Evandro e Bruno Schmidt conquistam quinta e última etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia em 2020

por Armando Edra e Rodrigo Glejzer 

A quinta e última etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (CBVP) masculino aconteceu entre os dias 10 e 13 de dezembro. Como foi de praxe durante todo o campeonato, a torcida continuou impedida de acompanhar as partidas na arquibancada, devido aos protocolos para conter o coronavírus, mas teve acesso a todos os jogos através da Vôlei de Praia TV, canal da própria Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e responsável por transmitir desde o qualifying até as quartas de final, e do SporTV, encarregado das semifinais e final.  

Na quinta-feira (10), as parcerias Maia/Vinícius Cardozo (RJ), Gabriel Gouveia/Luccas Amorim (RJ/DF), Luccas Lima/Júlio César (SP), Miguel/Ânderson Melo (MS/RJ), Álvaro Andrade/Rafael (SE/PB), Patrick/Matheus Manaus (PR/AM), João Pedro/Lucas Sampaio (RJ) e Lipe/Rafa (CE/PR), ao vencerem seus jogos eliminatórios de qualifying, ganharam a oportunidade de enfrentar as 16 melhores equipes do ranking de entrada. O título brasileiro segue, acirradamente, disputado por nossos representantes olímpicos Evandro/Bruno Schmidt e Alison/Álvaro, além dos atuais campeões e líderes do torneio George e André. A dupla Guto e Arthur até vinha se mostrando como potencial concorrente, mas o péssimo desempenho na quarta etapa, quando foram eliminados ainda na fase de grupos, acabou diminuindo as chances de uma quarta força surpreender o trio de favoritos.  

A fase de grupo iniciou-se na manhã de sexta-feira (11), com uma classificação sem sustos por parte de Bruno/Evandro (DF/RJ), Alison/Álvaro (ES/PB) e George/André (PB/ES), que triunfaram em suas duas partidas sem ceder nenhum set aos adversários. Seguindo de perto as principais forças do circuito, estão Guto/Arthur (RJ/MS), demonstrando boa recuperação, e Renato/Adrielson (PB/PR), semifinalistas na etapa anterior e repetindo as boas atuações na atual. Francione e Fábio também derrotaram suas duplas oponentes, porém não conseguiram repetir exatamente a mesma performance ao cederem um set aos adversários. Completam a classificação Fernandão/Harley ES/DF), Lipe/Rafa (CE/PR), Bernardo Lima e Rocha (CE/PR), Saymon/Matheus (MS/SE), Maia/Vinicius (RJ/RJ), Leo Vieira/Luciano (DF/ES), Oscar e Thiago (ES/RJ), Arthur L e Moisés (PR/BA), Hevaldo/Adelmo (CE/BA) e Leo/Vinicius (RJ/ES). O destaque negativo fica por conta da precoce eliminação de Bruno e Jô (AM), que vinham de boas apresentações no campeonato e não conseguiram manter o nível.  

Vinicius e Maia comemoraram classificação para as oitavas – Foto: William Lucas/Inovafoto/CBV

Na tarde do mesmo dia (11) ocorreram as oitavas de final. Enquanto Bruno e Evandro passaram sem muito esforço por Leo e Vinicius (21/11, 21/12), Alisson e Álvaro conseguiram bater Oscar e Thiago apenas no tie break depois de dois set apertadíssimos (22/24, 22/20,15/7). Já George e André tiveram uma partida parelha com Hevaldo e Adelmo, mas conseguiram derrotá-los por 2 a 0 (21/17, 21/19). Guto/Arthur, Renato/Adrielson e Francione/Fábio também garantiram suas vagas para a fase seguinte e continuaram suas perseguições aos líderes. Maia/ Vinícius e Lipe/Rafa eliminaram, respectivamente, Fernandão/Haley e Leo Viera/Luciano para também se colocarem nas quartas, porém como os azarões em busca do pódio.  

O sábado (12) reservava emoções nas quartas, pela manhã, e semis, à tarde. Logo de cara, Alisson e Álvaro começaram as disputas do dia contra Francione e Fábio. Como era de se esperar, a dupla olímpica não teve vida fácil e, novamente, foi levada a buscar a vitória no set desempate (17/21, 21/11, 15/12). Com igual dificuldade, George e André também lutaram no tie break contra Maia e Vinícius. Mesmo perdendo o primeiro set por 21/16, Maia e Vinicius mantiveram as esperanças de buscar um resultado improvável e conseguiram empatar ao fecharem o segundo set em 23/21. A zebra parecia próxima de acontecer, e o set decisivo vinha sendo jogado ponto a ponto até George e André tratarem de se impor e definirem os números finais em 21/19 com 2 a 1 a favor. Coube a Bruno e Evandro o triunfo com menor dificuldade em 2 a 0 (21/12, 21/13) perante Lipe e Rafa. O último confronto ficou por conta da eliminação de Renato e Adrielson contra Guto e Arthur por 2 a 0 (16/21, 19/21). 

