Com brilho de Fabíola, Fluminense vence o Praia Clube pela Superliga Feminina de Vôlei

Foto capa: MARCELO GONÇALVES/FLUMINENSE FC

Por Ryan Leal

Em jogo adiantado da 9ª rodada da Superliga Feminina de Vôlei 2025/2026, Fluminense e Praia clube se enfrentaram nesta terça-feira (04/11) no Ginásio do Hebraica, no Rio de Janeiro. A equipe tricolor venceu por 3 sets a 1 (parciais 25×21, 25×13, 25×27 e 25×17), sendo Fabíola eleita a melhor em quadra ao final da partida.

1º set

Foto: MARCELO GONÇALVES/FLUMINENSE FC

O 1° set foi marcado pelo domínio do Fluminense do início ao fim da etapa. Começando a frente no placar após uma condução de Macris, o tricolor contou com os ataques de Ariane, Lays e Lara pelas pontas da quadra pra abrir uma vantagem de 9 x 5 no placar e fazer o técnico Rui Moreira solicitar um tempo técnico para o Praia. Na volta, o Praia tentou reagir em busca do empate com Kolena pontuando pelo lado esquerdo e Fungall pelo lado direito, mas só conseguiu diminuir a vantagem para um ponto na parcial 14 x 13. Enquanto o Praia tentava se recuperar, o Flu seguia a frente do placar com Ariane aproveitando as levantadas de Fabíola. Um ace de Amanda Campos e um bloqueio de Fabíola após Michelle atacar também ajudaram o Fluminense a recuperar a vantagem de quatro pontos na parcial 18 x 14.

Foto: MARCELO GONÇALVES/FLUMINENSE FC

Quando o time mineiro diminuiu novamente a desvantagem para apenas um ponto na parcial 19 a 18 com ataques de Fungall pela direita e Kolena pelo esquerdo do ataque duas vezes, o técnico Marcos Miranda pediu tempo técnico para o Fluminense e recolocou a equipe no jogo invertendo Valdez e Ariane. A mudança surtiu efeito e a equipe carioca encaminhou a vitória no set com Ariane e Lays se juntando no lado direito e aproveitando o ataque de Fungall pra fora pra sacramentar a vitória na 1ª etapa com 25 a 21 no placar.

2º set

Foto: MARCELO GONÇALVES/FLUMINENSE FC

Na segunda etapa, o domínio do Fluminense permaneceu e foi maior. O time de Marcos Miranda neutralizou os ataques de Fungall pelo lado do Praia e o time mineiro não conseguu conter as tramas das cariocas, que novamente tiveram facilidade para pontuar através das levantadas de Fabíola para Ariane, Amanda, Lays e Valdez por todos os lados da quadra. A levantadora também pontuou duas vezes atacando de 2ª. Com a parcial de 13 x 8 para o time das Laranejeiras, o técnico Rui Moreira já utilizou seu segundo e último pedido de tempo técnico indicando que a situação do lado do Praia não era boa.

Foto: MARCELO GONÇALVES/FLUMINENSE FC

O Praia Clube tentou reagir com Caffrey aparecendo no lado esquerdo para dividir a responsabilidade dos ataques com Fungall, mas a fragilidade defensiva falou mais alto e a desvantagem permanceu igual até a parcial 18 x 13. A partir dali, o Fluminense fez 7 pontos consecutivos aproveitando a falta de entrosamento e erros individuais das rivais, que viram Valdez e Lara aparecendo pela esquerda e pelo meio e Ariane no lado direito fechando o set em 25 a 13 para as mandantes.

3º set

Foto: MARCELO GONÇALVES/FLUMINENSE FC

No 3º set o Praia Clube se viu a frente do placar pela primeira vez, com Fungall fazendo 1 a 0 atacando pela direita duas vezes na parcial de 1 x 2. O Fluminense virou logo em seguida, mas encontrou dificuldades diante de um Praia que se defendia melhor, com Adenizia aparecendo para dobrar o bloqueio e neutralizar as investidas de Ariane e Valdez pelos lados, além de Natinha ou Suelen sempre na cobertura no fundo da quadra. No ataque, Gabi Martins se juntou a Caffrey e pontuou com um ataque pela direita e um ace e foi fundamental para levar o time de Minas a frente no placar novamente, fazendo Marcos Miranda pedir o tempo técnico na parcial 7 x 8.

Foto: MARCELO GONÇALVES/FLUMINENSE FC

Na volta, o Praia ampliou a vantagem para três pontos aproveitando os contra-ataques gerados pela estratégia defensiva, mas erros individuais de Caffrey, Fungall e Adenizia somados a um ponto de primeira e um ace de Ariane e um bloqueio duplo de Amanda e Lays levaram o Fluminense de volta à dianteira do placar, fazendo Rui Moreira solicitar o tempo técnico na parcial 15 x 13. No retorno, o Fluminense ampliou a vantagem para quatro pontos e o tecnico do time mineiro pediu tempo novamente na parcial 19 x 15 e a partir de então o time de Uberlândia caminhou para a vitória do set através dos acertos de Caffrey e Gabi Martins no ataque, fechando o set em 27 a 25.

4º set

Foto: MARCELO GONÇALVES/FLUMINENSE FC

Para evitar o 5º set, o Fluminense corrigiu os erros no ataque e voltou a ter o domínio da partida com ataques de Ariane, Amanda Campos e Lays pelas pontas. Dois bloqueios de Lara em ataques da Cafrrey e um ace de Fabíola garantiram que o Flu se colocasse 4 pontos a frente do placar na parcial 8 x 4. O Praia tentou reagir com Adenizia aparecendo pelo meio, mas a vantagem se manteve e o técnico Rui Moreira pediu o seu segundo tempo técnico na parcial 12 x 8.

Foto: MARCELO GONÇALVES/FLUMINENSE FC

Após a parada, o Fluminense ampliou sua vantagem e caminhou rumo à vitória aproveitando a desorganização do Praia Clube novamente com Ariane, Amanda Campos e Lays aproveitando as levantadas certeiras de Fabíola. Um ataque de Fungall para fora garantiu a vitória tricolor no set por 25 a 17 e também a vitória na partida.

Como fica?

Foto: MARCELO GONÇALVES/FLUMINENSE FC

Com a vitória, o Fluminense somou três pontos e subiu para a 6ª posição na tabela da Superliga, com 5 pontos. O Praia Clube permanece na 4ª posição, com 6 pontos.

O Fluminense retorna a quadra no próximo domingo (09/11), em duelo contra o Sesi-Bauru, na Arena Paulo Skaf, às 19h30, pela 4ª rodada da competição. O Praia volta a jogar na sexta-feira (07/11), em clássico contra o Minas no Ginásio do UTC, às 21h, também pela 4ªrodada.

Deixe um comentário