Foto capa: Thiago Mendes/TTC
Por Victor Busch
O Tijuca Tênis Clube venceu o Maringá por 3 sets a 2 (parciais de 18×25, 26×24, 25×19, 20×25 e 15×12) pela 3ª rodada do returno da Superliga. Os destaques ficaram para Vivi, que entrou no lugar da lesionada Ivna, e Gabi Gagliassi, ambas vindas do banco e responsáveis por mudar a história do jogo. Vivi marcou 16 pontos, sendo sete de saque, ao lado de Paula Mohr, que obteve 17 pontos e foi a maior pontuadora da equipe tijucana. Já pelo time paranaense, Jacque foi a maior pontuadora do jogo, com 18 pontos, e a central Fran anotou 12.
1º set
O jogo começou com o Maringá abrindo dois pontos de frente após o ataque de Karol, mas o Tijuca conseguiu a virada na sequência, fazendo 3 a 2 após um erro de organização da equipe paranaense depois do saque de Ema. Após uma troca de pontos entre as equipes, o Tijuca abriu dois de vantagem em 10 a 8 com um ponto de saque de Arielle. O Maringá empatou em 11 a 11 após Jacque explorar o bloqueio tijucano e virou no ponto seguinte com ataque de Gabi. Depois de abrir dois de frente com ataque de Andressa, o Tijuca solicitou seu primeiro tempo técnico.
Após o tempo, as equipes trocaram pontos até a parada para atendimento da oposta Ivna, que sofreu uma luxação no ombro após um ataque e precisou deixar a quadra para a entrada de Vivi, com o placar em 13 a 14. Depois da interrupção, o Maringá abriu quatro de vantagem em 18 a 14 após um belo rally finalizado por Fran, forçando o técnico Matheus Bieler a pedir seu segundo tempo técnico. O Tijuca reduziu para dois pontos em 18 a 16 com saque de Vivi, mas o Maringá voltou a abrir vantagem, chegando a 20 a 16 após ataque para fora de Arielle e a 23 a 17 com bloqueio de Andressa sobre Ema. Com ataque de Jacque, o Maringá fechou o set em 25 a 18.
2º set
A parcial começou com o Maringá abrindo 3 a 0 após bloqueio de Fran sobre Arielle, mas o Tijuca empatou na sequência após ataque para fora de Jacque. O Maringá voltou a abrir três pontos em 6 a 3 com novo bloqueio de Fran, levando o Tijuca a pedir seu primeiro tempo técnico. Após o tempo, houve troca de pontos até o empate tijucano em 9 a 9 com ataque de fundo de quadra de Arielle. O Maringá fez 11 a 9 com ataque de Andressa, mas o Tijuca empatou novamente em 11 a 11 após ataque de Paula Mohr e virou em 13 a 12 com ponto de Arielle.
Após nova troca de pontos, o Tijuca abriu dois de vantagem em 18 a 16 após erro de Jacque e chegou a 20 a 17 após ataque na rede da mesma atleta, momento em que o Maringá pediu seu primeiro tempo técnico. O Tijuca ampliou para cinco pontos em 22 a 17 com ataque de xeque de Rebeca, forçando o segundo tempo técnico do Maringá. A equipe paranaense reduziu para 22 a 19 com bloqueio de Fran sobre Paula Mohr e para 23 a 21 com bloqueio de Bruna sobre Arielle, o que fez o Tijuca pedir seu segundo tempo técnico. O Maringá empatou em 24 a 24 após ataque de xeque de Fran, mas o Tijuca fechou o set em 26 a 24 após ataque de Fran na rede.
3º set
O Tijuca começou abrindo 3 a 0 após bloqueio de Rebeca sobre Jacque. O Maringá reduziu para 4 a 3 com ataque de Jacque e empatou em 5 a 5 após ataque de Sabrina. O Tijuca voltou a abrir vantagem, fazendo 7 a 5 após erro de Jacque e ampliando com ponto de saque de Rebeca. Com mais um saque de Vivi, o Tijuca fez 11 a 7, levando o Maringá a pedir seu primeiro tempo técnico.
Após o tempo, o Maringá diminuiu para 11 a 10 com saque de Fran, mas o Tijuca voltou a abrir três em 15 a 12 com bloqueio de Vivi sobre Sabrina e quatro com ataque de Paula Mohr. A vantagem chegou a cinco em 18 a 13 após ataque de Arielle, forçando o segundo tempo técnico do Maringá. O Maringá reduziu para 18 a 16 após erro de Arielle, e o Tijuca pediu seu primeiro tempo técnico. Após o tempo, o Maringá empatou em 18 a 18 com ataque de Vivi na rede, mas o Tijuca abriu novamente vantagem, fazendo 21 a 18 após erro de Sabrina. Com mais um saque de Vivi, chegou a 23 a 19 e fechou o set em 25 a 19 após erro de organização do Maringá.
4º set
O set começou equilibrado até o Maringá abrir dois pontos em 4 a 2 após ataque de Jacque. A vantagem subiu para três em 6 a 3 com bloqueio de Fran sobre Paula Mohr, levando o Tijuca a pedir seu primeiro tempo técnico. Após o tempo, o Maringá ampliou para cinco após ataque de Lorena na rede e chegou a 11 a 5 com ataque de fundo de quadra de Karol, forçando o segundo tempo técnico pedido por Matheus Bieler.
Depois do tempo, o Tijuca reduziu para 11 a 7 após erro de Jacque, mas o Maringá contou com a ajuda da rede no saque de Bruna e voltou a abrir seis em 13 a 7. A vantagem chegou a oito após desafio confirmar invasão de Arielle ao pisar na linha dos três metros. O Tijuca reagiu e diminuiu para 15 a 9 com ataque de Rebeca, mas o Maringá ampliou para 20 a 10 após Karol explorar o bloqueio. O Tijuca voltou a reagir, reduzindo para 20 a 12 com ataque de Gabi Gagliassi. Após saque de Vivi e a vantagem cair para sete, o Maringá pediu tempo técnico. Com mais ajuda da rede em saque de Vivi, a diferença caiu para seis e depois para quatro em 22 a 18 com saque de Lívia, que entrou no lugar de Ema. Após o segundo tempo técnico, o Maringá fechou o set em 25 a 20 com ataque de Sabrina.
5º set
A última parcial começou com troca de pontos, mas o Maringá abriu dois de frente em 4 a 2 após ataque de Andressa e ampliou para três após erro de Vivi, levando o Tijuca a pedir seu primeiro tempo técnico. Após o tempo, o Tijuca reduziu para 5 a 4 com bloqueio de Gabi Gagliassi sobre Jacque e empatou na sequência após erro de Karol. A virada veio após a bola da líbero Paulina bater na rede, forçando o pedido de tempo do Maringá.
Após o tempo, o Tijuca abriu dois de vantagem após erro de Jacque e fez a troca de lados com 8 a 5 após saque de Vivi. Na sequência, Vivi acertou mais um saque e ampliou a vantagem para quatro pontos. O Maringá reduziu para 11 a 10 com ataque de Sabrina, fazendo o Tijuca pedir seu segundo tempo técnico. Após o tempo, o Maringá empatou após erro de Paula Mohr, mas o Tijuca voltou a abrir dois em 14 a 12 após erro de Sabrina e fechou o jogo em 15 a 12 com bloqueio de Ema sobre Jacque.
Como fica?
Com a vitória, o Tijuca soma mais dois pontos e segue firme na briga para sair do rebaixamento. O Tijuca volta à quadra no dia 30, às 21h30, para enfrentar o Sesc Flamengo.
