Lance! Talks: evento na Câmara Municipal debate o protagonismo do Rio no meio esportivo

Foto capa: Esther Verta

Por Ryan Leal

Em parceria com a UNIFACHA, o Lance! realizou na manhã da última terça-feira (18/11) um evento intitulado de Rio, Capital Mundial do Esporte, que debate o protagonismo carioca no meio esportivo, trazendo especialistas para falar sobre o novo autódromo de Guaratiba, o potencial das praias cariocas como arenas e os grandes estádios que moldam a identidade da capital fluminense. A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

O jornalista Fernando David iniciou o evento e apresentou um vídeo realizado pela Câmara Municipal que ressalta o apoio do poder legislativo à pauta esportiva. Em seguida, o CEO do Lance!, Paulo Ganime, e o presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Carlo Caiado (PSD), subiram ao palco para dar boas vindas aos convidados e prospectar um pouco do que seria falado nas palestras a seguir.

Paulo Ganime e Carlo Caiado. Foto: Luna Cofré.

Rio em alta velocidade – o novo autódromo

Foto: Luna Cofré

Mediado pela editora do Lance!, Nathália Gomes, a roda de conversa recebeu Carlo Caiado, Djalma Neves, presidente da FAERJ (Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro), Luiz Strauss, presidente do Visit Rio e o piloto Fabinho Drift. Os palestrantes discutiram sobre o projeto do complexo automobilístico de Guaratiba, que pretende trazer a cidade de volta ao cenário do automobilismo mundial, uma vez que o antigo Autódromo de Jacarepaguá foi demolido para a construção do Parque Olímpico, visando as Olimpíadas de 2016.

Os debatedores falaram sobre o desejo de trazer as principais competições automobilísticas para o Rio, como a Fórmula 1, a Fórmula Indy e o Mundial de Motovelocidade. Além do potencial esportivo, eles ressaltaram o impacto econômico que o novo autódromo pode trazer à cidade, citando a geração de novos empregos, o desenvolvimento da região de Guaratiba e ganhos com o turismo.

Nossa arena é a praia

Foto: Luna Cofré

Conduzido por Thiago Fernandes, o debate contou com a presença da ex-atleta de vôlei de praia Ágatha Bednarczuk, medalha de prata nas Olimpíadas de 2016, Luiz Moura, sócio do Sportlab e o vereador Fernando Armelau (PL). Os especialistas conversaram sobre o potencial do Rio de Janeiro para o recebimento de eventos de esportes de praia dada a extensa orla da cidade, citando também todas as oportunidades econômicas e sociais que são possibilitadas pela prática esportiva.

Rio, a capital dos grandes estádios

Foto: Esther Vertha

Novamente com a mediação de Nathália Gomes, a mesa discutiu o protagonismo da capital fluminense no futebol a partir de seus estádios, destacando a relevância de Maracanã, Nilton Santos e São Januário. Renato Brito, VP geral do Vasco, comentou que a reforma de São Januário ainda depende da venda do potencial construtivo para ser iniciada, enquanto o vereador Felipe Boró (PSD) ressaltou a importância de revitalizar o estádio Moça Bonita, em Bangu, como forma de impulsionar o desenvolvimento local e fortalecer os clubes de menor expressão do Rio.

O debate também abordou a necessidade de distribuir melhor os jogos pela cidade para reduzir a sobrecarga do Maracanã, citando projetos como o futuro estádio do Flamengo no Gasômetro, além das melhorias previstas para São Januário, Moça Bonita e o Luso-Brasileiro. O vereador Pedro Duarte (NOVO) elogiou o empenho dos parlamentares na defesa do desenvolvimento dos equipamentos esportivos independentemente da preferência clubística, e Boró mencionou ainda o avanço do projeto de lei que trata do potencial construtivo para a reforma das Laranjeiras, que foi apresentado pelo presidente da Câmara Municipal, Carlo Caiado, na tarde de terça-feira (18/11) na sede legislativa.

Após a finalização do evento, Fernando David destacou o alto nível dos debates. “Acho que a gente teve uma manhã muito produtiva aqui, debatendo assuntos relevantes para a cidade. Assuntos que estão na ordem do dia, tivemos a oportunidade de ter um debate em alto nível”.

Em entrevista a reportagem, o presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Carlo Caiado, valorizou a referência do Lance! no esporte e ressaltou o papel do poder público em fomentar o esporte nas esferas sociais, econômicas e educacionais. “Ter o Lance! participando desse evento conosco busca fomentar o que esse parlamento sempre apoiou. No aspecto econômico, o que o autódromo pode gerar para a cidade na economia e no turismo. No aspecto do futebol, podemos citar a inclusão social das comunidades e levar a empregabilidade como um todo para a sociedade, o esporte envolve todos esses aspectos que são fundamentais”.

O CEO do Lance!, Paulo Ganime contou a reportagem que falar de esporte está no DNA do jornal desde 1997, ano em que foi fundado. O empresário também destacou o desejo de que o veículo fale de esporte além das notícias. “A gente quer trazer o que era debatido na mídia impressa, na rede social e no nosso site para o dia a dia das pessoas. A Câmara Municipal é a casa do povo, aqui a gente consegue conectar a população, conectar os vereadores, conectar os especialistas para comentar o esporte além da notícia”.

Deixe um comentário