No Clássico das Multidões, Flamengo bate o Corinthians fora de casa por 26 pontos de diferença e segue líder do NBB

Foto Capa: Beto Miller/Corinthians

Por João Gabriel Vasconcellos

O Flamengo segue líder da fase regular e invicto neste NBB. Com cada vez mais a cara do técnico Sérgio “Oveja” Hernandez, o Orgulho da Nação segue mostrando um grande trabalho coletivo e conquistou a quinta vitória em cinco jogos disputados na atual edição do Novo Basquete Brasil. Na noite desta sexta-feira (31/10), o rubro-negro foi o grande pesadelo de Halloween do Corinthians e fez da equipe paulista sua nova vítima. Com 26 pontos de vantagem, os cariocas passaram dos 100 pontos pela terceira vez na temporada e venceram o Clássico das Multidões no Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, por 103-77, pela terceira rodada da competição. Apesar do início ruim, o Flamengo seguiu à risca seu plano de jogo e mostrou muita coletividade, intensidade defensiva, forte transição para o ataque e aproveitou os muitos erros do adversário (foram 15, mais que o dobro dos 7 do Flamengo) para controlar totalmente o restante do jogo. Nem mesmo o duplo-duplo do armador corinthiano Elinho Colazza, com 12 pontos e 10 assistências, e os desfalques dos alas Gui Deodato e Kayo Gonçalves, que seguem fora por desconforto muscular e fratura no nariz, respectivamente, pararam a grande atuação rubro-negra. Com 14 pontos, 5 rebotes, 9 assistências e um roubo de bola, o armador Alexey Borges flertou com o duplo-duplo e foi mais uma vez o grande destaque. Quem também atuou bem foi o ala-armador argentino Alex Negrete, cestinha da partida com 17 pontos, além dos 5 rebotes, 3 assistências e 2 roubos de bolas. A boa notícia foi mais uma boa atuação de Shaq Johnson, que parece estar cada vez mais quente após o início de temporada aquém das expectativas. Foram 13 pontos, 8 rebotes, uma assistência, duas bolas recuperadas e um toco do ala estadunidense.

1º quarto

Foto: Beto Miller/Corinthians

O Flamengo começou a partida muito mal. Desconcentrado e descalibrado, o Flamengo errou muito no ataque e foi mal na defesa, fazendo o Corinthians, praticamente perfeito no ataque, e abrir 13 pontos de vantagem. Após pedido de tempo do técnico Sergio Hernandez, o Flamengo voltou mais aplicado nos dois lados da quadra e fez uma corrida de 17-5 cortou a desvantagem para um ponto, mas saiu derrotado: 23-22 para a equipe do técnico Jece Leite. A entrada do ala Johnatan Luz foi crucial para a recuperação rubro-negra. O “Dobermann Alado” acertou duas boas bolas de três e trouxe sua já conhecida energia na defesa. Com 8 pontos, 3 rebotes e duas bolas do perímetro, o ala-pivô corinthiano Victão foi o grande destaque do primeiro quarto. Pelo lado rubro-negro Alexey foi o grande nome, com 8 pontos, 1 rebote e 3 assistência.

2º quarto

Foto: Beto Miller/Corinthians

O período começou com o rubro-negro mantendo a pegada defensiva e muito bem no ataque, muito por conta de Negrete ter entrado de vez no jogo e começado a achar suas infiltrações. O argentino foi o grande destaque, com 9 pontos, 4 rebotes, 1 assistência e 1 roubo de bola. Outro que foi bem no quarto foi Shaq Johnson. Com 8 pontos, 2 rebotes e 1 roubo de bola, o camisa 22 mostrou muita energia no ataque e fez seu melhor quarto nessa temporada de NBB. No jogo coletivo, a baixa eficiência corinthiana, apenas 26,8%, e o Flamengo ter pego mais que o dobro de rebotes do que o Corinthians (13 a 6) foram dois fatores que também contribuíram para a grande vitória rubro-negra na última parte do primeiro tempo: 24-11 na parcial, com o placar ficando em 46-34.

3º quarto

Foto: Beto Miller/Corinthians

Na volta do intervalo, a equipe de “Oveja” Hernandez manteve o plano de jogo e a coletividade que vinha dando certo, sobretudo no quarto anterior. O Corinthians voltou melhor, mas não foi páreo para a intensidade rubro-negra. O Flamengo marcou tanto que, em um momento na metade final do período, o chegou a recuperar três bolas seguidas na saída de bola do adversário. Os destaques foram, mais uma vez, Shaq Johnson e Negrete. 5 pontos e 2 rebotes para o estadunidense e 6 pontos e 1 roubo para o argentino. Com a ajuda da dupla, o Flamengo venceu o quarto por 22-19 e deixou o placar em 68-53.

4º quarto

Foto: Beto Miller/Corinthians

Assim como no quarto inicial, o Flamengo começou o período derradeiro muito mal e viu o Corinthians encostar. O rubro-negro fez suas 5 faltas com apeas dois minutos jogados e viu a vantagem, que era de 15, cair para apenas 6 pontos. Porém, o técnico Sergio Hernandez mostrou confiança na sua equipe e não pediu tempo mesmo com a má sequência. A recompensa veio instantânea: com duas bolas de três, do ala-pivô estadunidense Markeith Cummings e Johnatan Luz, e uma de dois de Alexey, o técnico argentino viu sua equipe retomar as rédeas da partida e reabrir uma boa vontade. Dali para frente, o rubro-negro se aproveitou dos erros coritnhianos, recorrentes na partida, e deu show. Com lindas bolas de três, boas jogadas trabalhadas e uma ponte aérea dos jovens Gueiros e Emanuel, o Flamengo fechou em 35-24 a parcial e confirmou mais uma vitória na temporada. Com 5 pontos, 1 rebote, duas assistências, 1 roubo de bola e 71,4% de aproveitamento, Markeith Cummings foi o destaque individual do período, mas o que chamou mesmo a atenção foi o trabalho coletivo da equipe: 72,9% de aproveitamento, 8 rebotes (todos defensivos), 13 assistências distribuídas e 5 bolas recuperadas.

Como fica?

Foto: Beto Miller/Corinthians

Com mais uma vitória, os comandados de Oveja Hernandez seguem invictos e na liderança da fase regular da atual edição do NBB. O rubro-negro segue em Mogi das Cruzes, onde enfrenta o Mogi Basquete na segunda-feira (03/11), às 20 horas da noite, pela quarta rodada do campeonato. O canal do NBB no youtube e a FlamengoTV transmitem o jogo.

Deixe um comentário