Foto Capa: divulgação/Liesa
Por Arthur Líbero
A Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) anunciou, na segunda-feira (15), a criação de mais um polo cultural na cidade do Rio de Janeiro, o “Carnaval Fun Fest“. O espaço será montado em uma parte da areia da Copacabana e terá uma programação com shows, exposições, gastronomia e transmissões ao vivo.
O que vai ser o “Carnaval Fun Fest”?
O novo espaço servirá como um ponto de encontro para os amantes do Carnaval carioca e para os turistas que desejam conhecer melhor a festa que é um marco cultural da cidade.
O espaço de 5 mil m² ficará perto do Posto 3, na altura da Rua República do Peru, e será aberto no dia 20 de janeiro, feriado de São Sebastião. Segundo a Liesa, a estrutura terá capacidade para até 15 mil pessoas, com funcionamento às sextas-feiras, sábados e domingos, além dos dias de desfiles oficiais, até o Sábado das Campeãs.
De acordo com a entidade, o público terá acesso gratuito a apresentações das escolas de samba, encontros musicais, oficinas com profissionais do Carnaval e exibições ao vivo dos ensaios técnicos, dos desfiles, da apuração das notas e do Desfile das Campeãs. As transmissões serão exibidas no Palco Ó, Abre Alas!, estrutura principal do Fun Fest.

Programação divulgada
O anúncio da novidade também veio acompanhado da programação que já foi montada. No dia da abertura, o espaço vai receber a formação de uma bateria com cerca de 1.200 ritmistas de todas as escolas do Grupo Especial. Segundo o material oficial, a apresentação terá comando de Neguinho da Beija-Flor e participação de personalidades do carnaval, em ação que busca reconhecimento no Guinness, o Livro dos Recordes, como a “maior bateria do mundo”.
Já os shows confirmados até o momento serão de Belo com Neguinho da Beija-Flor (20/1), Pretinho da Serrinha com Marcelo D2 (24/1) e Jorge Aragão com Gilsons (14/2). Há ainda datas reservadas para apresentações já anunciadas de Mumuzinho, Marvvila, Alcione, Xande de Pilares e Iza.
Exposições e oficinas
A experiência prevê vivências como oficinas de percussão, aulas de samba, customização de fantasias, atividades sobre comissões de frente e interação com carnavalescos.
(créditos: divulgação/Liesa)
O espaço também vai ganhar o Quintal Alas do Samba, dedicado a oficinas e ativações sensoriais, e com o Reduto do Carnaval, área voltada a exposições de relíquias, fantasias e troféus históricos do samba carioca. O Fun Fest terá ainda área gastronômica, loja oficial do projeto e espaços instagramáveis, como uma moldura com vista para toda a orla.

Como garantir o ingresso?
Apesar da entrada ser gratuita, o espaço estará completamente cercado e só poderá entrar quem apresentar os ingressos emitidos gratuitamente e limitados por CPF.
O Carnaval Fun Fest 2026 vai acontecer entre os dias 20 de janeiro e 21 de fevereiro. O feriado que marcará o carnaval de 2026 vai acontecer entre os dias 13 (sexta-feira) e 18 de fevereiro (quarta-feira de cinzas).
