Foto capa: Getty Images
Por Ryan Leal
A 53ª edição do Mundial de Ginástica Artística se inicia neste domingo (19/10). Com sede nm Jacarta, na Indonésia, a competição se estenderá até o dia 25/10 e contará com a participação de atletas de mais de 80 países, incluindo o Brasil.
Será a primeiro Mundial desde as Olimpíadas de Paris, em 2024. Sem a disputa por equipes (como ocorre tradicionalmente no ano pós-olímpico), a competição terá apenas as disputas individuais, com sete categorias masculinas e cinco femininas. Serão 36 medalhas distribuídas.

Com cada país podendo ter até seis representantes no masculino e quatro no feminino, esta edição não contará com nomes como Rebeca Andrade e Simone Biles, que protagonizaram embates históricos nos Jogos Olímpicos de Paris.
Além de Rebeca, a equipe feminina do Brasil também não contará com nomes como Jade Barbosa, grávida, e Lorrane Oliveira, com questões físicas. Do quinteto que conquistou a medalha de prata por equipes no Mundial de 2023 e a medalha de bronze por equipes nos Jogos de Paris em 2024, apenas Flávia Saraiva e Júlia Soares seguem representando o time brasileiro.

Junto delas, as adolescentes Sophia Wiesberg e Julia Coutinho, ambas com 15 anos, completam a equipe feminina que representará o Brasil. As atletas conquistaram ouro e bronze respectivamente no individual geral do Campeonato Brasileiro de 2025 e vão para suas primeiras experiências em mundiais.
No lado masculino, o medalhista olímpico e campeão mundial Arthur Nory lidera a delegação brasileira, acompanhado de nomes como Caio Souza, Diogo Soares, Tomás Florêncio e Vitaly Guimarães. Os atletas têm a missão de acabar com o jejum de medalhas do Brasil nas disputas masculinas. A última foi no Mundial de 2022, com Arthur Nory conquistando o bronze na barra fixa.

A competição se iniciará às 0h (de Brasília) de domingo (19/10), com as apresentações masculinas, que se iniciam nas barras paralelas, seguindo para barra fixa, solo, cavalo com alça, argolas e salto. O Brasil está na segunda subdivisão da fase classificatória, que será às 1h50 (de Brasília).
No feminino, a equipe brasileira fará sua estreia às 6h30 de terça-feira (21/10), na oitava subdivisão da classificatória. As apresentações se iniciam nas barras assimétricas, e passam por trave, solo e salto, nesta ordem.
Confira a programação completa do evento
19 de outubro (domingo)
- 00h – 12h: classificatórias masculinas – subdivisões 1 a 6
- 1h50: subdivisão 2 – Brasil
20 de outubro (segunda-feira)
- 00h – 3h30: classificatórias masculinas – subdivisões 7 e 8
- 7h – 11h15: classificatórias femininas – subdivisões 1 a 3
21 de outubro (terça-feira)
- 00h – 11h15: classificatórias femininas – subdivisões 4 a 10
- 6h30: subdivisão 8 – Brasil
22 de outubro (quarta-feira)
- 8h30: final do individual geral masculino
23 de outubro (quinta-feira)
- 8h30: final do individual geral feminino
24 de outubro (sexta-feira)
- 4h: finais por aparelho
Ordem:
- Solo masculino
- Salto feminino
- Cavalo com alça
- Barras assimétricas
- Argolas
25 de outubro (sábado)
- 4h: finais por aparelho
Ordem:
- Salto masculino
- Trave
- Barras paralelas
- Solo feminino
- Barra fixa
O Mundial de Ginástica Artística é realizado desde 1903 e ocorre anualmente com exceção dos anos que têm Olimpíada. A fase classificatória da competição terá apenas a transmissão da Eurovision Sport (streaming grátis), enquanto as finais também terão as transmissões do Sportv 2, Cazé TV e Canal Olímpico do Brasil.