Até agora invictos contra Bruno Schmidt e Evandro, Alisson e Álvaro teriam novamente pela frente seus rivais por medalha em Tóquio. Todavia a escrita não se manteve, e Bruno finalmente conseguiu a primeira vitória contra seu antigo parceiro Alison em Saquarema. O “Mamute”, apelido de Alison, enfrentaria seu terceiro set desempate seguido e dessa vez não conseguiu triunfar (21/17, 15/21, 9/15), tendo que se contentar com mais uma disputa de terceiro lugar. Já o sobrinho de Tadeu e Oscar Schmidt teria pela frente, na final, George e André. Os atuais campeões brasileiros também jogaram o tie break contra Guto e Arthur e, após um intenso 16/14, com parciais anteriores de 19/21 e 22/20, conseguiram o direito de irem a mais uma final do CBVP.  

Bruno Schmidt encarando o bloqueio de seu ex-parceiro Alison – Foto: William Lucas/Inovafoto/CBV

O pódio de bronze ficou com a dupla olímpica Alison e Álvaro Filho (ES/PB), repetindo a atuação da etapa anterior, só que desta vez derrotaram Guto e Arthur Mariano (RJ/MS) por 2 sets a 0 (21/18 e 21/16). Após o fim do duelo, Alison, eleito melhor jogador da partida por votação popular, destacou a regularidade da dupla, que esteve presente no pódio em quatro dos cinco eventos realizados na temporada. 

“Tivemos um ano muito maluco, com seis meses sem jogar. Conseguimos voltar a jogar com os cinco torneios realizados após a retomada do voleibol de praia. Conseguimos quatro pódios, a regularidade é a base de tudo, estar sempre entre os melhores. Temos que pensar um dia após o outro, e hoje fizemos um grande jogo”, contou Alison à equipe de reportagem da CBV. 

Alison em entrevista ainda na quadra do CDV – Foto: William Lucas/Inovafoto/CBV

Quem levou a última medalha de ouro de 2020 foi a dupla Evandro e Bruno Schmidt (RJ/DF), ao vencer a grande decisão contra André e George (ES/PB) por 2 sets a 0 (21/14 e 21/17). As duplas finalistas já tinham se enfrentado na decisão da quarta etapa, realizada no final de novembro, com vitória para André e George. Desta vez, a dupla olímpica não deu espaço para os adversários, com um jogo em quadra bem entrosado, fechando o primeiro set em 21 a 14. O segundo set teve um equilíbrio maior, com André e George se aproximando do placar com mais erros no lado da quadra da dupla de azul. Porém Evandro e Bruno conseguiram manter a vantagem com pontos de saque e bloqueios, confirmando a vitória em 21 a 17 no segundo set.  

Ponto em disputa durante a final da 5ª etapa do CBVP em Saquarema – Foto: William Lucas/Inovafoto/CBV

Eleito o melhor da final, o campeão olímpico Bruno Schmidt chegou a 29 títulos de open com o conquistado nesta etapa. Ao final do duelo, que lhe rendeu mais um ouro em torneios nacionais, Bruno comentou sobre o ano atípico para o esporte, e quanto o retorno às competições foi desafiador. 

“Foi uma temporada diferente para todos nós. E, para a nossa equipe, foi de muita busca, contornar situações adversas que não estavam em nossos planos, mas o que nos propicia essa superação é a qualidade deste Circuito. Nos tirou da zona de conforto, nos fez contornar, antecipar e acelerar cada situação diferente. É muito bom fechar este ano com um título, que mostra o quanto os nossos esforços valeram a pena”, disse Bruno Schmidt ao SporTV. 

A temporada 2020/2021 terá ainda mais quatro etapas no primeiro semestre de 2021. Os locais e as datas serão divulgados em breve pela CBV. 

Pódio completo da última etapa do vôlei de praia masculino em 2020  – Foto: William Lucas/Inovafoto/CBV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s