Foto capa: Reprodução / Luca Bassani
Por Natália Magnani
O Autódromo de Interlagos, palco da Fórmula 1 MSC Cruises Grande Prêmio de São Paulo 2025, se prepara para receber mais uma etapa de uma temporada que se provou ser uma das mais eletrizantes dos últimos anos. Com o campeonato de pilotos e a briga pelo vice-campeonato de construtores em seu auge, o Brasil surge como um ponto crucial para as disputas de fim de ano.
Após vinte etapas pelo mundo todo, somente três pilotos ainda possuem chance de serem nomeados os grandes campeões de 2025: Lando Norris e Oscar Piastri – ambos da equipe McLaren – e Max Verstappen, da Red Bull Racing. A diferença de pontuação entre os competidores é mínima, sendo de apenas um ponto entre Norris (357) e Piastri (356), e trinta e seis entre Verstappen (321) e o líder do campeonato.

O GP do México foi de total dominância de Lando Norris: Pole Position, vitória e retorno à liderança após seis meses interruptos de seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, no topo da tabela. Max Verstappen subiu ao pódio em terceiro lugar, conquistando o seu décimo primeiro pódio do ano, enquanto Piastri terminou apenas em quinto, após uma classificação mediana do piloto australiano.

Apesar da conquista antecipada da equipe McLaren, a disputa pelo segundo lugar do campeonato de construtores também não decepciona: Ferrari, Mercedes e Red Bull lutam de perto pelo vice-campeonato, com, respectivamente 356, 355 e 346 pontos cada. Com duas vitórias de George Russell na temporada, o piloto britânico mantém a consistência e traz bons pontos para a Mercedes junto de Kimi Antonelli, um dos novatos de 2025.
Max Verstappen carrega a equipe Red Bull nas costas: 293 pontos o separam de seu companheiro de equipe, Yuki Tsunoda – que, com base no baixo desempenho, não deve ocupar o segundo assento da equipe austríaca na temporada que vem. Inesperadamente, mesmo estando na frente de seus concorrentes, a Ferrari ainda não possui vitórias neste ano, sendo seu melhor resultado um segundo lugar de Charles Leclerc nos Grandes Prêmios de Mônaco e México. Lewis Hamilton ainda não possui nenhum pódio pela equipe italiana.

O Autódromo José Carlos Pace – mais conhecido como Circuito de Interlagos – possui 4.309km no total, sendo realizadas 71 voltas durante a corrida principal e 24 voltas na corrida Sprint. As previsões climáticas apontam para a possibilidade de chuva durante o fim de semana, o que sempre traz grande entretenimento e embaralha as forças na “terra da garoa”, considerada notoriamente desafiadora com a pista molhada. Max Verstappen possui três vitórias em Interlagos (2019, 2023 e 2024), contra zero de Lando Norris e Oscar Piastri. Apesar de não entrar nos números oficiais, Norris venceu a corrida sprint em 2024, enquanto Verstappen a ganhou no ano anterior.
O GP de São Paulo marca a contagem regressiva para o fim da temporada de 2025: após passar por terras brasileiras, faltarão apenas três corridas para sabermos quem será campeão mundial, sendo elas respectivamente Catar, Las Vegas e Abu Dhabi. A corrida final, realizada no Circuito Yas Marina possui data marcada para o dia 07/12.

O Circuito de Interlagos recebe o Grande Prêmio de São Paulo 2025 nos dias 7, 8 e 9 de novembro, prometendo arquibancadas lotadas e muita emoção dentro e fora da pista.
Programação (horário de Brasília)
07/11 – Treino Livre: 11h30
Classificação da Corrida Sprint: 15h30
08/11 – Corrida Sprint: 11h
Classificação da Corrida Principal: 15h
09/11 – Corrida: 14h
