Foto Capa:
Por Arthur Líbero
1 – BK’ (03/10)

Após BK’ estrear a turnê de seu mais recente disco, “Diamantes, Lágrimas e Rostos para Esquecer” com um megashow no Festival Gigantes, na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, o cantor embarcou na turnê “DLRE”, para divulgar o trabalho. Agora, o show que teve datas esgotadas em várias cidades, vai voltar para a cidade maravilhosa.
As apresentações de BK mesclam rap, R&B, samba e trap, com um espetáculo que transita entre humor e melancolia para explorar temas como isolamento e sobrevivência. Um fato comum é que ele costuma trazer convidados especiais e a participação de parceiros musicais, criando uma experiência imersiva para o público.
2- Chitãozinho e Xororó (04/10)

Já uma das duplas de sertanejo mais importantes do pais, Chitãozinho e Xororó, vai trazer o show da turnê “José e Durval: Uma História de Sucesso”. O projeto é uma referência à série “As Aventuras de José e Durval”, que estreou em 2023 no Globoplay e foi ao ar na TV Globo em 2024.
O show é uma continuação da turnê de 50 anos da dupla, onde eles cantam alguns de seus maiores sucessos, como “Sinônimos”, “Galopeira” e “Alô”, além de outras mais recentes, como “Aqui o Sistema é Bruto” e “Vida Marvada”. Claro que o clássico “Evidências” não fica de fora.
O show vai acontecer no sábado, dia 04 de outubro, às 22h, na Farmasi Arena, na Barra da Tijuca.
3- Gustavo Mioto (04/10)

Outro fenômeno do sertanejo, só que mais recente, é o cantor Gustavo Mioto. O jovem artista acumula milhares de fãs no Brasil inteiro e agora traz uma proposta diferente: um show intimista. A turnê “Inconfundível” tem como proposta um show acústico, com clima intimista para divulgar o álbum de mesmo nome e cantar novas versões de suas músicas.
“Inconfundível” foi lançado em 2021 e conta com faixas como “Não Parei de Sofrer”, “Restrição Sentimental” (com Marília Mendonça) e “Não Usa Ele Não”, mas algumas músicas não foram exploradas comercialmente. Por isso, essas canções passam a ganhar um novo destaque em um formato especial e mais próximo do público.
O show vai acontecer no sábado, dia 04 de outubro, no Qualistage, no shopping Via Parque, na Barra da Tijuca.
4- Anavitória (11/10 e 12/10)

Depois de três anos sem a turnê de um novo disco, Anavitória retorna aos palcos para divulgar “ESQUINAS”, o projeto lançado em novembro de 2024 e que celebra os dez anos de dupla. Apesar de, ao longo desses três anos, elas apresentarem turnês especiais, como o show com a Orquestra Sinfônica de Ouro Preto e o acústico “Voz, Violão e o Que Der Na Telha”, além da tradicional “Turnê dos Namorados”, as turnês de álbum sempre são as mais queridas pelos fãs e fazem muito sucesso.
Em “ESQUINAS”, Ana Caetano e Vitória Falcão refletem sobre a vida com uma nova percepção e uma maior maturidade. Entre outras coisas, elas contam sobre a experiência de se mudar para a cidade de São Paulo e dar início a uma carreira musical – um passo arriscado para as artistas que vieram de Araguaína, no Tocantins.
Os shows vão acontecer no sábado, dia 11 de outubro, às 21h; e no domingo, dia 12 de outubro, às 19h; no Vivo Rio, no Aterro do Flamengo.
5- Clássicos do Brasil (11/10 a 19/10)

O principal festival de outubro no Rio de Janeiro será o “Clássicos do Brasil”, que chega na sua 3ª edição e tem o objetivo de celebrar os diferentes gêneros e artistas da música brasileira. O evento acontece entre os dias 11 e 19 de outubro, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.
A programação contempla artistas da MPB, do rock nacional, do reggae e do samba, como Nação Zumbi, Cidade Negra, Gabriel, o Pensador, Marcelo D2, Xande de Pilares, Capital Inicial, o Grande Encontro, Maneva, Humberto Gessinger, entre outros. Confira a programação completa no site oficial do evento.
6- Pabllo Vittar (17/10)

