Foto capa: Instagram/Beyoncé
Por Mariana Silvestre
Dia 17 de Setembro é comemorado o dia internacional da música country, e não tem como falar de música country sem falar do revolucionário álbum ‘Cowboy Carter’ da maior artista do século: Beyoncé, que entregou, além de músicas políticas e ambiciosas e visuais poderosos, looks marcantes e as vezes polêmicos.
A seguir, a editoria de moda do Em Todo Lugar separou os melhores outfits usados pela artista em sua era cowgirl:
Texas Hold’Em: O Início de Tudo

O primeiro de todos foi o ousado look que iniciou a era Cowboy Carter, no lançamento de ‘Texas Hold’Em’, primeiro single do álbum. Beyoncé usou uma cinta-liga de fivela preta e prateada, com uma calcinha branca em formato de coração, um top metálico em formato de cone, brincos grandes e prateados, uma jaqueta blazer preta e, é claro, um chapéu preto de cowboy, o primeiro de todos.
Act III: História e Cultura em Cada Detalhe

Esse foi o look de lançamento do álbum, que tem pouquíssimas peças, mas que mesmo assim são profundamente simbólicas:
Faixa no peito: A faixa que cruza seu corpo, estampada com as cores da bandeira americana, o nome do álbum e seu nome de batismo “Beyincé”, faz referência aos concursos de “Rainha do Rodeio” tradicionais do Texas, lugar onde nasceu.
Tranças e miçangas: Com as tranças ela homenageia a cultura negra, com acessórios, como contas e penas, ela homenageia a cultura do Velho Oeste e a cultura nativa. Sua intenção era reforçar que o country não é, e nunca foi, exclusivo da branquitude.
O styling foi assinado pelo estilista Shiona Turini.
Pré-venda Cowboy Carter: Hip Hop Encontra o Country

Nesse look, Beyoncé usa um casaco xadrez da Blueberry, botas de couro, óculos Jaded e uma blusa estampada com a duo pioneira do rap no Sul dos Estados Unidos, 8Ball e MJG. Aqui ela conseguiu unir a cultura hip hop com uma versão modernizada da cultura country.
Levi´s X Beyoncé

Esse é um dos momentos que a cantora surpreendeu seu público, ter Beyoncé em uma entrevista ou campanha publicitaria é algo para poucos, visto que ela é uma das artistas mais reservadas da indústria. Porém a Levi´s teve sorte, e lançou com ela em 2024 sua linha de jeans, tendo como tema a estética cowgirl, inspirado no álbum. A primeira foto da campanha tem a artista usando o jeans da marca e um chapéu de cowboy feito de jeans, complementando o look de uma maneira ousada e coesa.
Shearling Coat

Uma peça que se destaca na era Cowboy Carter, são os Shearling Coat, que em sua tradução significa casaco de pele de ovelha, usado pelos cowboys do Velho-Oeste para se proteger do clima, foi se tornando uma identidade cultural com o passar do tempo, até chegar a ser chamado de “casaco de cowboy”.
A cantora usa a peça de formas diversas, autenticas e significativas, sendo feito de cores chamativas e as vezes estampados com símbolos culturais, como a águia e a bandeira americana.
Grammy 2025

E é claro o look mais importante da era, o que a artista usou para receber os prêmios de melhor álbum country e álbum do ano, fazendo história.
Focando no glamour hollywoodiano, Beyoncé usou um vestido prateado estilo corpete, com bordado intricado em dourado e prateado que se estende por toda a peça. Uma silhueta ajustada valorizando a forma e um decote profundo. Sobre os ombros uma estola de pele que adiciona uma textura luxuosa ao visual.
O que torna esse look ainda melhor, é ele ter sido feito por uma estilista brasileira! Patrícia Bonald da marca PatBO
Buffalo Soldiers

Por final, a peça mais controversa da nova era de Beyoncé, a blusa estampada com “Buffalo Soldiers” – referência aos soldados afro-americanos que lutaram na Guerra Civil e Indígena Americanas.
A intenção era celebrar figuras negras da história dos Estados Unidos, porém muitos representantes indígenas criticaram a escolha, lembrando que os Buffalos Soldiers também participaram de perseguições a povos nativos durante a colonização do Oeste.
Mais do que moda, seus looks são manifestações culturais, que marcam um dos momentos mais importantes da música contemporânea.
