Por Raphael Brandão
O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, conquistou ontem(1), o Grande Prêmio da Emilia-Romagna de Fórmula 1, em Ímola, na Itália. O piloto conquistou sua 93ª vitória na Fórmula 1 e ficou mais próximo de empatar o recorde de sete títulos de Michael Schumacher.
Com essa vitória o hexacampeão abriu 85 pontos de vantagem com 104 em jogo e garantiu o título de construtores da Fórmula 1 à Mercedes. Foi a sétima conquista consecutiva da marca alemã que empatou com o recorde da Ferrari.
“As pessoas que assistem em casa podem pensar que estamos acostumados com isso, mas participar da quebra de um recorde como esse é incrível”, comentou o piloto após o fim da corrida. Hamilton pode conquistar seu sétimo titulo ficando até a terceira posição ou quarta, se ganhar ponto extra pela volta mais rápida.

A corrida começou eletrizante, Hamilton que tinha largado em segundo, logo perdeu sua posição para Max Verstappen, ficando em terceiro lugar, atrás de Valtteri Bottas, que largou na pole e de Verstappen. Outro que começou a corrida bem foi Daniel Ricciardo que pulou para a quarta posição. O pit stop foi um momento decisivo na corrida.
Na disputa pelo pódio, Verstappen foi o primeiro a ir para os boxes e na volta seguinte foi à vez de Bottas. Hamilton resolveu não trocar os pneus e com isso assumiu a liderança. Nas voltas seguintes o britânico contou com a sorte e suas habilidades para acelerar e manter a liderança. Fez a volta mais rápida da prova mais de uma vez e abiu grande vantagem em relação aos outros.
O atual campeão aproveitou o safety car virtual, fez sua parada para troca dos pneus e ainda voltou na liderança. Max Verstappen que era o segundo colocado deixou a corrida depois de ter seu pneu furado. Além dele, os pilotos Russel, Gasly, Ocon e Magnussen também não terminaram. Verstappen está matematicamente fora da luta pelo título.
Valtteri Bottas, companheiro de equipe de Hamilton, é o único com chances matemáticas de tirar a taça do britânico e apesar de ter começado em primeiro, ficou com a segunda colocação. Daniel Ricciardo, da Renault, ficou em terceiro. Daniil Kvyat da AlphaTauri ficou com o quarto lugar, logo à frente de Charles Leclerc (Ferrari) e Sergio Pérez (Racing Point). Carlos Sainz (McLaren), Lando Norris (McLaren), Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) e Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) completaram o top 10.
Com essa corrida Lewis Hamilton está mais próximo do que nunca de mais um título e mais um recorde. O próximo compromisso dos pilotos será no GP da Turquia que acontece no dia 15 de novembro no Circuito de Istambul.