Foto capa: Instagram/ Reprodução @blaugranaalveent
Por Ellen Abreu
Em uma mudança significativa de rota, o FC Barcelona dará início à sua pré-temporada de 2025 no continente asiático, uma rara escolha para o clube catalão, que tradicionalmente se prepara em solo europeu ou americano. A turnê inclui três amistosos em países diferentes, começando no Japão, passando pela Coreia do Sul e encerrando diante de um adversário sul-coreano repleto de brasileiros.
Estreia no Japão diante do Vissel Kobe

A primeira parada do Barça será no Japão, onde enfrenta o Vissel Kobe no dia 27 de julho, porém essa partida quase não aconteceu, devido a um problema com o patrocinador da turnê no país, um ex patrocinador do Barcelona salvou o dia, a Rakuten cobriu os custos e a partida acontecerá. O clube japonês conta com forte presença brasileira, com nomes como Thuler (ex-Flamengo), Erik Nascimento (ex-Palmeiras), João Victor Andrade (ex-Corinthians), Jean Patrick (ex-São Paulo) e Gustavo Klismahn (ex-Santa Clara). Vale lembrar que o Vissel Kobe também já teve entre seus craques uma lenda blaugrana: Andrés Iniesta, que deixou seu legado no clube asiático.

Esse duelo deve marcar a aguardada estreia dos recém-contratados Marcus Rashford, Roony Bardghji e Joan García. Além disso, jovens promissores da base do Barcelona terão a chance de mostrar serviço diante do novo técnico Hansi Flick.

Reencontro especial na Coreia do Sul
No dia 31 de julho, o Barcelona segue para a Coreia do Sul, onde enfrenta o FC Seoul, atual quarto colocado da K League 1. O clube coreano também tem brasileiros em destaque, como Lucas Rodrigues (ex-Mirassol) e Anderson Oliveira (ex-Goiás).


A partida deve contar com um reencontro especial, Marcus Rashford voltará a dividir o campo com seu melhor amigo Jesse Lingard, com quem atuou por anos no Manchester United. O duelo promete não apenas pela parte técnica, mas também pelo reencontro simbólico entre velhos companheiros.
Último teste antes do Troféu Joan Gamper

Encerrando a turnê, o Barcelona enfrenta o Daegu FC, atual lanterna da K League 1, em um confronto que, ao menos no papel, parece ser o mais acessível para a equipe de Hansi Flick. Apesar da posição modesta na tabela, o Daegu tem uma forte presença brasileira em seu elenco, com nomes como Cesinha (ex-Ponte Preta), Caio Marcelo (cria de São Januário), · Edgar Bruno Silva (ex-Vasco), Carlos Jatobá (ex-CRB), Geovani Reis Nascimento Júnior, Bruno Lamas (ex-Cruzeiro)
Após essa sequência de amistosos, o Barcelona retorna à Catalunha para encerrar sua preparação de pré-temporada com a disputa do tradicional Troféu Joan Gamper, quando enfrentará o recém-promovido Como 1907, da Itália.

