Foto capa: CBF
Por Ryan Leal
O Brasil fará a sua estreia na Copa do Mundo Sub-20 no domingo (28/09), às 21h, em partida contra o México, pelo grupo C da competição. A partida será no Estádio Nacional do Chile, em Santiago. A Seleção Brasileira vai em busca do 6º título no torneio.

Comandada por Ramon Menezes, a equipe brasileira não poderá contar com diversas estrelas da geração nascida entre 2005 e 2007, em razão de não ter a liberação dos clubes. Por não se tratar de Data FIFA, as equipes não são obrigadas a liberar seus atletas, alguns deles com a carreira já consolidada antes dos 20 anos.

Tratados como os principais nomes da safra, Endrick (19) e Estevão (18) sequer chegaram a ser cogitados na lista de Ramon. Atuando por Real Madrid e Chelsea respectivamente, os atacantes revelados pelo Palmeiras pouco participaram do ciclo em razão de já se destacarem no profissional desde o início de suas carreiras, inclusive sendo chamados para representarem a seleção principal. Caso semelhante ao de Luís Guilherme (19), meio-campista do West Ham também revelado no alviverde que não foi mais convocado desde que se mudou para a Inglaterra.

Outra estrela da geração é o centroavante Vitor Roque (20), revelado pelo Cruzeiro em 2021 e atualmente no Palmeiras, onde é o vice-artilheiro do clube em 2025, com 12 gols. O atleta chegou a fazer parte do ciclo em alguns amistosos no ano de 2023, quando estava no Athletico-PR, antes de ir para o Barcelona em 2024 e retornar ao Brasil neste ano para jogar no Verdão, que não abriu mão de um de seus principais jogadores na temporada.

Campeão Sul-Americano Sub-20 pelo Brasil em fevereiro, o atacante Rayan (19) chegou a manifestar o desejo de atuar na Copa do Mundo da categoria, mas também não contou com a liberação do clube. O atleta é titular no time de Fernando Diniz.
Dentre os 21 jogadores chamados por Ramon Menezes, o meia-atacante Pedrinho (19), do Zenit, e o atacante Wesley (20), do Al-Nassr, figuram como os principais nomes da equipe. Ambos os jogadores são revelados pelo Corinthians. Bicampeão intercontinental com direito a gol na final contra o Barcelona, o zagueiro Iago, do Flamengo, também aparece como destaque.

Além de Brasil e México, o grupo C da Copa do Mundo Sub-20 de 2025 também conta com Marrocos e Espanha. A chave é considerada o “grupo da morte” da competição. O confronto da Seleção contra Marrocos será no dia 1º de outubro, às 21h, enquanto a partida contra a Espanha será no dia 4 de outubro, às 18h. Todas as partidas serão no Estádio Nacional do Chile, em Santiago.
