Flamengo supera jogo de muitos erros no ataque e vence mais uma no NBB

Foto Capa: Willian Oliveira/Mogi

Por João Gabriel Vasconcellos

Diferentemente das últimas cinco partidas, onde foi amplamente superior a seu adversário, o Flamengo precisou mostrar sua força mental e aplicação defensiva para garantir mais uma vitória na atual temporada do Novo Basquete Brasil. Com jogo coletivo abaixo do que vinha acontecendo e baixa eficiência (apenas 41,3%), o Orgulho da Nação foi praticamente até a última posse para vencer o Mogi Basquete na noite desta segunda-feira (03/11). Nem mesmo a volta do ala Gui Deodato, recuperado do desconforto muscular que o havia tirado das últimas partidas, ajudou a equipe rubro-negra a escapar da noite ruim. Aliás, a quadra do Ginásio Hugo Ramos viu uma noite de muitos erros das duas equipes. Foram 18 do Mogi e 17 do Flamengo. No final, venceu quem errou menos (inclusive com esse erro a menos sendo decisivo nos segundos finais): 69 a 67 para os visitantes, que chegam a sexta vitória em seis jogos e mantêm não só a invencibilidade, mas a ponta da tabela na fase regular do NBB. O grande destaque da partida foi Gabriel Campos, do Mogi. Cestinha, o armador anotou 19 pontos, pegou 2 rebotes, deu 7 assistências e recuperou duas bolas. O ala-armador mogiano Menca, com 17 pontos, 4 rebotes e duas assistências, também se destacou. Pelo lado dos cariocas, o ala-armador argentino Alex Negrete foi mais uma vez o grande nome da equipe. Importantíssimo para manter a equipe viva durante todo o jogo, ele anotou 16 pontos, pegou 4 rebotes, deu 3 assistências, recuperou duas bolas e ainda deu um toco. Apagado em boa parte da partida, Alexey Borges apareceu nos minutos finais e terminou o jogo flertando com um triplo-duplo: 12 pontos, 8 rebotes e 6 assistências para o armador.

1º quarto

Foto: Willian Oliveira/Mogi

A partida começou muito disputada e ansiosa, com as duas equipes errando bastante no ataque (principalmente o Mogi). Para se ter uma ideia, apenas oito pontos foram feitos nos primeiros cinco minutos (seis para o Flamengo e dois para os donos da casa). O jogo seguiu brigado e o Mogi chegou a empatar o jogo mas uma boa sequência do pivô Lucas Doria, com uma and-one e uma bandeja após bola roubada na pressão da saída de bola recolocou o rubro-negro na frente. 14-11 no placar e destaque para Doria, que saiu do banco para marcar 5 pontos, pegar 2 rebotes e recuperar uma bola. Uma das grandes armas do Flamengo até aqui no NBB, o baixíssimo número de assistências do Flamengo no período inicial (apenas uma) chamou a atenção. Outro ponto negativo foi o aproveitamento, apenas 29,8%.

2º quarto

Foto: Willian Oliveira/Mogi

Com a mão mais calibrada, o Flamengo começou o quarto de maneira diferente e aproveitando os erros do Mogi, que seguiram acontecendo. Comandado por Negrete e Doria, o rubro-negro abriu 10 pontos de vantagem logo nos 3 minutos iniciais, forçando um pedido de tempo do técnico Fernando Penna. A equipe paulista voltou melhor do pedido de tempo, pegando muitos rebotes, e o ataque do Flamengo não pontuou mais, o que fez a vantagem rubro-negra cair para 4 pontos. A boa sequência do início não apareceu mais e o Flamengo chegou a ficar quase 6 minutos sem pontuar, quando Gui Deodato acertou uma bonita bola de três pontos. Apesar do mal momento, a equipe de Sergio “Oveja” Hernandez ficou na frente do placar por praticamente todo quarto, com o Mogi só conseguindo o empate já durante o minuto final. O Flamengo retomou a liderança durante os segundos finais, com o pivô Wesley Castro e armador estadunidense naturalizado búlgaro Dee Bost batendo lances livres e convertendo todos. 17 a 16 no placar parcial, com o Orgulho da Nação indo para o intervalo vencendo por 31 a 27. O grande destaque do quarto foi o ala-armador Menca, do Mogi, que marcou 9 pontos e pegou 1 rebote. Pelo lado rubro-negro, Negrete, com 5 pontos e duas assistências, e Dee Bost, com 5 pontos, 1 rebote e 1 roubo de bola, foram quem mais apareceram.

3º quarto

Foto: Willian Oliveira/Mogi

Os primeiros minutos do terceiro período foram de um Flamengo mais concentrado, mas com a mesma dificuldade nos rebotes. Alexey entrou no jogo e começou a girar bem a bola, fluindo melhor os ataques. Porém, a ansiedade e a dificuldade para pontuar seguiu fazendo o rubro-negro errar muito os arremessos, o que fez o Mogi, em corrida de 8-0 com direito a duas bolas de três, empatar o jogo com pouco mais de 3 minutos para o fim do quarto. Sem a bola cair, a equipe carioca apostou na força defensiva, principal destaque do Flamengo nos três quartos e nos lances livres para seguir vencendo a partida: 45-41 para o rubro-negro, com o placar parcial empatado em 14-14. O quarto não teve um grande destaque, com Wesley trabalhando bem no início e marcando 4 pontos e Negrete marcando 3 pontos, 1 rebote e uma assistência.

4º quarto

Foto: Willian Oliveira/Mogi

O período final se iniciou na mesma tônica do jogo, com muitos erros e ainda mais nervosismo, principalmente do lado do Flamengo. Negrete seguiu sendo o melhor jogador em quadra pelo rubro-negro e o Mogi teve uma ótima sequência, principalmente do perímetro, para virar o jogo e abrir quatro pontos de vantagem. Nos minutos finais, o ala-pivô estadunidense Markeith Cummings acertou uma bola de três deixando a diferença em um ponto, mas logo em sequência fez uma falta antidesportiva em Gabriel Campos. O armador, grande destaque da partida, só converteu um arremesso e o Mogi desperdiçou a posse. Apagado na partida, Alexey apareceu no clutch time, como de costume, e acertou uma linda bola de três e dois lances livres para virar o jogo. E no final, o grande protagonista do jogo resolveu a partida: Na última posse do Mogi, o ala-pivô Paulo andou e desperdiçou a posse que poderia dar a vitória à equipe paulista. Negrete ainda converteu um lance livre para dar números finais a partida e sacramentar a vitória rubro-negra. Na parcial do quarto, vitória dos donos da casa por 26 a 24. Com 10 pontos e 5 assistências, Gabriel Campos foi o destaque do período final. Pelo Flamengo, Alexey com 7 pontos, 1 rebote e duas assistências foi quem mais chamou a atenção

Como fica?

Foto: Willian Oliveira/Mogi

Com o resultado, o Flamengo chegou a sexta vitória em seis jogos, se manteve invicto e líder da atual edição do NBB. O Orgulho da Nação agora vai a Osasco, na região metropolitana de São Paulo, para enfrentar o Basket Osasco no Ginásio Geodésico. A bola sobre às 19h30 desta quarta-feira (05/11), com transmissão da FlamengoTV e do canal do NBB no Youtube.

Deixe um comentário