Foto capa: Volleyball World
Por Ryan Leal
O Brasil está na semifinal da Liga das Nações Masculina de Vôlei. A seleção brasileira de vôlei enfrentou a China na manhã de quarta-feira (30/07) e venceu por 3 sets a 1 (parciais 29×31, 25×19, 25×16 e 25×21).
1º set
O Brasil começou a partida com vários contra-ataques bem-sucedidos e rapidamente abriu vantagem no placar (5 a 1). No entanto, com o passar do tempo, a China se ajustou em quadra e equilibrou o set inicial. Com dois bloqueios consecutivos, os chineses viraram o jogo, assumindo a liderança por 16 a 14, o que levou Bernardinho a solicitar um tempo técnico. A interrupção não teve um impacto imediato, mas os brasileiros conseguiram empatar o set no final. Ambas as equipes tiveram chances de encerrá-lo, mas os chineses aproveitaram a quinta oportunidade e fecharam em 31 a 29, após 37 minutos de disputa.
2º set
Impulsionada pela vitória no set anterior, a China voltou com confiança e assumiu a liderança no início da parcial. A baixa eficiência do time brasileiro levou Bernardinho a substituir Honorato por Lucarelli. Ainda assim, o treinador seguia insatisfeito com o número de contra-ataques perdidos. O Brasil parecia travado em quadra, mas a partida ganhou novo ritmo quando o bloqueio começou a funcionar e os atletas demonstraram mais energia. Com isso, a equipe emplacou uma sequência de nove pontos no fim do set (virando de 14 a 17 para 23 a 17), e a vitória brasileira foi consolidada por 25 a 19.
3º set
Apesar de ainda não apresentar uma atuação impecável, o Brasil começou a demonstrar sua superioridade técnica e assumiu o controle do placar. Manteve-se na frente desde os primeiros pontos e teve o set mais tranquilo da partida, favorecido também por momentos de instabilidade da equipe chinesa. A terceira parcial terminou em 25 a 16, com Alan alcançando a marca de 19 pontos no jogo.
4º set
Mesmo em desvantagem no início, a seleção chinesa começou o quarto set com intensidade. Com dois aces seguidos, os asiáticos abriram 4 a 1 no placar. O Brasil passou boa parte do set tentando tirar a diferença, chegou a assumir a liderança em alguns momentos, mas não conseguiu se distanciar. A tranquilidade só veio nos momentos finais, quando uma sequência de pontos iniciada por um bloqueio de Lucarelli mudou o jogo. Com o placar de 25 a 21, os brasileiros fecharam o set e garantiram a vitória por 3 sets a 1, carimbando a vaga na semifinal. Alan foi o destaque da partida, somando 26 pontos.
Como fica?
Com a vitória, o Brasil avança à próxima fase da Liga das Nações Masculina e aguarda o vencedor da partida entre Japão e Polônia, que será na quinta (31/07), às 08h. A partida da semifinal será na madrugada de sábado, às 04h. Todas as partidas do mata-mata da competição são realizadas no Ginásio Beilun, em Ningbo, na China.