Pabllo Vittar está chegando com a 3ª edição do tradicional “Halloween da Pabllo”, festa que a artista promove anualmente no mês de outubro para celebrar o mês das bruxas. Até o ano passado, o evento só acontecia no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas esse ano haverá uma turnê em diferentes cidades do país para que todos os fãs possam viver a experiência.
Os shows costumam ser longos e contar com uma enorme produção, onde Pabllo e seus bailarinos usam figurinos extravagantes e fazem muitas coreografias acompanhados de uma banda no palco e de vários telões.
O evento vai acontecer na sexta-feira, dia 17 de outubro, no Vivo Rio, no Aterro do Flamengo, a partir das 23h30.
7- Durval Lelys (18/10)

A apresentação de Durval Lelys, um dos maiores nomes do Axé, pode não ser considerada como um “show”, e sim como um “carnaval fora de época”. O ex-líder do Asa de Águia vai trazer para o Rio de Janeiro a famosa “Trivela do Asa”, que fez muito sucesso nos anos 2000.
A Trivela é um trio elétrico adaptado para circular em meio ao público, em formato semelhante a uma caravela. O projeto nasceu com o grupo Asa de Águia e se tornou símbolo das micaretas que marcaram uma geração de foliões.
O evento vai acontecer no sábado, dia 18 de outubro, no Riocentro, na Barra da Tijuca, a partir das 13h.
8- Lagum (18/10)

O grupo Lagum é um dos maiores fenômenos da nova MPB quando se trata de fazer shows. Suas apresentações costumam estar sempre esgotadas. Sua última turnê foi um sucesso tão grande que contou com shows até na Europa. Agora, eles apresentam a turnê do seu quinto álbum de estúdio, “As Cores, As Curvas e as Dores do Mundo”, que vai passar por cidades em todas as regiões do Brasil e também na Europa.
No show, os fãs podem esperar canções do novo disco, como “A cidade”, “As desvantagens de amar alguém que mora longe”, “Baby Blue” e “Dançando no escuro”, além de outros sucessos, como “Bem melhor”, “Chegou de manso”, “Deixa” e “Eu não valho nada”
9- Gilberto Gil (25/10 e 26/10)

Outro show que está de volta ao Rio de Janeiro é a turnê “Tempo Rei”. Essa é a última jornada de shows do cantor, que é um dos maiores artistas da história da MPB. A apresentação dura cerca de 2h30 e passeia por todos os sucessos de todas as fases de sua carreira.
Um dos maiores destaques do show é a grande infraestrutura usada em efeitos especiais, como lasers, fogos de artifício e telões em alta definição que projetam imagens do próprio artista, de sua família e até uma mensagem especial de Chico Buarque antes da música “Cálice”. Falando em convidado especial, em todo show da turnê, Gil chama um artista para subir no palco e cantar uma de suas canções ao lado do convidado. Em passagens anteriores da turnê no Rio, os convidados foram Marisa Monte, Lulu Santos, Anitta, Caetano Veloso, Djavan e Chico Buarque. Ainda não se sabe quem ele vai trazer para seus próximos shows.
10- Marisa Monte e Orquestra Sinfônica (31/10, 01/11 e 02/11)

Para encerrar essa lista está uma das principais vozes da MPB e dona de alguns dos maiores sucessos nacionais. Marisa Monte raramente faz turnês e seus shows são momentos exclusivos. Sua última turnê foi “Portas”, que rodou o país inteiro e várias cidades dos Estados Unidos e da Europa entre 2022 e 2023. Depois, ela não apareceu mais em cima dos palcos brasileiros, apenas em três ocasiões: em um show inédito com Ney Matogrosso no final de 2023 – encontro que se repetiu no festival Doce Maravilha em setembro de 2025, e uma apresentação única com a Orquestra Sinfônica da USP, onde ela cantou vários de seus sucessos com a participação dos músicos que foram regidos pelo maestro André Bachur.
O show gratuito realizado na USP, inspirou Marisa a fazer uma nova turnê nas principais capitais do país com a presença de uma orquestra sinfônica que também será regida por Bachur. Os shows devem contar com hit’s antigos, como “Depois”, “Ainda Bem”, “A Sua”, “Beija Eu” e “Amor I Love You”, além das mais recentes “Totalmente Seu” e “Magamalabares”.
Os shows vão acontecer na sexta-feira, 31 de outubro, e vai se estender para os dias 01 e 02 de novembro. Todas as apresentações acontecem a partir das 20h, na Brava Arena Jockey, espaço para shows fechados montado no Jockey Clube do Rio de Janeiro, na Gávea.
