Foto capa: Lívia Villas Boas / CBF
Por Ryan Leal
O Brasil venceu a terceira partida consecutiva e está classificado às semifinais da Copa América Feminina. Pela quarta rodada da fase de grupos da competição, a Seleção Brasileira derrotou o Paraguai por 4 a 1 em Chillogallo, na terça (22/07), com gols de Yasmin (2), Amanda Gutierres e Duda Sampaio. Claudia Martinez fez o gol das paraguaias.
1º tempo

Escalado com um grande poderio ofensivo, com Kerolin, Marta, Luany, Gio Garbelini e Amanda Gutierres juntas, o Brasil mais uma vez buscou o gol desde o primeiro minuto de jogo, sempre se fazendo presente no campo do Paraguai e não deixando as adversárias respirarem. Porém, as atacantes do time de Arthur Elias encontraram dificuldades para passar pela linha de 5 paraguaia e foram pouco efetivas quando chegaram na área.
A solução encontrada foi na bola parada, com dois gols de falta de Yasmin, aos 26 minutos e aos 39 minutos, quando a lateral-esquerda realizou duas cobranças do lado direito do ataque e a bola sobrevoou toda a área e parou no gol sem ninguém tocar nela. Dois gols idênticos.
O Brasil teve a chance de ampliar o placar aos 44 minutos, quando Marta realizou jogada com Kerolin no meio de campo e a camisa 7 passou a bola para Gio Garbelini, que saiu cara a cara com Belotto e deu de cavadinha por cima da goleira paraguaia, vendo a bola passar perto do travessão e ir para fora.
2º tempo

Na segunda etapa, o Brasil retornou com Angelina no lugar de Kerolin e conseguiu apresentar mais fluidez na armação de jogadas. A primeira grande chance do 2º tempo foi do Paraguai, quando a atacante Claudia Martinez carregou a bola da esquerda para a entrada da área, passou pela Antônia e chutou de fora da área, obrigando Lorena a realizar grande defesa. Dois minutos depois, a lateral-esquerda Arrieta foi expulsa após puxar a camisa de Marta em uma disputa no lado do campo, deixando o Brasil com uma jogadora a mais até o final da partida.
A primeira vez que o Brasil ofereceu perigo no 2º tempo foi aos 10 minutos, quando Marta recebeu a bola no lado esquerdo do ataque e deu grande enfiada de bola para Fátima Dutra na área, que cruzou em direção ao gol e o Paraguai quase marcou contra, obrigando Belotto a salvar sua seleção. Aos 14, Angelina recebeu a bola de Marta na direita e enfiou para Amanda Gutierres na área, que bateu cruzado e fez o terceiro gol do Brasil no jogo.

Aos 19 minutos, o Paraguai diminuiu com Claudia Martinez, artilheira da competição com 5 gols. A atacante paraguaia aproveitou o recuo errado de Mariza e o erro de recepção de Isa Haas para roubar a bola e finalizar da entrada da área na saída de Lorena. Foi o primeiro gol sofrido pelo Brasil na Copa América desde a edição de 2018. 7 minutos depois, Martinez quase fez mais um, quando roubou a bola de Isa Haas no lado direito da área e fez grande jogada driblando toda a marcação brasileira e chutou forte para a defesa de Lorena.

Após o gol sofrido e o susto, o Brasil voltou a tomar o controle do jogo. Aos 28 minutos Jhonson levantou de cabeça para Amanda Gutierres na pequena área e a camisa 9 testou no travessão. Logo em seguida, Duda Sampaio recebeu bola elevada de Angelina na entrada da área, dominou e chutou forte com a parte externa do pé, colocando curva na bola e mandando para o fundo da rede sem chance para a goleira Belotto e marcando o quarto gol do Brasil. As brasileiras ainda chegaram perto do quinto gol aos 33, quando Angelina aproveitou a sobra de um escanteio e bateu colocado no travessão. Dudinha, que entrou no lugar de Marta, teve duas chances de ampliar aos 44 e aos 45, mas não obteve sucesso.
Como fica?

Com a vitória, o Brasil garantiu sua classificação para a semifinal e vai defender a primeira colocação do grupo B na sexta (25/07), contra a Colômbia, no Banco Guayaquil, às 21h. A equipe de Linda Caicedo é a principal concorrente da Seleção Brasileira na disputa pelo título da competição.
