Conheça o Núcleo de Prática Jurídica da FACHA

Foto de Capa: Luciana Alves

Por Bia Carlos 

VOCÊ SABIA QUE A FACHA TEM UM NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA? 

O NPJ 

O NPJ – Núcleo de Prática Jurídica, que recebeu o nome de NPJ – Núcleo de Prática Jurídica Advogado Luís Gonzaga Pinto da Gama, é o núcleo acadêmico voltado ao desenvolvimento do estágio curricular obrigatório do curso de Direito das Faculdades Integradas Hélio Alonso. Sua carga horária equivale a 400 horas de estágio, divididas em cada um dos quatro últimos períodos, e, para cursá-lo, há alguns pré-requisitos, são eles: 

  • Estar cursando o sétimo período; 
  • Ter cumprido integralmente 3/5 das disciplinas da matriz curricular.
Crédito de Foto: Canva.com

Para ressaltarmos ainda mais a importância deste núcleo para os alunos, entrevistamos, por e-mail, o coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da Escola de Direito Hélio Alonso, Professor Gustavo Auler. A entrevista você confere a seguir: 

Bia Carlos – As perguntas que eu gostaria de fazer são: O que o estudante de Direito pode esperar do NPJ? Qual a importância do Núcleo de Prática Jurídica para o aluno? Como o Núcleo de Prática Jurídica pode agregar na formação acadêmica e profissional do aluno de Direito? 

Gustavo Auler – O Núcleo de Prática Jurídica da FACHA foi iniciado em 2011 e eu participo como orientador da área Penal desde sua fundação. A partir de 2018, fui convidado para atuar também como coordenador do NPJ e, desde então, exerço essas duas funções concomitantemente. 

O Núcleo se estrutura em quatro áreas: Cível, Penal, Trabalhista e Família. Nos quatro últimos períodos, os alunos devem se matricular de acordo com os pré-requisitos estabelecidos para cada período (7º período – NPJ I – Cível; 8º – NPJ II – Penal; 9º período – NPJ III – Trabalhista; 10º período – NPJ IV – Família). 

Uma das características mais significativas do nosso Núcleo de Prática Jurídica da Escola de Direito Hélio Alonso é transformação dos alunos com uma formação mais humana. O atendimento às pessoas excluídas e discriminadas, muitas vezes tendo elas seus Direitos Humanos mais elementares violados, ensina a nossos alunos a importância do exercício da advocacia como função essencial à Justiça, um meio para se efetivar a garantia de um Direito para a parte desprotegida. 

Assim, o estudante, pode esperar do nosso NPJ um ambiente de aprendizado transformador, em que ele começará a colocar em prática todo o conteúdo teórico até então aprendido, tendo contato com as mais variadas demandas jurídicas e, consequentemente, aprendendo que a advocacia, antes de tudo, é indispensável ao universo das relações sociais. 

Desde o início da criação do NPJ FACHA, a nossa preocupação era que realmente tivéssemos processos de verdade, atendendo pessoas que realmente precisassem de um serviço jurídico de qualidade, e que pudéssemos ser um agente transformador, tanto da comunidade em nosso entorno, como dos nossos alunos, trazendo aos alunos um ressignificado prático para o conceito de responsabilidade social e contribuindo, sobremaneira, para formação pessoal e profissional deles. 

Como o próprio nome do Núcleo menciona, o NPJ é um local onde os estudantes focarão na prática jurídica, vivenciando os meandros da profissão. Nesse processo, os estudantes poderão participar de audiências reais ou fictícias, prestar consultoria jurídica em diversos temas do Direito, realizar atendimento ao público etc., sempre orientados de perto pelos advogados e professores do NPJ, o que proporcionará uma inicial experiência dos estudantes com a vivência dos advogados e demais integrantes das carreiras jurídicas. 

O Em Todo Lugar buscou, ainda, trazer um conselho a quem está começando no curso de Direito. Confira agora a resposta que o coordenador da Escola de Direito Hélio Alonso, Professor Fagner Sandes, e o coordenador do NPJ, Professor Gustavo Auler, elaboraram para nós: 

Bia Carlos – Qual conselho vocês dariam para os novos alunos de Direito? 

Fagner Sandes e Gustavo Auler – Estudar Direito não é fácil! São inúmeras matérias/disciplinas que o aluno deve dominar o conteúdo, muitos conceitos teóricos e o desafio de aplicá-los na prática, durante o curso e quando se busca a Justiça, mas ao mesmo tempo, devo frisar que o curso de Direito é aquele que o prepara e lhe dá uma base sólida para o ingresso em inúmeras carreiras no mercado de trabalho, inclusive carreiras não jurídicas. A gama de conhecimento adquirida no decorrer do curso irá forjar o profissional e o pessoal do estudante e lhe norteará por toda a vida. 

Portanto, mais que uma formação profissional, o curso traduz uma formação pessoal e humanística, voltada à reflexão dos problemas sociais contemporâneos. 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _  

Para mais informações sobre os Núcleos, vale a pena dar uma lidinha no Manual do Aluno. Você pode lê-lo, clicando no seguinte hiperlink -> Manual do Aluno –  – Regime de Créditos – 1º Semestre 2021 

Bons estudos e até a próxima! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s