Foto capa: Thiago Mendes
Por Victor Busch
O Tijuca tênis clube venceu de virada a equipe do Renasce Sorocaba por 3 x 2 pela 7ª rodada da Superliga com parciais de 23-25,20-25,25-17,25-21 e 15-11. A partida contou com a presença da oposta Júlia que foi baleada no último domingo (23) e recebeu homenagens da equipe, da torcida e de suas companheiras.
O destaque do jogo foi a ponteira Arielle com 33 pontos sendo a maior pontuadora da partida e sendo eleita a melhor em quadra. Outros destaques da equipe tijucana foram a ponteira Paula Mohr com 18 pontos e a oposta Ivna com 12, destaque se também a entrada no terceiro set da central tcheca Ema que fez 7 pontos e sendo importante no saque e da levantadora porto riquenha Jennifer Nogueras que equilibrou as jogadas do time da casa.
Os destaques da equipe de Sorocaba foram as ponteiras Camilly Salomé com 24 pontos e Paquiardi com 16 pontos.
1º set
O jogo começou com a equipe paulista abrindo 3 pontos de vantagem após um bloqueio de furlanetto em cima de Arielle, mas o time tijucano rapidamente conseguiu o empate através do bloqueio de Rebeca em cima de Salomé, e num bloqueio de Maria Clara em cima de Paquiardi conseguiu a virada na parcial 6 x 5, mas a equipe sorocabana conseguiu novamente abrir 3 pontos na frente após uma bola de segunda da levantadora Laura fazendo o Tijuca pedir seu primeiro tempo técnico na parcial 11 x 8. Após o pedido, a equipe da casa consegue uma boa sequência de saque com dois aces de Paula Mohr diminuindo a diferença em 1 ponto na parcial 11 x 12, mas a equipe visitante conseguiu novamente abrir 4 de frente na parcial 12 x 16 com um ataque de Paquiardi fazendo o técnico Matheus Bieler gastar seu segundo tempo técnico. Após o pedido, as duas equipes ficaram trocando pontos até que o Tijuca conseguiu uma reação e num bloqueio de Ivna em cima de Salomé diminuiu para 1 ponto a vantagem, fazendo o Sorocaba pedir seu primeiro tempo técnico na parcial 19 x 20. Após o pedido sorocabano, foram trocando pontos entre as equipes até que o Sorocaba consegue abrir uma diferença na parcial 21 x 24 num ataque pra fora de Arielle, mas o Tijuca consegue novamente reduzir pra um ponto na parcial 23 x 24 num ataque de Paula Mohr, fazendo o Sorocaba gastar seu segundo tempo técnico. Mas após o pedido, numa reclamação do time do Tijuca que reclamou de invasão de lado da jogadora Laura que a arbitragem não viu e numa largadinha de Paquiardi, o Sorocaba fechou o set em 25 x 23.
2º set
A segunda parcial começou com a equipe tijucana abrindo 4 pontos de vantagem num ataque de Arielle fazendo o Sorocaba pedir seu primeiro tempo técnico na parcial 4 x 0. Após o pedido, as duas equipes ficaram trocando pontos, mas a equipe de Sorocaba conseguiu reduzir a vantagem tijucana em 1 ponto após o ataque errado de arielle na parcial 5 x 4, e conseguindo a virada com o bloqueio de Rafa em cima de Arielle na parcial 6 x 7, mas a equipe do Tijuca conseguiu rapidamente retomar a liderança no set com um bloqueio de Rebeca em cima de Paquiardi na parcial 9 x 8, mas o Sorocaba retomou a liderança na parcial 9 x 10 com um ataque pra fora de Rebeca fazendo o técnico Matheus Bieler gastar seu primeiro tempo técnico no set. Após o pedido, a equipe sorocabana conseguiu abrir 3 de vantagem com um belo ataque de Salomé na parcial 9 x 12, e aumentou para 5 a diferença após o ataque de Salomé, fazendo o Tijuca gastar seu segundo tempo técnico na parcial 10 x 15. Após o pedido, o time da casa conseguiu uma reação e diminuiu a diferença para 2 pontos após o bloqueio duplo de Ivna e Rebeca em cima de Salomé na parcial 13 x 15, e conseguiu reduzir para 1 ponto após o ataque de Arielle, mas a equipe sorocabana conseguiu novamente abrir 3 de vantagem num ataque de Salomé sem defesa para a líbero lelê na parcial 15 x 18, e após uma troca de pontos entre as equipes, a equipe visitante conseguiu abrir uma frente de vantagem e num ataque de Salomé a equipe paulista fechou o set em 25 x 20.
