Foto Capa: reprodução/tribuna do norte
Por Rodrigo Saracista
Celebrado em 11 de setembro, o Dia do Árbitro Esportivo homenageia os profissionais capazes de proporcionar justiça nas competições de forma imparcial. Garantir a integridade das competições esportivas é fundamental para a credibilidade dos torneios. Essa data busca valorizar o papel crucial dos árbitros nas mais diversas modalidades, desde o futebol até esportes olímpicos. Alguns desses esportes têm muitos recursos tecnológicos capazes de auxiliar a arbitragem, como por exemplo a chegada do VAR no Brasil em meados de 2018. O aprimoramento da tecnologia para invalidar lances irregulares nas partidas, contribuiu para trazer mais justiça aos esportes e maiores desafios aos árbitros para manusear a ferramenta da maneira correta.Todos os árbitros do Brasil são obrigados a participar de um processo de capacitação extenso proporcionado pelo Comitê Brasileiro de Arbitragem que promove o ganho técnico sobre as regras do jogo. Aspectos como preparo físico e técnico, caráter imparcial e responsabilidades a serem cumpridas são exigidos para a realização dos torneios.

Muito além da importância do papel da arbitragem, fica como destaque o ambiente ao redor da arbitragem, que deveria ser mais pacífico. Falta de respeito às decisões tomadas pela arbitragem, xingamentos e agressões direcionadas aos árbitros ou até mesmo aos familiares já fazem parte do cotidiano no Brasil. Especialistas, como o jornalista esportivo Andrei Kampff e o colunista Luiz Ferreira, destacam que a valorização da arbitragem não depende somente de melhores condições de trabalho, mas também por uma mudança cultural. Todo o contexto de relacionamento com os esportes, como comportamentos de jogadores, torcedores e dirigentes afetam na maneira que as partidas são guiadas.

Em suma, o Dia do Árbitro tem o intuito de homenagear os profissionais da arbitragem, que sofrem com uma grande pressão interna e externa, e de ressaltar a importância da ética no esporte e valorização desses seres humanos que conduzem o equilíbrio dos esportes.
