Com gol de Marta, Brasil goleia o Uruguai e está na final da Copa América Feminina

Foto capa: Lívia Villas Boas/CBF

Por Ryan Leal

O Brasil é finalista da Copa América. A Seleção Brasileira enfrentou o Uruguai na terça-feira (29/07) no estádio Casa Blanca, em Quito, e venceu por 5 a 1, com gols de Amanda Gutierres (2), Gio, Marta e Dudinha, enquanto o gol das uruguaias foi marcado por Isa Haas contra.

Eleita a melhor em campo com um gol e uma assistência na partida, Marta voltou a balançar as redes após mais de um ano pelo Brasil. Foi o primeiro gol da maior artilheira da história da seleção no seu retorno à equipe em 2025. Seu último gol foi em um amistoso contra a Jamaica em junho de 2024.

1º tempo

Foto: Lívia Villas Boas / CBF

O Brasil fez valer a sua superioridade técnica perante o Uruguai, que disputava a primeira semifinal de Copa América em sua história. Após uma cobrança de falta de Fefa Lacoste pra fora aos 2 minutos e uma grande chance de Wendy Carballo aos 4, obrigando Claudia a fazer duas defesas seguidas, a seleção brasileira tomou o controle do jogo para si e não encontrou dificuldades para chegar ao gol adversário.

A primeira grande chegada das atuais campeãs foi aos 9 minutos com Gio Garbelini pra fora. No minuto seguinte, Marta recebeu a bola no lado direito do ataque e cruzou para dentro da área na cabeça de Amanda Gutierres, que finalizou na direção do gol e abriu o placar para o Brasil. Aos 12, Amanda Gutierres recebeu a bola pela direita na linha de fundo e cruzou na área para Fátima Dutra, que dividiu a bola com a zaga uruguaia e a bola sobrou para Gio Garbelini, que finalizou livre para o gol e ampliou o placar.

Foto: Lívia Villas Boas/CBF

Após tomar os dois gols em sequência, as uruguaias voltaram ao ataque e chegaram a oferecer perigo com Belén Aquino aos 14 minutos, que desviou uma bola no travessão após cobrança de falta. Três minutos depois, Velazco recebeu na entrada da área, venceu a disputa com Isa Haas e bateu para o gol, mas Tarciane interceptou de carrinho. Aos 23, a árbitra assinalou pênalti para o Brasil após Isa Haas ser derrubada dentro da área por Daiana Fariás após cobrança de falta de Duda Sampaio. Na cobrança, Marta deslocou Agustina Sánchez para fazer o terceiro gol do Brasil, seu primeiro nessa Copa América e seu 120° com a camisa da seleção.

Mesmo com a vantagem, o Brasil seguiu pressionando o Uruguai. Aos 32 minutos, Fátima Dutra recebeu passe de calcanhar de Duda Sampaio dentro da área e chutou pra fora. Quatro minutos depois, Marta, Amanda e Luana trocaram passes pelo lado direito do ataque até a bola chegar em Gio Garbelini na área, que finalizou para a defesa de Sánchez. Fátima Dutra e Duda Sampaio também tiveram chances de ampliar o placar nos acréscimos, mas a primeira etapa terminou com o 3 a 0.

2º tempo

Foto: Lívia Villas Boas/CBF

Na etapa final, o Uruguai buscou pressionar o Brasil nos primeiros minutos em busca do milagre. Logo aos 5 minutos, Lacoste cobrou escanteio na esquerda e Isa Haas acabou marcando contra diminuindo o placar. Aos 8, Lacoste cobrou falta de média distância com perigo e obrigou Claudia a realizar uma grande defesa. A primeira chance do Brasil no 2° tempo só veio aos 10 minutos com Dudinha, que fez jogada pelo lado esquerdo, entrou na área e chutou para fora. Aos 16, o Uruguai voltou a assustar com Belém Aquino, que aproveitou um vacilo de Kaká, carregou a bola até a área e finalizou, mas Claudia saiu para abafar o chute da camisa 10 uruguaia.

Após os sustos, o Brasil ampliou novamente o placar com Amanda Gutierres, que aos 19 minutos cobrou uma falta de longe direto para o gol, sem chance para a goleira Agostina Sánchez. A camisa 9 é vice-artilheira da competição, com cinco gols. Aos 22, Amanda quase fez o quinto ao tentar alcançar o cruzamento de Yaya na área, mas não obteve sucesso. Um minuto depois, Amanda e Dudinha tabelaram na área e a camisa 21 finalizou para o gol, mas foi atrapalhada pela defesa adversária.

Foto: Lívia Villas Boas/CBF

Aos 31 minutos, o Uruguai voltou a assustar com Carballo, que recebeu a bola nas costas da defesa brasileira e avançou pelo lado direito do ataque, mas chutou para fora. Aos 39, Juliana Viera chegou perto de diminuir em cobrança de falta, mas a bola passou perto do gol. O Brasil fechou o placar aos 41 minutos com Dudinha, que recebeu enfiada de bola de Duda Sampaio na entrada da área e chutou forte para o gol.

Como fica?

Foto: Lívia Villas Boas/CBF

Com a vitória, o Brasil está classificado às Olimpíadas de Los Angeles em 2028 e garantiu sua vaga na final da Copa América. A equipe de Arthur Elias vai enfrentar a Colômbia, no sábado (02/08), às 18h, no estádio Casa Blanca, em Quito. A Seleção Brasileira vai em busca do seu nono título na competição.

Derrotado, o Uruguai vai para a disputa do 3° lugar contra a Argentina. O duelo será na sexta (01/08), às 21h, também no estádio Casa Blanca, em Quito.

Deixe um comentário