Com expulsão no início, Brasil e Colômbia empatam em 0 a 0 pela Copa América Feminina

Foto capa: Lívia Villas Boas / CBF

Por Ryan Leal

Brasil e Colômbia empataram sem gols em duelo válido pela 5ª e última rodada da fase de grupos da Copa América Feminina, no estádio Banco Guayaquil na sexta-feira (25/07). As duas principais seleções do continente e favoritas ao título da competição realizaram um jogo muito disputado, que ficou marcado pela expulsão de Lorena no 1º tempo. Com o resultado, as duas equipes estão garantidas na semifinal e voltam a campo na próxima semana.

1º tempo

Foto: Livia Villas Boas/CBF

Com 7 mudanças em relação a equipe que enfrentou o Paraguai, o Brasil viu a Colômbia pressionar desde o início, com Linda Caicedo e Mayra Rodriguez dando bastante trabalho para as zagueiras brasileiras. O Brasil só foi chegar ao ataque pela primeira vez aos 7 minutos, com chute de longe de Dudinha para fora. Aos 12 minutos, a Colômbia voltou a assustar com Caicedo, que recebeu cruzamento de Caracas na área e finalizou em cima de Lorena, que foi obrigada a fazer grande defesa.

O principal momento da 1ª etapa foi aos 23 minutos, quando Linda Caicedo foi lançada nas costas da defesa do Brasil e saiu cara a cara com Lorena, mas a goleira brasileira interceptou o lance com o braço, a árbitra Milagros Arruela marcou falta e deu amarelo para a camisa 1. Após interferência da assistente Vera Yupanqui, a juíza mudou a decisão e expulsou Lorena, deixando o Brasil com uma a menos. Com o cartão vermelho confirmado, o técnico Arthur Elias tirou Jhonson e colocou a goleira Claudia.

Com uma a mais, a Colômbia teve dificuldade para aproveitar a superioridade númerica no restante do primeiro tempo. As Cafeteras só chegaram com perigo em chute de fora da área de Leicy Santos aos 29 minutos e com Izquierdo aos 46 após boa trama do ataque colômbiano, quando a volante finalizou forte do lado direito da área para a defesa de Cláudia. Pelo lado do Brasil, a estratégia foi se defender e buscar o contra-ataque com Kerolin, Dudinha e Gabi Portilho, mas as atacantes não tiveram eficiência nas chances que surgiram e a primeira etapa terminou em 0 a 0.

2º tempo

Foto: Livia Villas Boas/CBF

Na etapa complementar, as duas equipes fizeram um jogo bastante pegado, ambas equipes tiveram dificuldades para chegar ao gol adversário. A primeira grande chance do Brasil foi aos 11 minutos, quando Fê Palermo lançou para Dudinha na área, que tocou por cima da goleira Tapia e a bola chegou em Yasmin, que foi até a linha de fundo e bateu cruzado com a bola passando rente a linha do gol. A Colômbia só chegou com perigo aos 31 minutos, quando Caicedo passou pela marcação no lado esquerdo e entrou sozinha na área até tocar para Paví que, se não fosse o bloqueio de Mariza, teria finalizado para o gol vazio.

Com uma a menos desde o primeiro tempo, o drama do Brasil passou a aumentar quando aos 37 minutos a atacante Gabi Portilho machucou o joelho após uma disputa de bola com Montoya. Como Arthur Elias já tinha feito as 5 substituições, não restava outra alternativa a não ser ficar com duas a menos. Aos 43, Yaya tomou uma bolada de Tarciane na cabeça que a deixou estirada no chão por alguns instantes, fazendo a comissão técnica brasileira utilizar o protocolo de concussão e colocar Amanda Gutierres no seu lugar, mas a volante resistiu e seguiu em campo até o fim. Nos acréscimos, o Brasil chegou perto de abrir o placar com Yasmin, quando, aos 50 minutos, a lateral-esquerda cobrou uma falta na trave. A Colômbia teve sua última chance com Carabalí aos 56 minutos também em cobrança de falta, mas a bola foi pra fora e a árbitra apitou pela última vez.

Como fica?

Foto: Lívia Villas Boas / CBF

Com o empate, o Brasil termina a 1ª fase da Copa América Feminina como líder do grupo B com 10 pontos (3 vitórias e 1 empate) e vai enfrentar o Uruguai, 2º colocado do grupo A, na próxima terça-feira (29/07), às 21h, no estádio Casa Blanca, em Quito. Com 8 pontos (2 vitórias e 2 empates), a Colômbia termina a 1ª fase da competição classificada para a semifinal em 2º lugar do grupo B e vai enfrentar a Argentina, líder do grupo A, na próxima segunda-feira (28/07), às 21h, também no estádio Casa Blanca.

Deixe um comentário