Com brilho de Caffrey, Praia Clube vence o Tijuca no último jogo do ano

Foto capa: Thiago Mendes

Por Victor Busch

O Praia Clube venceu o Tijuca pela 11ª rodada da Superliga Feminina por 3 sets a 0, com parciais de 25 x 21, 25 x 19 e 25 x 17, no Ginásio Álvaro Vieira Lima, no Rio de Janeiro, na última segunda-feira (22/12). O destaque do jogo foi a ponteira americana Payton Caffrey, que, além de ter sido a maior pontuadora, com 20 pontos, também foi eleita a melhor da partida. Outros destaques da equipe praiana foram as centrais Adenízia e Gabi Martins, com 10 pontos cada uma. Já pelo Tijuca, destacaram-se a ponteira Ariele, com 16 pontos, e Paula Mohr e Ivna, com 11 pontos cada.

1° set

Foto: Thiago Mendes/TTC

A partida começou com as duas equipes trocando pontos e revezando a liderança nos primeiros momentos, até que o Praia Clube abriu dois pontos de vantagem, em 7 x 5, após um ataque para fora de Ariele, e aumentou para três pontos, em 9 x 6, após a largadinha de Macris. No entanto, o Tijuca conseguiu o empate em 9 x 9 após um ponto de saque da levantadora Jeniffer, fazendo o Praia pedir seu primeiro tempo técnico. Logo após o pedido, o Praia voltou a abrir dois pontos de frente, em 11 x 9, com um ataque de Monique, porém o Tijuca empatou novamente em 13 x 13 após um ataque de Paula Mohr por trás da linha dos três metros.

Em seguida, houve uma troca de pontos até que o Praia abriu dois de vantagem, em 18 x 16, após um ataque para fora de Ivna, fazendo o Tijuca pedir seu primeiro tempo técnico. Após o tempo, o Tijuca empatou em 18 x 18 com um ataque de Ivna, mas o Praia voltou a abrir dois pontos, em 21 x 19, após novo erro de Ariele, levando o técnico Matheus Bieler a pedir seu segundo tempo técnico. Depois da pausa, a equipe mineira abriu quatro pontos de frente com um ataque de Caffrey e, em um erro de saque de Ariele, o Praia fechou o set em 25 x 21.

2° set

Foto: Thiago Mendes/TTC

A segunda parcial começou com o Praia abrindo cinco pontos de vantagem após um ataque de Gabi Martins, fazendo o Tijuca gastar seu primeiro tempo técnico. Após o pedido, a equipe mineira ampliou para seis pontos depois de um erro de organização do Tijuca. Mesmo assim, o time carioca conseguiu reduzir a diferença para três pontos, em 7 x 4, após um ataque para fora de Adenízia, e logo depois diminuiu para apenas um ponto, em 9 x 8, após erro ofensivo de Caffrey.

O Praia retomou a vantagem de três pontos em 11 x 8 após um bloqueio de Gabi Martins sobre Ariele e ampliou para quatro com novo ataque da central, o que levou o Tijuca a pedir seu segundo tempo técnico. Após a pausa, o Praia chegou a abrir cinco pontos com um ataque de Monique, mas o Tijuca reagiu e reduziu para dois pontos, em 14 x 12, após um ponto de saque de Lorena. Mesmo assim, o Praia voltou a abrir cinco de vantagem, em 18 x 13, com uma largadinha de Caffrey, e depois abriu seis pontos, em 22 x 16, após um saque de Caffrey que contou com a ajuda da rede. A equipe mineira administrou a vantagem e, com um ataque de Michelle, fechou o set em 25 x 19.

3° set

Foto: Thiago Mendes/TTC

A terceira parcial começou equilibrada, com troca de pontos entre as equipes, até que o Tijuca abriu três pontos de vantagem, em 5 x 2, após um ataque de Paula Mohr, fazendo o Praia Clube pedir seu primeiro tempo técnico. Após a pausa, o Praia empatou em 5 x 5 depois de um ataque para fora de Ariele e virou na sequência com um ataque de Caffrey. O Tijuca retomou a liderança em 7 x 6 após erro ofensivo de Caffrey, mas o Praia voltou a assumir a frente e abriu dois pontos com um ponto de saque da própria Caffrey, em 9 x 7, levando o Tijuca a pedir tempo técnico.

Depois do pedido, o Praia abriu cinco pontos de vantagem, em 12 x 7, após um bloqueio de Adenízia sobre Ariele, e logo ampliou para seis com um bloqueio de Gabi Martins sobre Paula Mohr, fazendo o Tijuca gastar seu segundo tempo técnico. Após a pausa, o time mineiro abriu sete pontos com um ataque de Michelle, chegou a oito, em 19 x 11, após ataque de Adenízia, e depois ampliou para nove com um bloqueio de Adenízia sobre Ivna. O Tijuca ainda reduziu para sete pontos, em 23 x 16, após um ponto de saque de Ariele, mas o Praia manteve a vantagem e, com um ataque de Michelle, fechou o jogo em 25 x 17.

Como fica?

Foto: Thiago Mendes/TTC

Com a vitória, o Praia fecha o ano na 3ª colocação, enquanto o Tijuca termina na 11ª posição. Ariele termina o 1° turno da Superliga como maior pontuadora da competição, com 241 pontos. As equipes retornam Às quadras em janeiro, para a disputa do 2°turno da Superliga.

Deixe um comentário