#TBT BANDANAS: THIS IS BACK

Se render ou resistir?

Por Vinicius Venancio

Pode não parecer, mas as bandanas são peças bem antigas. Surgiram antes do século XX, no Velho Oeste dos Estados Unidos. Eram usadas para proteger o rosto dos cowboys da poeira e do suor. No século XX, um estilista começou a produzir diferentes peças para camponesas usarem e proteger os cabelos de terras ou de acidentes nas máquinas utilizadas para trabalho. Nesta mesma época, a peça ganhou um upgrade e passou a ser consumida por grandes marcas de grife, artistas consagradas, e até mesmo, a rainha mais pop do planeta na época, Carmen Miranda, que passou a vestir a bandana como um lenço em sua cabeça.

mulher do campo usando bandana/créditos: depositphotos

Em 1937, a Hermés, uma das marcas mais valiosas, lançou uma linha de carré (lenço de seda quadrado e estampado). A moda era utilizar a bandana na cabeça, e com o passar dos anos, essa moda foi se reinventando e começaram a usá-la de diferentes formas. De lá para cá, foram produzidas mais de duas mil estampas por inúmeros artistas diferentes e do mundo todo.

lenço Hermes da linha carré. Créditos: etiquetaunica.com

Porém, foi exatamente em 1944 que as bandanas se popularizaram e ganharam novas formas, conquistando mais fãs famosas, como Carmen Miranda, que estampava os lenços na cabeça envolvendo seu turbante de frutas, como na imagem abaixo.

Carmen Miranda utilizando bandana como turbante/créditos: suasletras.com

Nos anos 1950, ela não deixou de ser usada, mas, normalmente, era utilizada como faixa para o cabelo ou amarrada no pescoço. Depois disso, já no final dos anos 1960, as bandanas foram sendo utilizadas na testa com faixas mais largas, estampas psicodélicas e adotando um estilo mais hippie.

modelos e artistas vestindo a bandana nos anos 50 e 60/créditos: universoretro.com

Já nos anos 1980 e 1990, os rockeiros utilizavam a bandana compondo seu estilo e atitude, como o poeta Cazuza. Axl Rose, um grande vocalista do rock, também aderiu ao acessório, amarrando diretamente na testa, dobrada em tamanho mais largo e próximo aos olhos. A estampa, mais uma vez, remetia ao estilo usado pelos cowboys.

Vocalista Axl Rose usufruindo de suas variadas bandanas/créditos: tudocommoda.com

Esse item tem sido um eterno vai e volta no mundo da moda. Hoje em dia, a bandana está muito em alta, sendo usada em vários estilos, com inspirações em várias épocas diferentes, e de acordo com as combinações de roupa. Ela é utilizada não só na cabeça, mas também no pescoço e até de outras formas inusitadas, como amarradas no pulso.
Estamos vivendo, novamente, um momento bandana. Seja a clássica bandana vermelha, versões similares ou de cores e estampas diferentes.

modos diferentes de utilizar bandanas/créditos: blog.waufen.com

O tão antigo lenço no pescoço voltou! Um dos mais usados é o mix com o colar, sobre a blusa, tipo gravata, bem justa ou solta sobre o casaco.

bandana sendo utilizada com colar e como gravata/créditos: soltandoasonças.com

O mais legal dessa nova geração de lencinho e bandanas é que as estilistas e blogueiras reinventaram o jeito clássico. A forma tradicional ainda está presente. Porém, as influencers estão com mini truques e usando a criatividade para sair do óbvio e inovar. Sté Vieira, do instagram @stevieiira, vem inovando nos modos de usar, criando vários looks que combinam com os lenços e bandanas.


A Blogueira contou um pouco sobre seu estilo favorito: “Eu gosto muito do estilo 90s, então usar como bandanas e lenços eu amo! Sempre que monto um look já fico imaginando se dá pra colocar uma bandana. Eu gosto de bandana
em tudo, como cropped, como blusa, como cinto… mas usando assim na cabeça, fica muito vibes 90´s e é minha opção favorita” falou Sté em sua rede social.

Sté Vieira mostrando seus looks com bandanas/créditos: Instagram Sté Vieira

Mas agora queremos saber a opinião de vocês. Já repararam essa onda? Aprovam as ideias? Se inspirou para montar algum look? Conte pra gente!

Um comentário sobre “#TBT BANDANAS: THIS IS BACK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s