Eliminatórias para a Copa de 2022 começam tarde, por causa do coronavírus, e Brasil lidera com duas vitórias

Seleção brasileira faz cinco na Bolívia, vence o Peru, Neymar faz três gols e bate recorde de Ronaldo. Argentina passa aperto, mas ganha do Equador e da Bolívia  

Por Fernanda Dias e Rafael Cruz

As Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, começaram na quinta-feira (08). A competição começou atrasada por conta da pandemia do coronavírus e foi estendida até novembro de 2021. O mundial será no Oriente Médio e vai ser disputado em dezembro devido ao calor. São dez seleções sul-americanas disputando 4 vagas diretas e uma para a repescagem. Brasil, Argentina, Bolívia, Peru, Equador, Chile, Uruguai, Venezuela, Colômbia e Paraguai jogam por essas vagas. 

As duas primeiras rodadas tiveram vitórias apertadas da Argentina, hat trick(itálico) e quebra de recorde de Neymar, goleada do Brasil, gols de Suarez, VAR e liderança brasileira. A tabela das eliminatórias segue com Brasil e Argentina com 6 pontos, Colômbia e Paraguai, com 4 e Equador com 3. Venezuela e Bolívia não pontuaram e ocupam as últimas posições. 

Neymar fez três gols na partida contra o Peru, em jogo válido pela segunda rodada do torneio. Com o feito, o jogador ultrapassou Ronaldo Fenômeno e é agora o segundo maior artilheiro da história da Seleção Brasileira, ficando atrás apenas de Pelé. O rei tem 77 gols com a amarelinha, enquanto o atual camisa 10 tem 64, dois a mais que Ronaldo. 

Neymar ultrapassa Ronaldo Fenômeno em gols (64) pela Seleção Brasileira e se torna o segundo maior goleador do Brasil – Foto: Daniel Apuy/Getty Images 

Ronaldo, ex-atacante da seleção, parabenizou Neymar em suas redes sociais e elogiou o craque: “Todo o meu respeito por ti Neymar! Joga muito, dá assistência, toca, dribla e goleia. O céu é o limite. Voa, moleque! Que história linda você está escrevendo. Um jogador completo e cada vez mais maduro. Craque! Tem muito recorde para superar e as suas marcas para deixar. Orgulho de ver um brasileiro no topo”, escreveu o Fenômeno. 

Por dentro das Eliminatórias

A Conmebol definiu um protocolo para a realização das Eliminatórias. A entidade fez uma reunião antes do início do torneio com 50 membros da Conmebol e da Fifa e discutiu todos os processos que antecipam, envolvem e sucedem uma partida de futebol: logística, testagem, protocolo das partidas, segurança nos estádios, gerenciamento de crise, entre outros. 

O Diretor de Competições de Seleções da Conmebol, Hugo Figueredo, falou sobre a reunião: “Nos reunimos para coordenar o trabalho e revisar os protocolos operacionais dessas importantes partes. Queremos que tudo seja realizado da forma mais segura possível e estamos ansiosos para o início dessas novas Eliminatórias”, disse o dirigente em coletiva após o encontro. 

O protocolo firmado é parecido com o das Copas Libertadores e Sul Americana. As delegações só podem ficar 72 horas no país que visitarem, os voos devem ser fretados e de preferência com embarque e desembarque em bases aéreas. Os membros das comissões só poderão sair dos hotéis para treino e jogo e todos devem estar negativos para a Covid-19, após os testes de PCR. 

As Eliminatórias e a Copa do Mundo são torneios da FIFA, mas a Conmebol é a responsável pela organização do processo de classificação das seleções sul-americanas. A competição ocorre de três em três anos, com a participação dos dez países, ao longo de 18 rodadas, sendo que cada país se enfrenta duas vezes com um mando de campo cada. 

A Copa do Mundo do Catar será a última no formato de 32 times. A partir de 2026, o mundial passará a contar com 48 seleções e a América do Sul terá oito representantes desse total de países. Essa edição será a última neste formato mais acirrado (4 classificados e mais uma vaga na repescagem). A Argentina, por exemplo, só se classificou para a Copa da Rússia, em 2018, na última rodada do torneio sul americano. 

Próximos confrontos

As duas próximas rodadas serão disputadas nos dias 12 e 17 de novembro. Após ganhar da Bolívia por 5×0 e do Peru por 4×2, o time de Tite terá pela frente Uruguai e Colômbia, ambos fora de casa, com horário a confirmar. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s