Por Luciana Alves
Igor Lopes é o convidado do podcast do Em Todo Lugar desta semana. A entrevista, realizada por Lucas Furtado no dia 10 de janeiro, conta a evolução deste profissional desde como entrou na faculdade que queria cursar: a FACHA, o mestrado em Portugal e hoje a posição de CEO da Agência de Notícias Incomparáveis, que trabalha o universo luso-brasileiro.
O jornalista também fala como é trabalhar e viver em Portugal, a cultura do jornalismo neste país, o projeto da ONU e da UNICEF que participa na área da Comunicação em Portugal com jovens refugiados e as dificuldades que também passou no mercado brasileiro. Igor conta sobre seu afeto por Portugal e como isso o ajudou a desenvolver seus trabalhos nos veículos de comunicação portugueses, que é justamente promover a conexão Brasil-Portugal nas matérias para o programa de TV “Assim é Portugal”, o Jornal Mundo Luzíadas e o E-Global Notícias.
Nesta entrevista, o jornalista ressalta a necessidade do estudante buscar um jornalismo isento de opinião, apesar da dificuldade de ser imparcial, produzir uma matéria com foco nos fatos e com mais conteúdo sobre o que se pode melhorar, evitar expressar emoção às críticas. Se dedicar às áreas que goste e conduzir a profissão com dignidade e respeito ao receptor são uma das lições ensinadas pelo jornalista nesta entrevista.
Ficha Técnica: Repórter: Lucas Furtado. Matéria: Luciana Alves.
Edição: Samuel Chagas.