  • Data: 19 de julho (sábado) 
  • Horário do evento: A partir das 14h 
  • Local: Riocentro – Avenida Salvador Allende, 6555 Barra Olímpica 
  • Ingressos: Últimas unidades disponíveis no site Sympla 

Deixe um comentário