3° set
A terceira parcial começou com a entrada da levantadora Nogueras no lugar de Maria Clara e da central Ema no lugar de Vivian que tinha começado o segundo set pela equipe do Tijuca, já em quadra o set começou melhor para as donas da casa abrindo uma vantagem de Pontos com um ponto de saque da central tcheca e após um ataque pra fora de Salomé, a equipe sorocabana pediu seu primeiro tempo técnico na parcial 4 x 0. Após o pedido, o time tijucano conseguiu manter o bom começo e abriu 7 x 0 após mais um ace de Ema e um ataque pra fora de Rafa, e após mais um erro de ataque de Salomé a vantagem tijucana subiu para 8 pontos, e após o ataque de Arielle a equipe da casa abriu 9 pontos de vantagem fazendo a equipe de Sorocaba gastar seu segundo tempo técnico na parcial 11 x 2. Após o pedido, a equipe visitante até diminuiu a diferença em Pontos após o bloqueio de Paquiardi em cima de Ivna na parcial 12 x 5, mas a equipe do Tijuca novamente abriu 9 de frente após o bloqueio de Ema em cima de Salomé, após o ataque de Paula Mohr a equipe da casa abriu 10 pontos de vantagem na parcial 19 x 9, até que o Sorocaba conseguiu reduzir a vantagem em 7 pontos após o bloqueio de Carol em cima de Arielle, até o fim do set as duas equipes trocaram pontos, até que o Sorocaba reduziu para 6 pontos a diferença após o ataque de Rafa na parcial 23 x 17 fazendo o Tijuca pedir seu primeiro tempo técnico. Após o pedido, o Tijuca conseguiu segurar a vantagem e num ataque de Arielle fechou o set em 25 x 17.
4º set
A parcial começou com a equipe do Tijuca abrindo 3 de vantagem após o ataque de Arielle na parcial 4 x 1, e a equipe da casa abriu 4 de diferença após um belo rally terminado em ponto de Arielle na parcial 6 x 2, após uma troca de pontos entre as duas equipes, o time sorocabano conseguiu reduzir para 1 ponto a vantagem tijucana após o ataque pra fora de Arielle na parcial 9 x 8, e conseguiu o empate após Furlanetto ganhar no braço de ferro com Rebeca na parcial 11 x 11 fazendo o Tijuca pedir seu primeiro tempo técnico. Após o pedido, as duas equipes trocaram pontos, mas o Tijuca conseguiu abrir 2 de frente após o ataque pra fora de Paquiardi na parcial 14 x 12, e conseguiu abrir 3 de frente após o bloqueio de Ema em cima de Carol fazendo o Sorocaba pedir seu primeiro tempo técnico na parcial 18 x 15. Após o pedido, as equipes ficaram trocando pontos até que após a parcial 23 x 20 em um ataque de Arielle o time de Sorocaba pediu seu segundo tempo técnico. Após o tempo solicitado, Arielle atacou a bola pra fora na parcial 23 x 21 fazendo o Tijuca gastar seu segundo tempo técnico. Após o tempo tijucano, a equipe da casa com os pontos de Ivna e o ataque pra fora de Salomé fechou o set em 25 x 21.
5º set
O set decisivo começou com vantagem da equipe da casa com 4 pontos de vantagem após o ataque de Arielle fazendo o Sorocaba pedir seu primeiro tempo técnico. Após o tempo, a equipe sorocabana até reduziu para 2 pontos na parcial 4 x 2 no ponto de ataque de Salomé, mas o Tijuca conseguiu abrir 5 pontos de vantagem na parcial 7 x 2 após o ataque de Arielle fazendo o Sorocaba gastar seu segundo tempo técnico. Após o pedido, as duas equipes trocaram pontos e foram pra troca de lado com 8 x 3 para o Tijuca. Após a inversão de lados, as equipes trocaram pontos até que o Sorocaba conseguiu reduzir a vantagem para 3 pontos após o ataque de Salomé fazendo o tijuca pedir seu primeiro tempo técnico na parcial 10 x 7. Após o pedido, o time Sorocaba reduziu pra 2 pontos após o ataque pra fora de Ivna, em seguida as equipes trocaram pontos mas num ponto de saque de Carol o time visitante reduziu para 1 ponto a vantagem na parcial 11 x 10,mas no final do set o Tijuca aumentou a vantagem em 3 pontos e num ataque pra fora de Rafa o Tijuca fechou o set e o jogo em 15 x 11.
Como fica?
O Tijuca consegue sua primeira vitória na história da Superliga e soma mais dois pontos por causa do 3 x 2 e fica com 4 pontos, enquanto que o Sorocaba está com 2 pontos
Tijuca volta pra quadra no domingo(30) às 18 e 30 para visitar o Mackenzie
