Botafogo avança às quartas de final e é o único remanescente carioca no Brasileirão Feminino A-2

Por Júlia Nascimento

O último sábado (28) foi de decisão no Brasileirão Feminino Série A-2. Isso porque a bola rolou para todos os jogos de volta da segunda fase da competição, as oitavas de final. Cada uma das oito equipes classificadas está agora a duas partidas da elite do futebol feminino nacional, a Série A-1. E o Botafogo está entre elas, sendo agora o único representante carioca que permanece na disputa e que vai forte para as quartas de final. Já o Fluminense deixou a vaga escapar após abrir vantagem no primeiro jogo.  

Relembrando a parte final do regulamento para a temporada 2020, o campeonato é disputado no sistema de mata-mata a partir das oitavas, com jogos de ida e volta, incluindo a grande final. Os semifinalistas garantem o desejado acesso à Série A-1. Os próximos duelos, pertencentes à fase das quartas, serão encarados como verdadeiras finais, recompensando as vencedoras com o passe livre rumo à primeira divisão.  

A classificação das gloriosas de General Severiano veio com relativa tranquilidade: vitória nos dois confrontos contra o Foz Cataratas e placar agregado de 3 a 1. No jogo de ida, 1 a 0 para as cariocas, no Paraná, gol da camisa 9, Karol Lins, no início do segundo tempo. No de volta, 2 a 1 Botafogo, no Cefat, em Niterói. As autoras dos gols alvinegros foram Pepe e Hadri, ambos marcados no fim do primeiro tempo, enquanto Rayla descontou para as paranaenses nos últimos minutos de partida. 

Hadri marcou o segundo gol do Botafogo na classificação contra o Foz – Foto: Adriano Fontes/Botafogo 

O Botafogo, que possui somente uma derrota na competição (na fase de grupos), tem pela frente a equipe do Ceará, ainda invicta no Brasileiro (cinco vitórias e dois empates). Apesar da igualdade no placar no jogo de volta, o Vozão avançou às quartas de final sem sustos, pois praticamente garantiu a vaga na primeira partida: goleada de 5 a 0 para cima do Sport, em plena Arena Pernambuco. Com a vantagem elástica a seu favor, ficou apenas no empate em 2 a 2 na Cidade Vozão.  

Já o Fluminense tinha o mesmo cenário que o rival carioca. Havia vencido o primeiro jogo contra o Fortaleza pelo placar de 1 a 0 no Estádio de Laranjeiras, gol da artilheira Letícia nos acréscimos da etapa inicial. Portanto, um empate bastava para a classificação. Mas, no Raimundão, o time da casa devolveu o resultado de 1 a 0 com Joelma e levou a decisão para os pênaltis: 4 a 2 para as mandantes, no embate dos Tricolores, e o carioca deu adeus ao campeonato e à esperança de integrar a elite na próxima temporada. A campanha do time das Laranjeiras nesta edição foi de quatro vitórias, um empate e duas derrotas.  

Fluminense ficou pelo caminho, e Fortaleza passou para as quartas de final – Foto: Samuel Andrade/Fortaleza

O Tricolor de Aço enfrenta o Bahia no clássico nordestino das quartas de final. O adversário regional garantiu sua vaga após duas vitórias sobre o Athletico-PR: 3 a 1 na ida e 1 a 0 na volta. O ataque baiano foi o responsável por algumas das goleadas da competição até aqui, especialmente com a artilheira Evelyn, dona de 11 gols.  

Outro encontro que teve reversão de resultado no segundo jogo foi entre América-MG e Tiradentes-PI: 1 a 0 para as mineiras na ida e 2 a 0 para as piauienses na volta, que ficaram com a vaga. O adversário das quartas de final é o Real Brasília-DF, que, surpreendentemente, eliminou o 3b Sport-AM, com uma vitória por 1 a 0 no primeiro jogo e um empate em 1 a 1 no segundo. A equipe amazonense sobrou na primeira fase, avançando em primeiro no grupo com 100% de aproveitamento, além de 32 gols marcados e apenas um sofrido. Porém o desempenho não foi o mesmo no mata-mata.  

Por fim, mais dois jogos definiram o quarto e último confronto da próxima fase. O Juventus-SP passou pelo Esmac-PA, após uma vitória por 1 a 0 na primeira partida e um empate em 2 a 2 na segunda. Já o Napoli-SC deixou para trás o Real Desportivo-RO, com um empate em 1 a 1 na ida e uma boa vitória por 3 a 0 na volta.  

Vale ressaltar que metade dos oito melhores times desta edição do campeonato nacional vem do Nordeste, região brasileira com o maior número de representantes. As datas dos jogos de ida e volta, das quartas de final, ainda serão confirmadas pela CBF. Confira os duelos:  

  • Fortaleza x Bahia 
  • Botafogo x Ceará 
  • Tiradentes-PI x Real Brasília-DF 
  • Juventus-SP x Napoli-SC 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s