Com primeiro quarto arrasador, Flamengo atropela Franca fora de casa no NBB

Foto capa: Marcos Limonti / SFB

Por João Gabriel Vasconcellos

Quando se fala de Flamengo e Franca se pensa em tudo, menos em um amasso de algum dos dois. As duas equipes que dominam o basquete brasileiro nos últimos anos se enfrentaram na noite desta quarta-feira (12/11) no Ginásio Pedrocão, em Franca, pela quinta rodada da atual edição do Novo Basquete Brasil e o que se viu foi um verdadeiro passeio do rubro-negro diante do seu grande rival da atualidade. Com um primeiro quarto avassalador e outro grande momento no terceiro período, a equipe do argentino Sergio Hernandez venceu os comandados de Helinho Garcia por 14 pontos de diferença, com 86-72 no placar. Apesar dos desfalques francanos, com destaque do ala-armador Georginho de Paula, o que se viu foi uma partida de muitos erros dos donos da casa nos dois lados da quadra, com o Flamengo chegando a abrir 33 pontos de vantagem em certo momento. Foram 16 erros totais dos paulistas, contra 11 dos cariocas. Além disso, Franca acertou apenas 4 das 24 bolas de três tentadas, sendo 3 delas no último período, onde os visitantes já haviam abaixado a guarda. Com 16 pontos e 10 assistências, além de 3 rebotes e 3 bolas recuperadas, o armador Alexey Borges fez valer a “lei do ex” e marcou um duplo-duplo para ser o grande destaque da partida. Outro que terminou com um duplo-duplo foi o ex-Fla Cristiano Felício, pivô de Franca. Ele anoutou 13 pontos e pegou 13 rebotes. Com grandes partidas, Dee Bost e Wesley também se destacaram. O armador estadunidense naturalizado búlgaro marcou 14 pontos, pegou 3 rebotes e deu 4 assistências, enquanto o pivô, visitando a ex-equipe pela primeira vez, marcou 11 pontos e pegou 4 rebotes.

1º quarto

Foto: Marcos Limonti / SFB

A etapa inicial foi completamente atípica e fora do comum, principalmente para uma partida entre as duas principais forças do NBB. Apesar de abrir a contagem, o Franca cometeu muitos erros na sequência do quarto, tanto em turnovers quanto em arremessos e faltas. Com apenas 19,4% de eficiência, 8 erros totais, 3 faltas cometidas e apenas 5 rebotes (nenhum ofensivo), os donos da casa ainda viram um Flamengo inspirado e em grande noite coletiva nos dois lados da quadra, aproveitando o péssimo momento francano e fazendo um sonoro 32-6 no placar parcial. 64% de eficiência, 9 assistências, 12 rebotes (10 defensivos) e 4 bolas de três de 8 tentadas para o rubro-negro. Com 6 pontos, o ala argentino Alex Negrete saiu bem do banco e foi quem mais pontuou. Ele ainda pegou 2 rebotes e deu um toco. Alexey fez grandes jogadas e anotou 4 pontos, pegou 1 rebote, deu 4 assistências e recuperou duas bolas. Muito vaiado, Wesley fez 4 pontos e pegou 2 rebotes, mostrando muita energia na defesa e no ataque. E por último, mas não menos importante, o ala-pivô estadunidense Markeith Cummings fez 5 pontos, pegou 2 rebotes e recuperou uma bola.

2º Quarto

Foto: Marcos Limonti / SFB

Mais relaxado, o Flamengo administrou sua vantagem e, mesmo com erros no ataque (foram apenas 37% de aproveitamento e somente 7 rebotes, sendo somente 1 ofensivo), viu o Franca também não conseguir impor um maior ritmo para se aproximar do ataque. Os atuais tri-campeões do NBB seguiram errando, menos que no quarto anterior, mas o suficiente para atrapalhar uma tentativa de recuperação. O aproveitamento francano foi de 43,2% (ainda abaixo) e os rebotes melhoraram consideravelmente, indo para 12 (10 defensivos), mas assistências seguiram poucas (somente duas) e os 3 erros foram fatais, já que os visitantes não erraram no período. Vitória de Franca no quarto por 19-17, com o placar total ficando em 49-25 para o Flamengo. Do lado rubro-negro, Wesley foi destaque com 5 pontos e 1 rebote. Por Franca, Felício se destacou com 4 pontos e 4 rebotes.

3º Quarto

Foto: Marcos Limonti / SFB

Marca registrada do Flamengo na temporada, o terceiro quarto seguiu sendo forte, mesmo com o gigantesco quarto inicial. O Orgulho da Nação voltou a ir bem no ataque e o Franca seguiu com muitos erros e um baixo aproveitamento. Zerados do perímetro em mais um quarto, com 34,2% de aproveitamento total, nenhum rebote ofensivo e somente duas assistências, a equipe paulista viu os cariocas com 48,9% de aproveitamento e 7 assistências para fazer 22-13 no quarto e 71-38 no placar total. Alexey cresceu no jogo e chegou ao duplo-duplo durante o quarto. O armador comandou as ações ofensivas dos visitantes e foi o destaque com 5 pontos 1 rebote e 5 assistências.

4º Quarto

Foto: Marcos Limonti / SFB

Com a vitória praticamente garantida, o Flamengo jogou o último quarto se poupando e em rotação abaixo do seu adversário, que precisava remar contra uma vantagem praticamente irreversível e mostrar uma resposta a sua torcida presente no Pedrocão. O resultado foi o melhor quarto francano na partida, com 34-15 no placar parcial. Foram 68% de eficiência, 11 rebotes (4 ofensivos), 8 assistências e uma bola recuperada de Franca. No rubro-negro, 37,5% de eficiência, somente 2 rebotes e duas assistências. O destaque foi o pivô e ex-Flamengo Rafael Mineiro, com 11 pontos, 4 rebotes e uma assistência.

Como fica?

Foto: Marcos Limonti / SFB

A grande vitória do Flamengo fez o clube seguir invicto e líder isolado do NBB, com 9 vitórias em 9 jogos. O resultado ainda serviu para afastar o Franca da liderança, que, agora com 6 vitórias e 3 derrotas, está em terceiro e a 3 jogos de distância do Orgulho da Nação. O rubro-negro volta a quadra no sábado (15/11), aniversário de 130 anos do clube, às 17 horas da tarde no horário de Brasília, para enfrentar o Paulistano (8º) no Antônio Prado Jr., em São Paulo, ainda pela quinta rodada do NBB.

Deixe um comentário