Foto capa: Lívia Villas Boas / CBF
Por Ryan Leal
Na tarde desta terça-feira (02/12), Portugal e Brasil realizaram um amistoso no Estádio Municipal de Aveiro, em Portugal, com vitória das visitantes por 5 a 0. Gabi Zanotti, Ludmila, Dudinha, Isabela e Bia Zaneratto marcaram os gols da vitória brasileira.
Este foi o último jogo do Brasil em 2025. A seleção vinha de uma derrota de 3 a 1 para a Noruega na última sexta (28/11). Os dois compromissos foram pela última Data FIFa da temporada.
1º tempo

Logo no primeiro lance do jogo, o Brasil chegou ao ataque com Dudinha chegando a linha de fundo pelo lado direito e cruzando para Gabi Zanotti abrir o placar no primeiro minuto da partida. A atacante de 40 anos voltou a atuar pela Seleção no jogo contra a Noruega após um hiato de seis anos e foi titular contra Portugal. Após o gol, o Brasil seguiu com o domínio da partida aproveitando a fragilidade de Portugal. A equipe de Arthur Elias buscava criar as jogadas sempre pelos lados, com dobraidnhas de Ludmilla e Dudinha pelo lado direito e Yasmin e Tainá Maranhão pela esquerda, mas sem nenhuma chance clara nos primeiros minutos após fazer 1 a 0.
Aos 16 minutos, Ludmilla recebeu lançamento de Gabi Zanotti pelo lado direito e invadiu a área portuguesa para chutar na saída da goleira Inês Pereira e ampliar o placar. Depois do segundo gol, Portugal chegou com perigo ao ataque pela primeira vez aos 22 minutos, quando a zagueira Lúcia Alves apareceu no lado direito do ataque, entrou na área e chutou na rede pelo lado de fora. No minuto seguinte, Tainá Maranhão apareceu livre na área portuguesa chutou para a defesa de Inês Pereira. Aos 25, as donas da casa chegaram ao ataque novamente com Carolina Santiago, mas a atacante foi travada por Tarciane.

Após uma cobrança de falta de Yasmin para fora e um cabeceio de Ludmila também para fora, o Brasil chegou ao terceiro gol com Dudinha, que recebeu cruzamento de Ludmila vindo da direita e só tocou para o fundo da rede para ampliar o placar mais uma vez. Antes do intervalo, as visitantes chegaram ao ataque com Fê Palermo após bola lançada na área, mas Inês Pereira defendeu.
2º tempo

O segundo tempo começou com o Brasil mantendo o ritmo ofensivo. Logo aos seis minutos, Dudinha obrigou Inês Pereira a fazer boa defesa em chute pela esquerda, enquanto Portugal tentava responder, mas esbarrava na marcação brasileira, como no lance em que Tatiana foi travada por Ary Borges aos 15. Tainá Maranhão arriscou de longe aos 20, e, pouco depois, Andrea Jacinto cruzou pela direita buscando Ana Capeta, que não conseguiu alcançar a bola. A partida seguiu movimentada, e Tainá voltou a aparecer aos 22, avançando pela esquerda e passando pela marcação, mas finalizando na rede pelo lado de fora.
O Brasil retomou o controle na bola parada. Aos 28, Luany cobrou escanteio na medida para Isabela, que tinha acabado de entrar e subiu bem para marcar de cabeça, anotando seu primeiro gol pela Seleção. Portugal tentou responder com Andrea Jacinto, que arriscou de fora da área aos 37, mas sem direção. Já nos minutos finais, o Brasil ampliou: Bruninha sofreu pênalti de Catarina Amado aos 42, e Bia Zaneratto cobrou com tranquilidade dois minutos depois, deslocando a goleira e fechando o placar com o quinto gol brasileiro.
Como fica?

Com a vitória, o Brasil termina 2025 com 10 vitórias, 3 derrotas e 2 empates em 15 jogos, incluindo o título da Copa América conquistado em agosto após vitória nos pênaltis contra a Colômbia na decisão. Amanda Gutierres foi a artilheira do time de Arthur Elias na temporada, com 10 gols marcados.
Em 2026, a Seleção seguirá na preparação para a Copa do Mundo de 2027, que será no Brasil. Existe a possibilidade da realização de uma Copa América Feminina no próximo ano em solo brasileiro, que serviria de evento teste para o Mundial.
